Publicador de Conteúdos e Mídias

Audiência pública debate desvinculação do Detran da Segurança Pública

Publicado em 19/06/2007 12h13
O deputado Aguinaldo de Jesus (PRB), ao abrir hoje a audiência pública proposta por ele para debater a desvinculação do Departamento de Trânsito (Detran) da Secretaria de Segurança Pública, disse que tal situação não pode perdurar. Aguinaldo anunciou que vai pedir uma audiência ao governador Arruda para tentar buscar uma solução para o impasse que se criou e é altamente prejudicial aos interesses da sociedade.

O deputado falou para um plenário e galerias lotadas de agentes de trânsito, inconformados com o decreto 27.

591 do governador José Roberto Arruda, que estabeleceu as bases da reforma administrativa do atual governo e transferiu o Detran, sem qualquer consulta, para a Secretaria de Transportes.
  O clima que se seguiu à mudança, segundo afirmou o presidente do Sindicato do Detran-Sindetran, José Valmir Santos Filho, foi "de terror". Mas numa audiência mantida, logo em seguida, entre o governador e uma comissão de servidores, Arruda garantiu o retorno do órgão à Secretaria de Segurança. Mas Arruda, segundo Valmir, nada fez, ainda que na comemoração dos dez anos de criação da faixa dos pedestres tenha reforçado a promessa.

Paralisação - Ao contrário do prometido, Arruda, pelo decreto 27.

915, retirou diversas atribuições do Detran, incluindo a autonomia financeira, e reforçou a presença do órgão na pasta dos Transportes. Esses insucessos levaram a categoria a decidir por cruzar os braços, amanhã, para pressionar o governo a rever suas posições no tocante ao caso.

O presidente do Sindetran enfatizou que os agentes de trânsito não são meros anotadores de multas e que fazem o trânsito, ao educar tanto o motorista quanto o pedestre. Se os acidentes de trânsito estão entre as principais causas de morte no DF, claro está, segundo Valmir, sua estreita afinidade com a área de segurança pública.

   

Mais notícias sobre