Publicador de Conteúdos e Mídias

Chico Leite aponta injustiças contra educadores

Publicado em 19/04/2007 12h33
O deputado Chico Leite (PT), durante audiência pública sobre doenças dos profissionais da educação, na manhã de hoje, questionou a postura da sociedade, que "trata os profissionais a quem entregamos nossos filhos como não gostaríamos que fôssemos tratados".

Leite lembrou que, em 2003, foi procurado por diversas associações de profissionais da educação, preocupados com os recordes de incidência da "síndrome da desistência" no DF e no Brasil. À época, segundo o deputado, foram encaminhadas indicações aos Ministérios da Saúde e da Previdência, assim como à Secretaria da Saúde, para que fossem feitos estudos sobre a nova patologia, com o objetivo de incluí-la como doença profissional. "Mas até hoje", disse o deputado, "não obtivemos resposta".

O líder do PT disse estar preocupado com o tratamento que autoridades governamentais vêm dando à categoria, classificando-a "por meio de adjetivos depreciativos" e com a falta de propostas para a educação. Para o deputado, um bom exemplo disso é o anúncio da "mal explicada gratificação", ou aumento por produtividade.
 Segundo ele, o benefício será apenas um incentivo baseado em valores materiais, quando a educação não poderia estar sendo tratada por esse parâmetro."Isso mostra que a luta dos professores será árdua, mas estamos prontos e mobilizados para não deixar que nada disso impere sobre o sonho dos que querem um Distrito Federal mais humano", concluiu.

Mais notícias sobre