Publicador de Conteúdos e Mídias

Ensino profissionalizante é debatido na CLDF

Publicado em 16/02/2011 16h31
A oferta de ensino profissionalizante para alunos da rede pública no turno inverso ao das aulas tradicionais escolar foi tema de pronunciamentos de vários parlamentares na sessão ordinária desta quarta-feira (16). O assunto foi levantado pelo deputado Agaciel Maia (PTC), que anunciou a apresentação de uma indicação ao Poder Executivo propondo a criação dos cursos no DF.

Agaciel Maia usou como exemplo para justificar a importância dos cursos um programa criado por ele na Gráfica do Senado. Segundo ele, o programa formou mais de 2 mil gráficos, todos eles estudantes de baixa renda da rede pública de ensino. "Além de profissionalizar o jovem, o curso retira eles das ruas e da criminalidade. Não há nada de inovador, estamos apenas copiando o modelo que já é sucesso em todo o mundo", defendeu.

O deputado também propõe a obrigatoriedade do curso profissionalizante para todos os presos do DF.

O deputado Joe Valle (PSB) lembrou a existência de programas federais profissionalizantes, especialmente na área de ciência e tecnologia. Segundo ele, a falta de pessoal neste setor poderá provocar um "apagão de mão de obra tecnológica" no País.

Já o deputado Olair Francisco (PTdoB) acredita que a força empresarial deve ser utilizada para atrair os jovens para o mercado de trabalho. "O que temos que fazer é gerar oportunidades", assinalou. Ele defendeu a criação em Brasília do Pró-emprego, que ofereceria benefício às empresas que acolhessem jovens em seu primeiro trabalho.

O deputado Evandro Garla (PRB) destacou a importância dos cursos profissionalizantes e se apresentou como um exemplo real, já que passou por esta experiência aos 16 anos.

Mais notícias sobre