Publicador de Conteúdos e Mídias

Câmara Legislativa assina protocolo de intenções em prol do turismo cívico em Brasília

Publicado em 28/01/2013 15h01

Cidade com vocação para o turismo cívico, com uma beleza arquitetônica que lhe rendeu o título de Patrimônio Cultural da Humanidade, Brasília ainda precisa investir na acolhida de visitantes. Atentos a isso e à proximidade de grandes eventos a serem sediados na capital, representantes de órgãos públicos da esfera federal e distrital assinaram na tarde desta segunda-feira (28) protocolo de intenções para o programa de Visitação Institucional Integrada em Brasília (Viibra). A iniciativa, que congrega 16 instituições, entre elas a Câmara Legislativa do DF, a Câmara dos Deputados e o Senado Federal, foi celebrada no prédio Senador Antônio Farias, do Senado Federal.

O objetivo do Viibra é promover a integração de ações para que os visitantes nacionais e internacionais sejam acolhidos com excelência nos mais diversos espaços de visitação. "O projeto vai permitir uma atuação concatenada dos órgãos, facilitando ao turista e ao cidadão brasiliense conhecer melhor a capital", disse o secretário de Turismo do Distrito Federal, Luis Otávio Neves, em elogio ao Viibra. Segundo ele, uma das metas da pasta é contabilizar visitas de cerca de 12 mil estudantes de outros estados nos finais de semana.

"O protocolo é um instrumento importante para aprimorar os processos de visitação à Câmara Legislativa", destacou o secretário-geral da Casa, Joan Goes Martins Filho. Isso porque o Viibra prevê, entre outras ações, promover o intercâmbio de conhecimentos, experiências e informações técnicas e científicas. Joan apontou, ainda, a importância da iniciativa no fortalecimento da agenda cultural das instituições, a exemplo, da programação artística organizada pela CLDF por meio de seu Conselho Curador de Cultura.

Segundo o diretor-geral da Câmara dos Deputados, Rogério Ventura Teixeira, o programa de visitação do Congresso Nacional já registra uma média de três mil visitantes a cada final de semana. "O Viibra vai permitir aperfeiçoar essa visitação e representa um passo importante para dar oportunidade ao cidadão de conhecer o funcionamento do Estado", afirmou. Em sua opinião, todos ganham com o projeto: o cidadão, que passa a ter mais acesso a educação cívica e cultura; e as próprias instituições, que passam a trocar mais experiências.

"Tudo isso sem custos adicionais", acrescentou a diretora-geral do Senado, Doris Romariz Peixoto, para quem os compromissos firmados representam uma dívida para com Niemeyer e Lúcio Costa, "pela grandiosidade da arquitetura" da cidade.

Prazos – O protocolo de intenções estabelece o prazo de 180 dias, ou seja, até 28 de julho, para as instituições signatárias se organizarem e serem incluídas no roteiro de turismo cívico da capital.

Mais notícias sobre