Publicador de Conteúdos e Mídias

Câmara Legislativa proíbe contratação de parentes de deputados

Publicado em 21/03/2007 20h20
A Câmara Legislativa aprovou, em primeiro turno, na noite desta quarta-feira, o projeto de resolução nº 7/2007 que proíbe a nomeação de cônjuges, companheiros, companheiras e parentes de parlamentares, até o terceiro grau para cargos em comissão, funções de confiança e gratificação, nos gabinetes e quaisquer órgãos da Casa.

Os 15 parlamentares que se encontravam no plenário no momento da apreciação da matéria, às 19h40, disseram sim ao projeto de autoria de todos os deputados. Após a aprovação, os distritais comemoraram e aplaudiram o resultado.

O deputado Chico Leite (PT), que propôs inicialmente o fim do nepotismo na Casa, se declarou "emocionado". Da tribuna, ele avaliou que "a vitória é do Legislativo e de toda a população do Distrito Federal". Rogério Ulysses (PSB) festejou a aprovação e disse que era um momento de orgulho para ele que está no primeiro mandato. O deputado Dr. Charles (PTB) declarou que esta é "uma noite histórica para a Câmara Legislativa". Em discurso, Wilson Lima (Prona) defendeu a resolução, mas afirmou que era preciso "levar em conta a competência das pessoas".

Retirada - A votação na noite de hoje somente foi possível porque o GDF concordou com a retirada do regime de urgência de 24 proposições que estavam obstruindo a pauta. Antes, os deputados haviam votado 25 vetos que também obstruíam a ordem do dia.

A sessão foi suspensa para que os parlamentares negociassem com o governo. Quando a sessão foi reaberta, o líder da bancada governista, deputado Paulo Roriz (PFL), anunciou que o GDF concordava com a medida.

Mais notícias sobre