CLDF homenageia os 62 anos do Cruzeiro em solenidade nesta quarta (24) às 10h

Publicado em 23/11/2021 14h21

Foto: Andre Borges/Agência Brasília

Concebido como parte do Plano Piloto por Lucio Costa, o Cruzeiro é uma das RAs mais antigas do DF

A Câmara Legislativa comemora os 62 anos do Cruzeiro em sessão solene presencial nesta quarta-feira (24), às 10h, na escola CEM Integrado do Cruzeiro, com transmissão ao vivo pela TV Distrital (canal 9.3) e Youtube. O autor da homenagem, deputado Reginaldo Sardinha (Avante), destaca o pioneirismo do Cruzeiro, um dos principais berços culturais do DF, ao acrescentar que se trata de uma das regiões administrativas com melhor qualidade de vida no DF e considerada uma das mais tranquilas para se viver.

Em contextualização histórica sobre a cidade, o parlamentar lembra que o Cruzeiro foi concebido como parte do Plano Piloto em 1959, com projeto urbanístico da equipe do arquiteto Lucio Costa. Dividido entre Cruzeiro Velho, formado por casas geminadas, e Cruzeiro Novo, por prédios de quatro pavimentos, a população estimada do Cruzeiro, segundo dados da Codeplan, abarca cerca de 31 mil pessoas, sendo que o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da região é 0,9 (muito alto).

Ao argumentar pela forte tradição cultural da cidade, o distrital cita a escola de samba ARUC (Associação Recreativa Cultural Unidos do Cruzeiro), fundada em 1961, e o Grupo Pellinsky, que realiza apresentações sobre o folclore brasileiro. Ele salienta também os grupos da terceira idade que fazem atividades nos Centros de Convivência do Idoso (CCI) e o grande Complexo Esportivo da região. “O Cruzeiro completa 62 anos com muita história para contar”, afirma.

Como morador daquela cidade há mais de trinta anos, Sardinha atesta: “Minhas melhores lembranças são aqui. É uma região pulsante, que ecoa cultura, tradição e povo feliz”.

Além dos moradores, foram convidados para o evento o administrador do Cruzeiro, Luiz Eduardo Gomes de Paula Pessoa, e o presidente da ARUC, Rafael Souza, entre outras autoridades locais.

Leia Mais: Decreto 10.972/1987, que declara 30 de novembro a data oficial de Fundação do Núcleo Urbano do Cruzeiro.

Franci Moraes - Agência CLDF