Publicador de Conteúdos e Mídias

Câmara Legislativa tem nova Mesa Diretora

Publicado em 01/01/2013 10h01

Os integrantes da Mesa Diretora que comandará a Câmara Legislativa em 2013 e 2014 tomaram posse nesta terça-feira (1), em solenidade que contou com a presença de parlamentares, familiares, convidados e autoridades dos demais poderes do Distrito Federal. O presidente, deputado Wasny de Roure (PT), prometeu um trabalho de parceria do colegiado e destacou que a nova gestão será pautada pela defesa do interesse público, transparência, ética, moralidade e eficiência.

Completam a nova Mesa Diretora os deputados Agaciel Maia (PTC), vice-presidente; Eliana Pedrosa (PSD), primeira secretária; Prof. Israel Batista (PEN), segundo secretário, e Aylton Gomes (PR), terceiro secretário. Os suplentes dos secretários são Liliane Roriz (PSD), Joe Valle (PSB) e Benedito Domingos (PP).

Wasny é economista, casado e pai de três filhos. Nasceu em Goiânia e mora em Brasília desde 1959. É técnico da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), onde iniciou a trajetória política como presidente da associação de servidores. Mestre em economia pela UFMG e pela Universidade de Oxford, Inglaterra, foi eleito deputado distrital pela primeira vez em 1990. Cinco anos depois, foi nomeado secretário de Fazenda pelo então governador Cristovam Buarque. Em 2003, Wasny assumiu o mandato de deputado federal. Eleito em 2010 para o quarto mandato de deputado distrital, o parlamentar voltou à Câmara Legislativa.

Em seu discurso, o novo presidente agradeceu a presença dos familiares, em especial de sua mãe, dona Madeleine, de 86 anos. Também lembrou o pai, já falecido, que segundo ele, deixou-lhe um legado de trabalho, honra e compromisso.

O governador Agnelo Queiroz enviou mensagem à Câmara desejando votos de sucesso aos novos dirigentes e pedindo o apoio dos distritais na apreciação dos projetos que tratam do Plano de Preservação do Patrimônio Histórico e Urbanístico de Brasília (PPCUB) e da Lei de Uso e Ocupação do Solo.

O vice-governador Tadeu Filippelli, no exercício do governo, enalteceu a pluralidade do legislativo local e lembrou que pela primeira vez na história o Executivo é chefiado por dois políticos oriundos da Câmara Legislativa. Segundo ele, a relação entre o Executivo e a Casa deve ser harmônica e respeitosa.

A sessão de posse contou com uma apresentação do hino nacional executado pela banda do Corpo de Bombeiros do DF. O pastor Adail Carvalho Sandoval, presidente da Sociedade Bíblica do Brasil, fez uma oração e presenteou a Casa e o novo presidente com exemplares da bíblia.

Às 10h55, após a leitura e assinatura do termo de posse, a nova Mesa Diretora foi oficialmente declarada empossada. A primeira secretária, deputada Eliana Pedrosa (PSD), tomou posse algumas horas antes e não participou da solenidade porque está em recuperação de uma cirurgia no joelho.

Despedida - Ao se despedir da presidência, o deputado Patrício (PT) fez uma avaliação de sua gestão e agradeceu os servidores da Câmara pela dedicação nos últimos dois anos. Patrício apontou algumas realizações do último biênio, com destaque para o ajuste nas contas, que permitiu o enquadramento da Casa na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF); o fim pioneiro dos 14º e 15º salários dos deputados; o planejamento estratégico que traçou metas para os próximos 10 anos para o legislativo local; a valorização das comissões permanentes, e a votação de projetos importantes para a sociedade, como o Plano Diretor de Transporte Urbano (PDTU), plano emergencial da saúde, revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT), entre outros.

Na avaliação de Patrício, os resultados alcançados foram positivos e podem ser mensurados com o índice de aprovação da sociedade, que saiu de um quadro com 80% de rejeição para 60% de aprovação.

 

Mais notícias sobre