Wasny defende criação de universidade do DF
Wasny defende criação de universidade do DF

Wasny citou com exemplo de sucesso a ser seguido a criação da Faculdade de Medicina do DF, que reformulou o ensino médico ao aproximar os alunos da realidade dos hospitais públicos. Para ele, o próximo passo agora é criar a universidade do Distrito Federal.
O parlamentar sugeriu a utilização da área do Clube do Servidor, às margens do Lago Norte e próximo da UnB, para abrigar a universidade do DF. A área está abandonada há anos e sua localização privilegiada foi apontada como ideal por conta de sua proximidade da biblioteca e de outros equipamentos da UnB.
O deputado pediu que a Comissão de Educação e Saúde centralizasse o debate e envolva os ministérios da Educação e do Planejamento na discussão. "Não é possível que uma unidade da Federação com mais de dois milhões de habitantes, tenha que ficar dependente somente da UnB e de faculdades particulares", justificou.
O deputado Cláudio Abrantes (PPS) apoiou a iniciativa e destacou a qualidade do ensino oferecido pela Faculdade de Medicina do DF.
Já o deputado Chico Leite (PT) ressaltou a importância da universalização do ensino superior e acrescentou que também é necessário lutar para o fortalecimento dos núcleos avançados da UnB nas cidades do DF.
A deputada Liliane Roriz (PRTB) lembrou que a criação da Faculdade de Medicina foi uma promessa de campanha cumprida pelo ex-governador Joaquim Roriz.
Ao elogiar a ideia apresentada pelo colega, o deputado Agaciel Maia (PTC) propôs a criação do hospital do Câncer de Brasília, assunto que será debatido em outra audiência pública nos próximos dias.
A deputada Rejane Pitanga (PT) parabenizou os temas priorizados por Wasny e ressaltou a necessidade de mudança do que chamou de lógica perversa, "que faz com que os filhos dos ricos estudem na UnB e os pobres tenham que ir para as faculdades particulares".