Publicador de Conteúdos e Mídias

Câmara comemora aniversário de Brazlândia

Publicado em 04/06/2007 12h16
A Câmara Legislativa comemorou hoje (4/6) os 74 anos de Brazlândia, em sessão solene requerida pela deputada licenciada Eliana Pedrosa e por iniciativa do deputado Leonardo Prudente (DEM), que presidiu os trabalhos. A sessão contou com a presença de moradores de Brazlândia, parlamentares e líderes comunitários, além de autoridades locais.

Leonardo Prudente lembrou que Brazlândia é a única cidade do DF que ainda mantém fortes tradições goianas. Ele prometeu lutar na Câmara Legislativa por melhorias na qualidade de vida da cidade a partir de obras como a implantação de iluniação pública na via que liga Brazlândia a Taguatinga, além da sua duplicação. Segundo o deputado, os recursos para a realização das obras já estão previstos no projeto do Plano Plurianual (PPA), que tramita na Câmara.

O terceiro-secretário da Casa, deputado Dr. Charles (PTB), disse que possui uma ligação carinhosa com Brazlândia, uma vez que o pai dele morou e trabalhou naquela cidade "bucólica e aprazível".
 A deputada Jaqueline Roriz (PSDB) enviou mensagem parabenizando a cidade.

O administrador regional de Brazlândia, Edis de Oliveira da Silva, observou que a cidade fornece cerca de 60% da água que abastece o DF por meio da Barragem do Descoberto. Ele pediu que pelo menos 1% ou 2% dos investimentos da Caesb para captação de água na região fiquem em Brazlândia e sejam investidos em obras de infra-estrutura, educação e preservação do meio-ambiente.

Segundo Edis, Brazlândia se destaca na área agrícola, ocupando o 2º lugar na produção de hortifrutigranjeiros da Região Centro-Oeste, o 6º lugar na produção de morangos e o 5º na produção de leite. O mercado de trabalho rural garante emprego para mais de 12 mil pessoas. Apesar disso, a cidade carece de infra-estrutura e urbanização, principalmente em setores como a Vila São José e sua expansão.

O administrador informou que, no próximo dia 15 de junho, o governador Arruda estará na cidade para anunciar o lançamento de obras e serviços em Brazlândia orçados em R$ 12 milhões. Entre as obras, está a construção da Vila Olímpica no valor de R$ 9 milhões, que irá gerar um total de 400 empregos em sua construção e, após a obra, cerca de 300 empregos diretos.

Durante a sessão, a palavra foi franqueada aos presentes e seis moradores agradeceram a homenagem e a atenção da Casa. A mesa da sessão solene também foi integrada pelo diretor do Hospital Regional de Brazlândia, Júlio César Serafim, e pelo comandante da PM local, major Robmilson Araújo de Lima.

História - Localizada a 59 km do Plano Piloto, Brazlândia foi criada em 5 de junho de 1933 e possui cerca de 60 mil habitantes, o que a torna uma das menores cidades do Distrito Federal.

Quando a Capital Federal foi transferida para Brasília, em 1960, Brazlândia, já com quase 30 anos como distrito de Luziânia e mais de meio século de povoação, era um vilarejo com apenas uma rua, casas com telha colonial e alguns casebres de palha. Eram menos de mil habitantes. Na década de 60, a população da cidade cresceu mais de dez vezes com a transferência de muitos moradores de invasões. A presença da maior colônia japonesa do DF transformou Brazlândia em grande produtora agrícola, responsável hoje por 13% de toda a produção do DF. No entanto, no cultivo de hortaliças e frutas a cidade se destaca contribuindo com quase 40% da produção anual de hortaliças e cerca de um terço da produção total de frutas.

Você pode obter mais informações sobre Brazlândia no site:  http: //www.brazlandia.df.gov.br.

Mais notícias sobre