Publicador de Conteúdos e Mídias

Dia do Militar Pioneiro é comemorado na Câmara

Publicado em 21/05/2008 12h16
Os 50 anos da Sexta Companhia de Guardas, a primeira unidade militar a se instalar no Distrito Federal, durante a construção de Brasília, foram comemorados hoje na Câmara Legislativa, em sessão solene requerida pela deputada licenciada Eliana Pedrosa, que enviou representante, mas acabou chegando, mesmo atrasada, para homenagear os militares pioneiros.

O deputado Milton Barbosa (PSDB), que presidiu a sessão, disse que embora não tenha sido o autor da homenagem, sentia-se agradecido pela incumbência que lhe passou a deputada Eliana Pedrosa, porque teve oportunidade de reencontrar pessoas especiais com as quais conviveu ao longo da vida, tanto no trabalho quanto na escola.
 A atual secretária de Ação Social, Eliana Pedrosa, fez questão de saudar pessoalmente aqueles que, no cumprimento do dever, fizeram honrosamente parte de nossa história. Antes dela, o consultor legislativo Luiz Humberto de Faria havia lido mensagem de Eliana, na qual ela saudava o jubileu de "sonhadores e idealistas".

O militar de reserva da 6ª Companhia de Guarda, Amador de Arimatéa, afirmou que se sente honrado em ter feito parte desta história, que já foi "cantada em verso e prosa".
 Lembrou, também, a surpresa que experimentou como a 6ª Companhia arregimentou tantos voluntários para prestar serviço em lugar tão ermo quanto era a nova capital em 1958.

Também se manifestou o presidente da Associação dos Militares Pioneiros de Brasília, Joaquim Meireles de Almeida, que mencionou o orgulho de ter acompanhado o presidente Juscelino Kubitschek, e Ednewton Viana, subsecretário de Relações Institucionais do DF, que brevemente discorreu sobre seu passado militar e argumentou que as Forças Armadas não poderiam estar ausentes da construção da nova capital.

Mais notícias sobre