Em 15 anos, programa de resistência às drogas atendeu 1 milhão de crianças
Em 15 anos, programa de resistência às drogas atendeu 1 milhão de crianças

Os 15 anos do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) foram comemorados pela Câmara Legislativa nesta segunda-feira (23), com uma sessão solene reunindo alunos, professores e policiais militares que atuam como educadores nas escolas do Distrito Federal. Aproximadamente 1 milhão de crianças já participaram do curso nesse período. Somente no primeiro semestre de 2013, o programa atendeu mais de 43 mil alunos.
A iniciativa da homenagem foi do deputado Dr. Michel (PEN), que destacou a importância das ações de prevenção ao uso de drogas, que é o objetivo do Proerd. O parlamentar também entregou, em nome da CLDF, moções exaltando o trabalho dos policias militares envolvidos no programa.
Aluna do Centro Educacional Aprendiz, Gabriela Teixeira de Souza disse que as lições aprendidas não serão mais esquecidas. Ela recebeu um abraço do mascote do Proerd, baseado no leão símbolo do Drugs Abuse Resistance Education (Dare), programa norte-americano criado em 1983 e aplicado em mais de 50 países.
"Nós fizemos tudo isso por vocês", declarou o idealizador do Proerd, coronel da reserva da Polícia Militar do Distrito Federal Carlos Alberto Moreira da Silva, dirigindo-se às crianças que acompanharam a comemoração. "Sabemos que foi plantada uma semente que vocês levarão para sempre", completou.
Representando a Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Cristina Gross Villa Nova ratificou o apoio do órgão ao Proerd. "O nosso objetivo é fortalecer as ações de educação contra as drogas, sabendo que enfrentamos diversas dificuldades, inclusive o preconceito que muitos têm de ver o policial dentro da sala de aula", afirmou.
O sargento da PM-DF Adelson Afonso Mota lembrou a necessidade de difundir dentro da própria corporação "o valor de um programa como esse". Ele sugeriu a realização de uma campanha informativa destinada a todos os servidores do setor de segurança pública do Distrito Federal. Destacou, ainda, que o Proerd é um "programa inclusivo" e atende alunos com deficências.
Também discursaram lembrando fatos dos 15 anos do programa o comandante geral da PM-DF, coronel Jooziel de Melo Freire; o chefe da Casa Militar do GDF, coronel Rogério Leão; e o chefe do Centro de Polícia Comunitária e Direitos Humanos da PM-DF, coronel Erisson Lemos Pita.
Ao final da solenidade, todos se dirigiram ao foyer do plenário da Câmara Legislativa, onde cantaram "Parabéns a Você" pelo aniversário do Proerd. Um bolo reproduzia o mascote do programa e lembrava os 15 anos de atividades.