Audiência pública debate desvinculação do Detran da Segurança Pública
Audiência pública debate desvinculação do Detran da Segurança Pública

O deputado falou para um plenário e galerias lotadas de agentes de trânsito, inconformados com o decreto 27.
591 do governador José Roberto Arruda, que estabeleceu as bases da reforma administrativa do atual governo e transferiu o Detran, sem qualquer consulta, para a Secretaria de Transportes.
O clima que se seguiu à mudança, segundo afirmou o presidente do Sindicato do Detran-Sindetran, José Valmir Santos Filho, foi "de terror". Mas numa audiência mantida, logo em seguida, entre o governador e uma comissão de servidores, Arruda garantiu o retorno do órgão à Secretaria de Segurança. Mas Arruda, segundo Valmir, nada fez, ainda que na comemoração dos dez anos de criação da faixa dos pedestres tenha reforçado a promessa.
Paralisação - Ao contrário do prometido, Arruda, pelo decreto 27.
915, retirou diversas atribuições do Detran, incluindo a autonomia financeira, e reforçou a presença do órgão na pasta dos Transportes. Esses insucessos levaram a categoria a decidir por cruzar os braços, amanhã, para pressionar o governo a rever suas posições no tocante ao caso.
O presidente do Sindetran enfatizou que os agentes de trânsito não são meros anotadores de multas e que fazem o trânsito, ao educar tanto o motorista quanto o pedestre. Se os acidentes de trânsito estão entre as principais causas de morte no DF, claro está, segundo Valmir, sua estreita afinidade com a área de segurança pública.