Publicador de Conteúdos e Mídias

Deputados celebram os 45 anos de Ceilândia

Publicado em 23/03/2016 14h33

Região Administrativa mais populosa do Distrito Federal, Ceilândia completa 45 anos no próximo dia 27 de março. A data foi lembrada no plenário da Câmara Legislativa nesta quarta-feira (23). "Moro na cidade há 40 anos e tenho orgulho de falar do local, que hoje tem deficiências menores do que tinha há duas décadas", afirmou a deputada Luzia de Paula (PSB).

A distrital lembrou que há alguns anos Ceilândia não contava com faculdade, teatro e creches. "A cidade mudou, apesar de ainda ter muitos problemas; entre eles, o alto índice de violência", disse.

Ao parabenizar a região administrativa, Luzia aproveitou para cumprimentar estudantes e professores do Centro de Ensino Fundamental nº 11, de Ceilândia. Eles participam de programa de visitação coordenado pela Escola do Legislativo (Elegis).

A data foi destacada também por outros distritais, como a presidente da Casa, deputada Celina Leão (PPS); Professor Reginaldo Veras (PDT) e Cláudio Abrantes (Rede) – quem se dirigiu aos estudantes e comentou: "É importante vocês saberem o que a CLDF faz. Quem sabe, daqui a alguns anos, um de vocês não estará sentado em alguma dessas cadeiras".

Saneamento básico – Em sessão não deliberativa, marcada por pronunciamentos sobre assuntos diversos, Professor Reginaldo Veras levantou a pauta do saneamento básico. Ele lamentou a situação do DF, unidade federativa que registrou a maior redução na cobertura de saneamento básico: "O percentual caiu de 93% para 82%. Isso se deve aos condomínios irregulares e à ausência do Estado". Conforme destacou, a falta de coleta e tratamento de esgoto está ligada diretamente aos índices de morte na primeira infância.

Polícia Civil – Cláudio Abrantes aproveitou para cumprimentar o governo do Distrito Federal pela nomeação de 120 aprovados no último concurso da Polícia Civil. Segundo informou, o GDF deve convocar mais 306 profissionais até o final do primeiro semestre do ano. "Vai ser um alívio. A instituição conta hoje com o mesmo efetivo de 1993, sendo que a população triplicou no período", apontou.

Epilepsia – O deputado Rodrigo Delmasso (PTN) comemorou a publicação de lei de sua autoria que prevê a distribuição gratuita do canabidiol – substância derivada da maconha – para o tratamento de epilepsia na rede pública de saúde do Distrito Federal. "O DF é a primeira unidade da Federação a garantir a medida por lei. No Piauí, um projeto idêntico está em tramitação", disse. O distrital reforçou, ainda, a necessidade de o governo investir na produção nacional do medicamento. "A importação é cara: cada ampola custa R$ 1.000,00", apontou.

Mais notícias sobre