Distritais discursam sobre temas variados em sessão ordinária
Distritais discursam sobre temas variados em sessão ordinária

Vários deputados distritais ocuparam os microfones na sessão ordinária desta terça-feira (8) para discursar sobre temas variados. Durante mais de uma hora, os parlamentares se revezaram apresentando seus posicionamentos sobre assuntos como planejamento, educação, segurança, entre outros.
O deputado Agaciel Maia (PTC) defendeu a transformação da Codeplan em um instituto de planejamento e pesquisa nos moldes do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), da área federal. Segundo ele, a ideia partiu do próprio corpo técnico do órgão e já foi apresentada por ele ao governador Agnelo Queiroz. O distrital disse que o novo instituto deve atuar no planejamento do desenvolvimento do Distrito Federal.
Polícia - O deputado Chico Vigilante (PT) elogiou a atuação do batalhão de choque da Polícia Militar na operação "Cavalo de Tróia", que prendeu vários traficantes na cidade e teve grande repercussão nos veículos de comunicação. O distrital parabenizou a comandante do batalhão, tenente coronel Cynthiane Maria da Silva Santos, pela ação de combate às drogas. Para o parlamentar, a PM do DF é a melhor do Brasil.
Já o deputado Wellington Luiz (PMDB) destacou a atuação da Polícia Civil na resolução de um caso de sequestro nesta semana. Segundo ele, a polícia agiu com inteligência e resolveu o caso, libertando o refém e prendendo os criminosos.
CQC - A deputada Celina Leão (PDT) comentou reportagem veiculada na noite de ontem no programa CQC, da Bandeirantes, sobre perfis falsos na Internet para atacar adversários do governador Agnelo Queiroz e que seriam supostamente mantidos com recursos públicos. Leão disse que a prática faz parte de uma política de "péssima qualidade" e lembrou haver denunciado o caso nos microfones da CLDF tempos atrás. Para ela, trata-se do primeiro caso de quadrilha virtual do Brasil. A deputada aproveitou para criticar o governador por não ter aceitado falar com o jornalista: "O governador Agnelo fugiu das câmeras de forma covarde, numa atitude que envergonhou a sociedade de Brasília".
Fercal - O deputado Dr. Michel (PP) pediu apoio dos colegas para resolver problemas na comunidade da Fercal. Segundo ele, apesar de ter ganhado uma administração regional recentemente, a cidade enfrenta vários problemas graves e precisa de uma ação mais eficiente do governo. Ele listou problemas nas áreas de saúde, transporte, segurança e educação.
Poligonais - A deputada Eliana Pedrosa (PPS) criticou a demora do governo em reenviar à Casa o projeto de lei que trata da definição das poligonais das cidades do Distrito Federal. De acordo com ela, um projeto sobre o assunto tramitava na CLDF em 2010, mas foi retirado assim que o atual governo tomou posse para uma revisão da proposta. Ela reclamou que, passados três anos, até agora o GDF não reencaminhou um novo projeto de lei para tratar do tema. Para a distrital, a demora prejudica a população, em especial quem ocupa áreas rurais que, normalmente, estão nos limites das cidades.
Educação - O deputado Agaciel Maia (PTC) abordou a situação do ensino básico no DF e pediu mais atenção por parte do governo. Segundo ele, dados de uma pesquisa apresentada na semana passada pela Codeplan revelam um quadro preocupante, com crescimento do número de reprovações e de abandono escolar. Para o distrital, o ensino básico tem que ser olhado com prioridade, pois representa o primeiro passo para o futuro dos jovens.
Mais notícias sobre
