Publicador de Conteúdos e Mídias

Câmara celebra 50 anos da Universidade Católica de Brasília

Publicado em 27/03/2024 14h42

Foto: Rinaldo Morelli/Agência CLDF

A Câmara Legislativa do Distrito Federal realizou, na manhã desta quarta (27), solenidade para homenagear os 50 anos de existência da Universidade Católica de Brasília (UCB). A Iniciativa, de autoria do deputado Gabriel Magno (PT), contou com a presença do reitor da UCB, Carlos Roberto Juliano Longo, e dos pró-reitores da instituição, Weslley Sepúlvida, Adriana Pelizzari e Fellipe Zaremba.

Inaugurada em 23 de março de 1974, a universidade já formou mais de 80 mil pessoas nas últimas cinco décadas. Na solenidade, Adriana Pelizzari destacou a trajetória da instituição no desenvolvimento acadêmico de estudantes com deficiência a partir da inclusão e acessibilidade. “Temos alunos cegos, surdos e com dificuldades de aprendizagem. Temos uma obrigação legal e moral de atendê-los”, frisou a pró-reitora.

Ex-aluno da UCB, o presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), Jamal Jorge Bittar, também compareceu à solenidade para prestigiar a universidade. Em discurso, ele destacou a importância das instituições de ensino na manutenção do bem-estar coletivo. 

“O dever social não se restringe ao Estado. As instituições têm um papel tanto, ou até mais importante, porque, além de gerir os recursos, elas se capacitam melhor para poder atender a sociedade”, salientou Bittar.

Durante o evento, Magno convidou as autoridades presentes para contribuir na estruturação de políticas públicas voltadas para educação, em especial, com o término da vigência do Plano Distrital de Educação (PDE) este ano. “Não tenho dúvida que a Universidade Católica, sua Faculdade de Educação e o curso de pedagogia podem ajudar muito nessa elaboração”, afirmou o deputado. 

Jubileu de ouro

No evento, o pró-reitor Weslley Sepúlvida destacou o lançamento do livro “Jubileu de Ouro – Universidade Católica de Brasília: há 50 anos transformando histórias” em homenagem ao cinquentenário da instituição. A publicação contém 50 crônicas de personalidades que integram ou já integraram a universidade.

“Esse livro traz uma grandeza da Universidade Católica de Brasília, uma dimensão de humanidade, da ética, do carinho, da vontade, da proatividade e da esperança em uma sociedade que pode se fazer infinitamente melhor para todos nós”, ressaltou Sepúlvida.

Amanda Gonçalves (estagiária) - Agência CLDF

Mais notícias sobre