Publicador de Conteúdos e Mídias

Câmara homenageia projeto escolar que ensina "passeando"

Publicado em 08/08/2008 12h29
O projeto desenvolvido pelo professor de História Rinaldo Paceli, denominado Escola Peripatética - Brasília: Museu e Arte a Céu Aberto, foi homenageado hoje em sessão solene proposta pelo deputado Chico Leite (PT). Na saudação feita a Paceli, o deputado assinalou a importância do trabalho desenvolvido por ele, que abre a possibilidade de contar a história da cidade sob uma perspectiva correta, prática e valorizadora.

:Peripatética é palavra derivada do latim, cujo significado é ensinar passeando. Pois é o que o professor Paceli vem fazendo desde 2003, seja em palestras ou nas escolas onde trabalha, apresentando a seus alunos desde as primeiras idéias de transferência da Capital para o interior, até sua edificação, destacando as quatro escalas propostas por Lúcio Costa: gregária, bucólica, residencial e monumental.

:Depois da história, vem a prática, ou seja, um passeio que tem início no mirante da Torre de TV, onde os alunos têm a visão da cidade em todas as suas escalas, passando por percurso da catedral até a Praça dos Três Poderes. Para Paceli, esta é uma oportunidade levar os alunos - e cerca de 800 já fizeram esse roteiro - ao coração da cidade , revelando-lhes os atributos que a tornam singular.

O historiador Jarbas Silva Marques, vice-presidente do Instituto Histórico e Geográfico do DF, observou que o trabalho de Rinaldo Paceli é semelhante à missão de Dom Quixote, sem o apoio de Sancho Pança. Marques, defensor da educação ambiental e um dos incansáveis batalhadores para difundir a história da cidade como contraponto de sua valorização, passou às mãos do deputado Chico Leite o resultado de seus 45 anos de pesquisas, por considerá-lo "um legítimo herdeiro de tal conhecimento".

Na sessão, não faltaram emoções. O próprio Paceli chorou quando manifestou o sonho de que seu projeto venha a ser ampliado para outros estados, como o melhor caminho para tornar Brasília conhecida e amada. E Chico Leite também se emocionou quando mencionou o significado que a cidade teve em sua vida e a tristeza ao constatar "usurpações" ao patrimônio de Brasília.

Entre os convidados, alunos do Centro de Ensino nº 08, de Taguatinga, professores e orientadores desta e de outras escolas.
 

Mais notícias sobre