Cabo Patrício defende planejamento para resolver violência
Cabo Patrício defende planejamento para resolver violência

Depois de conhecer as iniciativas colombianas e conversar com policiais e moradores de áreas críticas nas duas cidades, Patrício chegou à conclusão que o diferencial é a gestão do policiamento ostensivo e preventivo. Segundo ele, o número de policiais em Brasília não é muito diferente do encontrado nas duas cidades visitadas, mas lá o policiamento ostensivo é muito mais visível.
De acordo com o deputado, Brasília tem 17 mil policiais militares e 6,6 mil bombeiros. Só que 30% deste efetivo está desviado de função e atua em atividades burocráticas.
Patrício elogiou a unificação das polícias, o Plano de Segurança, o Observatório e as Casas de Justiça, práticas verificadas na Colômbia. Para ele, as boas idéias podem ser implantadas no DF, a partir de acordos com o Governo Federal. O Observatório, por exemplo, produz estatísticas sociológicas sobre os delitos, o que serve de subsídio para o planejamento das ações.
O deputado informou que um relatório completo da viagem será entregue ao governador do DF, ao secretário de Segurança e ao ministro da Justiça.