Publicador de Conteúdos e Mídias

Deputados debatem reestruturação de carreiras do Sinase e do Suas

Publicado em 23/04/2014 13h43

A discussão sobre a reestruturação das carreiras do Sistema de Assistência Social (Suas) e do Sistema de Atendimento Socioeducativo (Sinase) dominou os debates e discursos da sessão ordinária desta quarta-feira (23), na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Representantes das duas carreiras acompanharam a sessão das galerias do plenário.

De acordo com relatos de parlamentares e da líder do governo na Casa, deputada Arlete Sampaio (PT), estão sendo realizadas reuniões com integrantes do GDF para tentar um acordo para resolver o impasse entre as duas categorias. Segundo informou Arlete, a partir da leitura de um documento assinado pelo secretário de Administração Pública, Vilmar Lacerda, o acordo em construção passaria pela aprovação das mudanças na carreira do Sinase já neste momento, com o compromisso do governo de enviar um projeto específico para a reformulação da carreira do Suas após o período eleitoral.

A justificativa é a de que a proposta dos servidores do Sinase não tem impacto financeiro e, por isso, não contraria a legislação eleitoral. Já a reformulação da carreira do Suas tem impacto financeiro e, portanto, só poderia ser votada após as eleições.

Os deputados Eliana Pedrosa (PPS), Celina Leão (PDT), Wellington Luiz (PMDB) e Agaciel Maia (PTC) defenderam o entendimento entre o governo e as duas carreiras. E o líder do bloco PT/PRB, deputado Chico Vigilante (PT), foi enfático ao dizer que só vai votar qualquer proposta após a construção de um acordo entre as duas categorias. "Não vou votar para dividir categorias. Tem que ter um entendimento que não prejudique nenhuma carreira", afirmou, acrescentando que essa é a posição do PT.

"Esse embate está desgastando a Câmara, jogando uns deputados contra os outros. O governo é que tem que resolver", declarou Agaciel Maia, ao defender a construção de um acordo com a participação das secretarias de Administração e Planejamento.

Segundo Eliana Pedrosa, líderes da carreira do Suas apresentaram várias emendas ao projeto, e a maior parte já havia sido aceita pelos servidores do Sinase, faltando pouco para um acordo geral. Já Celina Leão defendeu que o governo envie um projeto para contemplar o a reestruturação da carreira do Suas, deixando para enviar após as eleições a proposta de reajuste das gratificações.

*Com Zínia Araripe, da Coordenadoria de Comunicação Social

Mais notícias sobre