Publicador de Conteúdos e Mídias

Debate sobre situação da saúde e da educação é destaque na sessão ordinária

Publicado em 21/05/2014 15h01

Um debate sobre a situação da saúde e da educação no Distrito Federal foi destaque na sessão ordinária da Câmara Legislativa desta quarta-feira (21). Várias parlamentares abordaram as temáticas durante os seus pronunciamentos na tribuna do plenário do Legislativo.

A deputada Liliane Roriz (PRTB) criticou a gestão do atual governo nestas áreas e relatou várias situações, entre eles a falta de material escolar, de professores, além de elevadores quebrados no Hospital de Base de Brasília (HBB). Segundo ela, este último problema tem levado pacientes recém-operados a dividir os dois elevadores em funcionamento com sacos de lixo e alimentação.

A líder do governo, deputada Arlete Sampaio (PT), reclamou das críticas da oposição, que, segundo ela, não levam em consideração a situação herdada pelo governo Agnelo Queiroz. A distrital enumerou várias realizações do GDF e destacou que, em 2013, foram investidos R$ 2,3 bilhões em várias obras e ações governamentais. Arlete disse que três elevadores do HBB estão parados porque estão sendo reformados e modernizados. "É preciso reconhecer que muita coisa está sendo feita e comparar o quadro de antes e de agora", completou.

O deputado Paulo Roriz (PP) rebateu uma declaração de Arlete Sampaio sobre o funcionamento do Hospital de Santa Maria. Em sua opinião, o hospital funcionava melhor antes de ser retomado pelo governo, quando era administrado por uma entidade terceirizada. Para o deputado, basta consultar os moradores daquela cidade para confirmar sua opinião.

Rodovia – Já o deputado Wasny de Roure (PT) ocupou a tribuna para elogiar o trabalho desenvolvido pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Ele destacou a abertura das propostas da licitação para recuperação da rodovia DF 001, no trecho de 10 quilômetros próximo ao Lago Oeste. A obra, segundo o deputado, vai resolver a precariedade da pista, que tem um alto volume de trânsito.

Fiscalização – Maior fiscalização no transporte público nas cidades com menor fluxo de passageiros. Este foi o apelo feito pelo deputado Agaciel Maia (PTC) na sessão desta tarde. O parlamentar relatou reclamações de moradores do Itapoã sobre a falta de ônibus na localidade e defendeu uma postura mais agressiva da fiscalização junto às empresas de transporte coletivo.

Mais notícias sobre