Publicador de Conteúdos e Mídias

CLDF homenageia servidoras da Casa nesta quarta (20)

Publicado em 20/03/2024 13h27

Foto: Rinaldo Morelli/Agência CLDF

A Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Legislativa realizou, na manhã desta quarta (20), solenidade para homenagear servidoras efetivas, comissionadas e terceirizadas que atuam na Casa. De autoria da deputada Dayse Amarilio (PSB), a cerimônia contou com a presença dos deputados Paula Belmonte (Cidadania), Pepa (PP) e Martins Machado (PR).

Na solenidade, foram entregues moções de louvor como forma de tributo às funcionárias da CLDF pelos serviços prestados. Segundo Dayse Amarilio, a solenidade é uma iniciativa de conscientização a respeito da importância das mulheres na transformação política e no fortalecimento da autoestima do público feminino. 

“Nós queremos ouvir as mulheres que estão nesses espaços. Mulheres de fibra, que estão por trás, muitas vezes, dos mandatos e que ninguém vê”, afirmou a parlamentar. “Sabemos que há um mar de mulheres que estão na política, seja direta ou indiretamente. E a gente sabe que a política não é simples, não é fácil, principalmente para as mulheres”, frisou.

Durante a cerimônia, além de abordar a relevância de medidas para atender necessidades específicas das mulheres, Paula Belmonte destacou a proposta aprovada recentemente, que fiscaliza recursos destinados à primeira infância. “Não adianta falarmos de mulheres e de crianças se não tiver dinheiro de política pública”, salientou a parlamentar.

 

Serviços

 

A solenidade encerra a 1ª Semana da Mulher: Fortalecendo Laços e Construindo Futuro, uma iniciativa com objetivo de celebrar e fortalecer o papel da mulher na sociedade. O evento disponibilizou serviços gratuitos à comunidade, como orientação jurídica para ações de divórcio e pensão alimentícia. 

Houve, ainda, atendimentos para imunização contra doenças infecciosas, prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e assistência a vítimas de violência. A Semana da Mulher contou com apoio de secretarias de Estado e Desenvolvimento, Defensoria Pública e Polícia Civil do DF, além dos agentes Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Serviço Social do Comércio (Sesc).

Amanda Gonçalves (estagiária) - Agência CLDF