Publicador de Conteúdos e Mídias

Filme mostra lado trágico da construção de Brasília

Publicado em 22/11/2006 14h26
Romance do Vaqueiro Voador, primeira produção concorrente ao Troféu Câmara Legislativa do Distrito Federal na categoria longa-metragem 35 mm, foi exibido nesta terça-feira (22), no Teatro Nacional. O filme trata do "lado trágico da epopéia da construção de Brasília". Dirigido por Manfredo Caldas (foto), abriu a 39ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.

Baseado no poema homônimo, escrito por João Bosco Bezerra Bonfim, o documentário  conta a história de três vaqueiros que deixaram o Nordeste para construir Brasília."O filme é uma pesquisa sobre ex-operários que trabalharam na obra da nova capital", explicou o diretor ao saudar a platéia que lotava a Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional de Brasília. Os ex-operários que narraram episódios da construção de Brasília, como a morte de trabalhadores que caíam dos prédios, estiveram presentes à sessão, que foi dedicada "a todos os candangos".

Manfredo Caldas é paraibano. Em Brasília desde 1995, dirigiu o Pólo de Cinema e Vídeo até o início de 1997 e realizou o documentário Negros de Cedro, em 1998, vencedor do Troféu Câmara Legislativa, na categoria curta-metragem 35 mm.

Abertura - O primeiro secretário da Casa, deputado Wilson Lima (Prona), acompanhou a abertura do Festival, que contou com apresentação da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional. Regida pelo maestro Joaquim França, executou Bachianas nº 5, de Heitor Villa-Lobos, com solo da soprano Lys Nardotto, e Xaxado, de Silvio Barbato.

Em seguida, o secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura, Orlando Senna, afirmou que "Brasília sempre foi e será o espaço privilegiado da discussão da política do audiovisual brasileiro".

Mais notícias sobre