Câmara Legislativa concede TCHB póstumo ao Frei João Benedito
Câmara Legislativa concede TCHB póstumo ao Frei João Benedito
Foto: Reprodução/Web

Em maio de 2023, o pároco teve um mal-estar durante a celebração da missa do Dia das Mães, na Basílica Santuário São Francisco de Assis, localizada na Asa Norte, e faleceu em razão de complicações cardíacas
A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realiza sessão solene para outorgar o Título de Cidadão Honorário de Brasília (TCHB) para o Frei João Benedito Ferreira de Araújo, que foi pároco e reitor da Basílica Santuário São Francisco de Assis, localizada na Asa Norte. Proposto pelo deputado Chico Vigilante (PT), o evento tem início previsto para 19h no plenário e será transmitida pela TV Câmara Distrital.
A honraria, in memorian, será recebida pelo irmão do Frei João Benedito, Valcir Rosa. Em maio de 2023, o pároco teve um mal-estar durante a celebração da missa do Dia das Mães e faleceu em razão de complicações cardíacas. A missa encerrava os festejos pela elevação do Santuário para Basílica Menor, a primeira igreja honrada com esse título no Distrito Federal e entorno
“A inciativa [do TCHB] é um reconhecimento e gratidão pela brilhante trajetória de vida do religioso que nasceu em Paracatu (MG), e construiu um legado na capital federal com milhares de seguidores. Justa homenagem a quem dedicou a vida à caridade e, principalmente, àqueles que mais precisavam de atenção e ajuda”, declarou Chico Vigilante.
Convidados
Entre os convidados a participar do evento, estão o bispo auxiliar de Brasília, Dom Vicente de Paula Tavares; o coordenador de Comunicação da Arquidiocese e pároco da Paróquia São Domingos Sávio Riacho Fundo I, Padre Roger Araújo; o reitor da Basílica Menor São Francisco de Assis, Frei Flávio; o ministro providencial São Maximiliano Kolbe, Frei Gilberto; e a superiora das Irmãs Franciscana da Sagrada Família de Maria, Irmã Lucila Massoni.
Trajetória
João Benedito Ferreira de Araújo nasceu em 30 de janeiro de 1970 e viveu em Paracatu até 1973. Com sua família, João Benedito se transferiu para o Gama (DF), onde residiu durante a infância e adolescência, conduzido e educado por sua mãe, que faleceu em maio de 1992, quando ele já estava no seminário.
Quando completou 18 anos, ingressou no Postulantado da Ordem Franciscana. Em fevereiro de 1989, João Benedito iniciou o Noviciado, em Caçapava (SP) e, em fevereiro de 1990, professou os primeiros votos na Ordem Franciscana. Frei João Benedito Ferreira de Araújo, recebeu os ministérios do Leitorato e Acolitato, entre os anos de 1993 e 1994 e fez profissão solene dos votos, no dia 16 de julho de 1994, em Brasília. Foi ordenado Diácono, em dezembro de 1995.
Entre os anos de 1990 e 1996, Frei João, cursou filosofia e teologia, junto ao Seminário Maior Arquidiocesano de Brasília. Em 2018, defendeu a sua tese de doutorado em teologia com especialização em liturgia pastoral, na Itália. Em 1999, foi nomeado reitor do Instituto São Boaventura (ISB).
Em 2019, foi transferido para o Convento de São Francisco de Assis de Brasília e assumiu como pároco e reitor do Santuário São Francisco de Assis. Durante a pandemia do Covid-19, também desempenhou importante papel para a promoção do Serviço Social Santa Dulce dos Pobres, através do qual assistiu muitas famílias carentes.
Em 2021, iniciou o projeto que coroaria o seu apostolado e missão: a reforma do Santuário São Francisco de Assis. E, junto aos paroquianos e fieis do Santuário, celebrou o recebimento do título da Sacrossanta Basílica Menor de São Francisco de Assis, a qual fora instalada pelo cardeal arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cezar Costa, em 13 de maio de 2023, dois dias antes do falecimento de Frei João Benedito.
Francisco Espínola - Agência CLDF