Publicador de Conteúdos e Mídias

Câmara sedia Encontro Sulamericano de Controladores de Tráfego Aéreo

Publicado em 26/06/2007 13h41
Foi realizado hoje, no auditório da Câmara Legislativa, o Encontro Sulamericano de Controladores de Tráfego Aéreo, com a participação de representantes do setor, esposas de controladores e deputados federais.

O presidente da Associação dos Controladores de Vôo Militares, Wellington Rodrigues, não esteve presente, mas encaminhou mensagem de vídeo na qual advertiu que os procedimentos de segurança estão sendo jogados fora neste momento de crise".

De forma unânime, os participantes ressaltaram que os controladores não fizeram, nem pretenderam fazer sabotagem, como afirmaram autoridades governamentais.
 O que fizeram foi lutar pela segurança do sistema de tráfego aéreo e pela modernização do setor, a partir de melhores equipamentos e condições de trabalho.

A deputada Luciana Genro (PSOL-RS), disse que o governo, ao invés de apresentar uma solução para a crise do setor de tráfego aéreo, optou pelo enfrentamento. Dessa forma, segundo a deputada, "será dele a responsabilidade por qualquer nova tragédia que venha a acontecer".

Adiantou que seu partido está preparando uma representação contra o comando da Aeronáutica por ter promovido o afastamento de controladores e prisões ilegais, ferindo, assim, a Constituição.

O presidente do sindicato dos controladores civis, Jorge Botelho, defendeu, mais uma vez, a desmilitarização do controle de tráfego aéreo. Afirmou que o governo vem fugindo do diálogo com os controladores e, "sem diálogo a crise vai continuar".

De acordo com Botelho, um eventual aumento salarial para os controladores também não resolverá a crise. "Queremos uma carreira estabelecida e formulada, podendo ser implantada de forma gradativa", acrescentou.

Mais notícias sobre