Publicador de Conteúdos e Mídias

Carminha Manfredini, mãe de Renato Russo, é Cidadã Honorária do DF

Publicado em 25/02/2013 09h29

 

"É preciso amar as pessoas como se não houvesse ninguém, como se não houvesse amanhã. Pois se você parar pra pensar, na verdade não há". Com essas palavras, parafraseando seu filho famoso (Renato Russo), Maria do Carmo Manfredini agradeceu o título de Cidadã Honorária de Brasília, entregue na manhã desta segunda-feira (25), no plenário da Câmara Legislativa.

Mãe do cantor e compositor Renato Russo, que integrava a banda Legião Urbana, Carminha Manfredini, como é conhecida, tem se notabilizado pelo trabalho nas áreas de assistência social e de apoio a pessoas afetadas pelo vírus HIV. "Estou sempre disponível e vou aonde for chamada", declarou.

A idéia de homenageá-la partiu do deputado Robério Negreiros (PMDB), que destacou a atuação social de Carminha Manfredini. "Ela merece muito mais, pois desde que chegou a Brasília, em 1973, está inserida na história da cidade e da assistência social", afirmou o parlamentar.

A deputada federal Erika Kokay (PT), que tem acompanhado a trajetória da homenageada, lembrou da sua intenção de construir o Memorial Renato Russo, um local onde crianças de famílias de baixa renda terão educação artística e musical.

Chegando às lágrimas durante o discurso, a deputada distrital Liliane Roriz (PSD) disse que Renato Russo não teria construído sua obra poético-musical "se não tivesse tido uma mãe como Carminha Manfredini". O discurso da parlamentar foi entremeado com trechos de composições do artista.

Ressaltando as qualidade de Carminha Manfredini, Christiano Ramos, presidente da ONG Amigos da Vida, afirmou que entre os seus projetos mantém a Brinquedoteca Renato Russo, para crianças com o vírus da Aids, em seis centros de tratamento no Distrito Federal. A presidente da Federação de Bandeirantes do Brasil/DF, Elza Nardelli, também fez elogios à nova cidadã honorária que, na solenidade, estava acompanhada da filha Carmem Teresa.

Mais notícias sobre