Dia do Militar Pioneiro é comemorado na Câmara
Dia do Militar Pioneiro é comemorado na Câmara

O deputado Milton Barbosa (PSDB), que presidiu a sessão, disse que embora não tenha sido o autor da homenagem, sentia-se agradecido pela incumbência que lhe passou a deputada Eliana Pedrosa, porque teve oportunidade de reencontrar pessoas especiais com as quais conviveu ao longo da vida, tanto no trabalho quanto na escola.
A atual secretária de Ação Social, Eliana Pedrosa, fez questão de saudar pessoalmente aqueles que, no cumprimento do dever, fizeram honrosamente parte de nossa história. Antes dela, o consultor legislativo Luiz Humberto de Faria havia lido mensagem de Eliana, na qual ela saudava o jubileu de "sonhadores e idealistas".
O militar de reserva da 6ª Companhia de Guarda, Amador de Arimatéa, afirmou que se sente honrado em ter feito parte desta história, que já foi "cantada em verso e prosa".
Lembrou, também, a surpresa que experimentou como a 6ª Companhia arregimentou tantos voluntários para prestar serviço em lugar tão ermo quanto era a nova capital em 1958.
Também se manifestou o presidente da Associação dos Militares Pioneiros de Brasília, Joaquim Meireles de Almeida, que mencionou o orgulho de ter acompanhado o presidente Juscelino Kubitschek, e Ednewton Viana, subsecretário de Relações Institucionais do DF, que brevemente discorreu sobre seu passado militar e argumentou que as Forças Armadas não poderiam estar ausentes da construção da nova capital.