Volta às aulas na rede pública é defendida por Júlia Lucy

Publicado em 06/10/2020 14h49

Na sessão extraordinária remota da Câmara Legislativa do Distrito Federal desta terça-feira (7), a deputa Julia Lucy (Novo) cobrou a volta às aulas nas escolas da rede pública e acusou o governador Ibaneis Rocha de fazer uma opção política para prejudicar os estudantes mais pobres. Lucy argumentou que as aulas nas escolas particulares foram retomadas há duas semanas, sem o registro de qualquer aumento de casos.

Na avaliação da parlamentar, a experiência demonstra que não há risco para as crianças. Ela disse ainda que os dados da secretaria de saúde mostram redução geral no número de contaminados, mortes e internações. Para ela, é lamentável que neste momento as famílias com mais recursos já possam enviar seus filhos para as escolas particulares, enquanto grande parte da população não pode mandar seus filhos para as escolas públicas. "Que opção política está sendo feita no DF, que permite bares, restaurantes, mercados, feiras, igrejas abertos e não abre as escolas públicas? O governo está fazendo uma opção política de deixar as crianças fora da sala de aula, mesmo elas não tendo recursos e ambientes para estudar em casa?", questionou Júlia Lucy.

"Será que temos que engolir que o ano letivo já está perdido? Está na hora de exigirmos o retorno das aulas nas escolas públicas, deixando claro que as famílias possam escolher. Estamos vendo uma diferenciação forçada entre os mais ricos e os mais pobres. Não podemos aceitar este tratamento diferenciado", ponderou a parlamentar.

Luís Cláudio Alves
Foto: Carlos Gandra/CLDF