Câmara lança Frente Parlamentar da Juventude
Câmara lança Frente Parlamentar da Juventude

Feliz por proferir seu primeiro discurso como deputado exatamente na solenidade de lançamento da Frente, o mais jovem distrital desta legislatura, Israel Batista (PDT), fez questão de defender a capacidade e a competência dos jovens para fazer política: "Não precisamos da tutela de ninguém, nós sabemos debater e sabemos fazer política".
Assuntos de destaque A educação e a qualificação profissional foram assuntos bastantes citados no evento desta manhã. O líder do governo, deputado Wasny de Roure (PT) ressaltou a importância de se investir no ensino superior e em escolas técnicas, por exemplo. "Os jovens precisam ser preparados de maneira qualificada e competitiva", disse.
Outro assunto bastante mencionado foi a questão das drogas, em especial o consumo de crack. Os deputados Evandro Garla (PRB) e Liliane Roriz (PRTB) defenderam ações integradas por parte do Executivo, Legislativo e sociedade em geral. "É preciso fazer um trabalho de resgate dos jovens", disse Garla. Para Celina Leão, "A palavra de ordem é a prevenção".
Avaliação Ao olhar para o passado recente da juventude brasileira, o secretário nacional da Juventude, Beto Curi, avalia que houve muitos avanços. Para ele, o desafio atual é enxergar o jovem como uma solução e, não, como um problema - especialmente neste momento de crescimento econômico."A Frente Parlamentar da Juventude está sendo criada no momento oportuno", considera o secretário do Trabalho do DF, Glauco Rojas. "Temos um governo que demonstra compromisso com o segmento, tanto que criou a Secretaria da Juventude", completou.
Também participaram do evento os deputados distritais Eliana Pedrosa (DEM), Olair Francisco (PTdoB) e Washington Mesquita (PSDB); o deputado federal Ronaldo Fonseca; o secretário da Juventude do DF, Fernando Neto; e a diretora mundial da Associação Internacional Duque Edimburgo, Cristal de Saldanha.
Passe Livre - Leia: http: //www.cl.df.gov.br/cldf/noticias/frente-parlamentar-da-juventude-quer-mudanca-no-sistema-do-passe-livre