Deputados celebram os 45 anos de Ceilândia
Deputados celebram os 45 anos de Ceilândia

Região Administrativa mais populosa do Distrito Federal, Ceilândia completa 45 anos no próximo dia 27 de março. A data foi lembrada no plenário da Câmara Legislativa nesta quarta-feira (23). "Moro na cidade há 40 anos e tenho orgulho de falar do local, que hoje tem deficiências menores do que tinha há duas décadas", afirmou a deputada Luzia de Paula (PSB).
A distrital lembrou que há alguns anos Ceilândia não contava com faculdade, teatro e creches. "A cidade mudou, apesar de ainda ter muitos problemas; entre eles, o alto índice de violência", disse.
Ao parabenizar a região administrativa, Luzia aproveitou para cumprimentar estudantes e professores do Centro de Ensino Fundamental nº 11, de Ceilândia. Eles participam de programa de visitação coordenado pela Escola do Legislativo (Elegis).
A data foi destacada também por outros distritais, como a presidente da Casa, deputada Celina Leão (PPS); Professor Reginaldo Veras (PDT) e Cláudio Abrantes (Rede) – quem se dirigiu aos estudantes e comentou: "É importante vocês saberem o que a CLDF faz. Quem sabe, daqui a alguns anos, um de vocês não estará sentado em alguma dessas cadeiras".
Saneamento básico – Em sessão não deliberativa, marcada por pronunciamentos sobre assuntos diversos, Professor Reginaldo Veras levantou a pauta do saneamento básico. Ele lamentou a situação do DF, unidade federativa que registrou a maior redução na cobertura de saneamento básico: "O percentual caiu de 93% para 82%. Isso se deve aos condomínios irregulares e à ausência do Estado". Conforme destacou, a falta de coleta e tratamento de esgoto está ligada diretamente aos índices de morte na primeira infância.
Polícia Civil – Cláudio Abrantes aproveitou para cumprimentar o governo do Distrito Federal pela nomeação de 120 aprovados no último concurso da Polícia Civil. Segundo informou, o GDF deve convocar mais 306 profissionais até o final do primeiro semestre do ano. "Vai ser um alívio. A instituição conta hoje com o mesmo efetivo de 1993, sendo que a população triplicou no período", apontou.
Epilepsia – O deputado Rodrigo Delmasso (PTN) comemorou a publicação de lei de sua autoria que prevê a distribuição gratuita do canabidiol – substância derivada da maconha – para o tratamento de epilepsia na rede pública de saúde do Distrito Federal. "O DF é a primeira unidade da Federação a garantir a medida por lei. No Piauí, um projeto idêntico está em tramitação", disse. O distrital reforçou, ainda, a necessidade de o governo investir na produção nacional do medicamento. "A importação é cara: cada ampola custa R$ 1.000,00", apontou.