Publicador de Conteúdos e Mídias

Deputados defendem circulação das vans

Publicado em 05/08/2008 19h34
Os deputados comprometeram-se em plenário, nesta terça-feira (5), a ir ao encontro do governador José Roberto Arruda, ainda hoje, para tentar convencê-lo de revogar a portaria que proíbe a circulação de vans no Distrito Federal.
 O objetivo dos distritais é criar uma política de transição antes de o governo implantar o Programa Brasília Integrada e evitar que os trabalhadores do setor fiquem inativos.

De acordo com os parlamentares, a portaria editada pelo secretário de Transporte, Alberto Fraga, desrespeitou a lei aprovada na Casa que cria o novo sistema de transporte. Em reunião que durou quase três horas entre os deputados e representantes do GDF, o deputado Paulo Tadeu (PT) apresentou duas alternativas: revogar a portaria ou convencer o governador a fazê-lo. A segunda opção foi a consensual entre os distritais."Essa é uma portaria sem vergonha que desafia o que votamos nesta Casa", disse Milton Barbosa (PSDB). Já Chico Leite (PT) questionou a licitação para a substituição das vans por microônibus.
 "O edital está sub judice, questionado pelo Tribunal de Contas. Essa é uma licitação que beneficia apenas os empresários", observou.

O líder do governo, Leonardo Prudente (DEM), também se posicionou contra a portaria. "Faremos um apelo ao governador para que revogue esta norma. O que puder ser feito para minimizar os prejuízos com a implantação deste novo modelo de transporte será feito, mas ainda não posso garantir o retorno do sistema alternativo", afirmou Prudente. A deputada Erika Kokay (PT) não poupou críticas ao secretário. "O Fraga adormeceu na ditadura e não acordou. Ele desrespeita o Tribunal de Contas, o Legislativo e o Ministério Público numa atitude covarde, já que publicou uma portaria quando esta Casa estava em recesso", protestou.

Mais notícias sobre