Presidente propõe maior aproximação entre a Câmara e setor produtivo

Publicado em 06/03/2013 09h33

O presidente da Câmara Legislativa, deputado Wasny de Roure (PT), propôs uma maior aproximação entre o Legislativo local e a Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), "o que poderá reduzir o impacto que, muitas vezes, pode ter como causa alguma proposição em discussão na Casa".

A proposta foi apresentada na manhã desta quarta-feira (6), na sede da Fibra, durante a abertura da série "Encontros Parlamentares". O presidente da entidade, Antônio Rocha, acatou a sugestão: "É com satisfação que acolhemos a proposta de aproximação, para ampliarmos o diálogo entre as duas Casas".

Durante o encontro, que contou com a participação de representantes dos mais diversos sindicatos do segmento industrial, Wasny defendeu mudanças no Legislativo local. "A atividade pública exige que retomemos os parâmetros de transparência e a Câmara Legislativa não pode ser um local onde apenas se apreciam projetos. É necessário ampliar a sua presença em todos os espaços da sociedade", declarou.

O presidente da CLDF observou que, desde que tomou posse, vem "conduzindo a instituição no sentido do interesse público, começando por restabelecer relações com diversas entidades, como o Ministério Público, o Tribunal de Justiça, a OAB e, agora, a Fibra".

Projetos – A Federação das Indústrias, lembrou Wasny, é uma das entidades que mais de perto acompanha a atividade parlamentar. Na reunião de hoje, foi apresentada uma série de projetos, em tramitação, propostos por deputados distritais e pelo GDF, contendo assuntos que têm a concordância ou a discordância dos empresários.

"Apelamos para que essas matérias sejam apreciadas com o máximo de atenção", solicitou Antônio Rocha. Entre os temas discutidos estão a reserva de cotas para empregados, questões fiscais e aquelas relacionadas com o meio ambiente (poluição etc.). Segundo o presidente da Fibra, são propostas que podem trazer prejuízos na relação competitiva entre o DF e os demais estados.

Um projeto de alteração da Lei Orgânica para ampliar os recursos do Orçamento do DF destinados ao Fundo de Apoio à Pesquisa, apresentado pelo deputado Wasny de Roure, e a proposta de Código de Defesa do Contribuinte, de autoria da deputada Eliana Pedrosa (PSD), foram exemplos de proposições que têm o apoio da Fibra.

Em maio próximo, será lançada a 11ª edição da "Agenda Legislativa da Indústria do DF", na qual são elencados os projetos, em tramitação na CLDF, de maior interesse do segmento. Wasny elogiou o acompanhamento que a Fibra realiza e sugeriu reuniões entre os empresários e os parlamentares para tratar de temas gerais de interesse do setor produtivo. "Temos de construir uma pauta contendo os pontos críticos", disse o deputado.