Publicador de Conteúdos e Mídias

Núcleo Bandeirante homenageada aos 54 anos

Publicado em 06/12/2010 14h31
A cidade do Núcleo Bandeirante comemora 54 anos de existência no dia 19 próximo.
 A Câmara Legislativa foi até lá na manhã desta segunda-feira (6) prestar uma homenagem à cidade e seus moradores, com uma sessão solene. A sessão foi proposta e presidida pelo deputado Rôney Nemer (PMDB), no auditório do salão paroquial da Igreja Dom Bosco, na Praça da Administração.

O deputado elogiou o Núcleo Bandeirante: "tenho grande admiração por esta cidade, porque apesar de pequena no tamanho, é grande na importância, com um dos melhores índices de qualidade de vida do Distrito Federal. Foi uma cidade nascida antes da construção de Brasília e por aqui passaram muitos pioneiros que ajudaram na construção da capital."O administrador regional do Núcleo Bandeirante, Hamilton Caetano de Brito, paraibano, disse que é Bandeirante de coração. "Aqui conheci muita gente e aqui fiz muitos amigos. Já ocupei vários cargos públicos, mas administrar essa cidade, mesmo em curto prazo, foi para mim o maior orgulho da minha vida. Procurei sempre fazer tudo com zelo, carinho e dedicação e mesmo que não se tenha mais o que construir, procuramos manter a ordem.
 Aprendi a amar o Bandeirante e a respeitar os moradores.

Na programação organizada pela Administração Regional para comemorar o aniversário, corrida de kart, feira de artesanato e comidas típicas, rua de lazer, missa de Ação de Graças, o tradicional Baile da Cidade no Salão Comunitário, futebol dos solteiros e casados no Estádio da Metropolitana e exposição fotobiográfica, sob o tema "Cidade Livre", na Unidade Cívico Cultural.

Compuseram a mesa da sessão solene de homenagem ao aniversário do Núcleo Bandeirante o administrador Hamilton de Brito - que foi agraciado com troféu de Honra ao Mérito; o ex-administrador e empresário da cidade, Lino Neto de Oliveira; o presidente da Associação dos Pioneiros do Núcleo Bandeirante, João Tenório; Roberto Ferreira de Paula Carvalho, do Conselho de Segurança Comunitária do Núcleo Bandeirante; a catequista e professora Maria Maura Figueiredo, coordenadora da pastoral da Paróquia São João; e o padre Ricardo Sávio do Sacramento, pároco da Paróquia São João, que deu as bençãos à sessão solene.

Os componentes da mesa e vários pioneiros e moradores do Núcleo Bandeirante receberam moções de louvor pelo amor, dedicação e pelos serviços prestados ao desenvolvimento da cidade.

História - Criado no início da construção de Brasília, em 1956, o Núcleo Bandeirante é uma das localidades mais tradicionais do Distrito Federal. A área onde hoje se localizam o Núcleo Bandeirante, a Candangolândia (Velhacap) e o Museu Vivo da Memória Candanga (ex-Hospital Juscelino Kubitschek de Oliveira ou Hospital do Iapi) constituiu um dos principais núcleos anteriores à inauguração de Brasília.

No fim de 1956, como parte das obras de infraestrutura necessárias à construção de Brasília, foram abertas pela Novacap as principais avenidas do Núcleo Bandeirante, mais tarde conhecido como "Cidade Livre". Para incentivar a vinda de comerciantes para a região, a localidade também estava isenta do pagamento de impostos. Daí a origem do nome Cidade Livre.

Mais notícias sobre