Publicador de Conteúdos e Mídias

Câmara assegura direito a teste do pezinho

Publicado em 26/06/2008 17h34
Os deputados distritais aprovaram nesta quinta-feira (26) o projeto de lei 783/2008, de autoria de Wilson Lima (PR), que garante a todas as crianças nascidas no Distrito Federal o direito ao teste de triagem neonatal, conhecido
como teste do pezinho. O exame gratuito visa diagnosticar precocemente algumas doenças congênitas, como leucinose, anemia falciforme, fenulcetonúria, dentre outras.

O teste do pezinho consiste na análise de gotas de sangue da criança recém-nascida, extraídas, geralmente na região do calcanhar. O profissional responsável fura o pezinho do bebê e encosta um papel especial no local da picada. O projeto, aprovado em primeiro turno, determina que o teste neonatal seja aplicado no momento da alta hospitalar, independente das condições de saúde do recém-nascido.

Epilepsia - O Distrito Federal vai contar com um Programa de Prevenção à Epilepsia e Assistência Integral às Pessoas com Epilepsia. É o que estabelece o projeto de lei 600/2007, do deputado Bispo Renato (PR), aprovado em primeiro turno na tarde de hoje.

 As ações ficaram sob a responsabilidade da Secretaria de Saúde, que tem prazo de 30 dias - a partir da publicação desta lei -, para criar uma comissão de trabalho destinada a para implantar o programa.

Mais notícias sobre