Publicador de Conteúdos e Mídias

31 anos de fundação do PT serão comemorados amanhã

Publicado em 10/02/2011 10h53
Os 31 anos de fundação do Partido dos Trabalhadores (PT), comemorados hoje (10), serão celebrados amanhã (11), em sessão solene às 10h, no plenário da Casa. A iniciativa é da deputada Rejane Pitanga (PT).

O PT tem cinco representantes na Casa: além da deputada autora da homenagem, integram o partido o presidente da Câmara, deputado Patrício, Chico Leite, Wasny de Roure e Chico Vigilante.

:História - Fundado no dia 10 de fevereiro de 1980, em evento no Colégio Sion, em São Paulo, o Partido dos Trabalhadores reuniu grande parte da esquerda brasileira. O surgimento do partido era impulsionado, entre outros fatores, pela popularidade do movimento operário do ABC paulista, com as grandes greves de 1978 a 80, pelo retorno de diversos militantes de esquerda do exílio, com a Anistia, em 1979, e a ascensão do movimento de base da Igreja Católica, inspirado na Teologia da Libertação.
 No ato de fundação do partido, estavam representantes do movimento operário, intelectuais universitários, comunidades eclesiais de base e militantes da esquerda clandestina (muitos oriundos da luta armada).

Na década de 80, o PT participou de todas as eleições, mas conquistou apenas algumas prefeituras e vagas no parlamento. A consolidação, no plano eleitoral, veio nos anos 90, após o impeachment de Fernando Collor. Em sua quarta disputa presidencial, em 2002, o ex-líder operário Luís Inácio Lula da Silva conseguiu chegar à presidência, derrotando o tucano José Serra no segundo turno.

(Fonte: Portal Terra e Wikipédia http: //pt.wikipedia.org/wiki/Partido_dos_Trabalhadores)O PT/DF - Os militantes do Distrito Federal estiveram desde o início na luta pela criação do Partido dos Trabalhadores. Núcleos de base já tinham sido formados no Plano Piloto, no Gama, no Guará e em Taguatinga antes mesmo de 10 de fevereiro de 1980, quando muitos militantes brasilienses participaram da fundação do PT em São Paulo. Na época não havia eleições no Distrito Federal e o PT-DF não era reconhecido legalmente pelo Tribunal Superior Eleitoral, mas sua comissão regional provisória tinha legitimidade perante a direção nacional do partido. Um representante de Brasília integrava a comissão nacional provisória que trabalharia para legalizar o partido mediante número mínimo de filiações em todo o País.

Como os eleitores do DF não tinham o direito de votar, os militantes do DF trabalharam intensamente para fazer filiações em municípios do Entorno, em Goiás e Minas Gerais e assim contribuíram para legalizar o partido. Os membros do PT no DF eram sindicalistas, estudantes, integrantes de movimentos populares e profissionais liberais.

(Fonte: Portal do PT-DF http: //www.ptdf.com.br/)

Mais notícias sobre