Publicador de Conteúdos e Mídias

Câmara discute desenvolvimento econômico do DF

Publicado em 26/03/2007 13h55
A geração de emprego e renda no Distrito Federal foi uma das preocupações apresentadas pelos deputados distritais durante a audiência pública sobre a Política de Desenvolvimento Econômico do DF, que contou com a participação do vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Paulo Octávio, além de distritais, autoridades do GDF e empresários. A audiência foi mediada pelo presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara Legislativa, Batista das Cooperativas (PRP), que indagou ao vice-governador sobre os projetos do governo para a geração de empregos na região do Entorno, que sofre com altos índices de desemprego."Essa é uma das questões mais sérias para o governo e deveria ser também dos prefeitos, que precisam evitar novos loteamentos. Por exemplo, 90% das carteiras de trabalho de moradores de Águas Lindas e Santo Antônio do Descoberto são assinadas no DF.", respondeu Paulo Otávio.
  Acrescentou que, após quatro reuniões entre representantes dos governos do DF e de Goiás, ficou decida a construção de um hospital em Águas Lindas.

Apesar do esforço com relação ao Entorno, o vice-governador afirmou que a prioridade do governo é gerar empregos no Distrito Federal, principalmente nas maiores cidades.
 "Enquanto o Plano Piloto tem uma população de 280 mil, abriga 340 mil postos de trabalho. Já Ceilândia, que conta com cerca de 400 mil habitantes, tem apenas 40 mil empregos. Para deslocar essa centralização dos empregos temos o Pró-DF", ponderou. O deputado Leonardo Prudente (PFL) quis saber do secretário sobre as ações do governo voltadas para a capacitação profissional dos trabalhadores. Paulo Octávio criticou a qualidade da mão de obra no DF e garantiu que o governo já colocou entre suas prioridades de desenvolvimento a questão da qualificação. "A nossa mão de obra está muito desqualificada e, em muitos casos, trabalhadores de fora vêm para suprir as vagas aqui existentes. Essa é uma das queixas do empresariado", ressaltou.

Além dos deputados Batista das Cooperativas e Leonardo Prudente, também integraram a mesa da audiência o vice-presidente da Câmara Legislativa, deputado Paulo Tadeu, o deputado federal Tadeu Filipelli, o secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente do DF, Cássio Taniguchi e o secretário adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Adriano Cassanello do Amaral.

Mais notícias sobre