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Voltar Atos 185a/2025

DCL n° 180, de 25 de agosto de 2025
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Atos

Mesa Diretora

 

NUPLQ

PLANO ANUAL DE AUDITORIA INTERNA (PAINT)

EXERCÍCIO DE 2025

AUDITORIA INTERNA

A Auditoria Interna da Câmara Legislativa do Distrito Federal (AUDIT), órgão de assessoramento à Mesa Diretora, tem por missão aumentar e proteger o valor organizacional da CLDF, fornecendo avaliação, assessoramento e conhecimentos objetivos baseados em riscos, em conformidade com a legislação e com os princípios norteadores da Administração Pública.

A AUDIT é unidade especializada e específica a qual cabe a execução da atividade de auditoria interna no âmbito da CLDF, nos termos dos arts. 10 e 11 da Resolução 34, de 1991, em consonância com o disposto nos arts. 77 e 80 da Lei Orgânica do Distrito Federal, e na forma regulamentada pelo Estatuto da Auditoria Interna, aprovado pelo Ato da Mesa Diretora nº 122, de 2022.

Além disso, a atuação da Auditoria Interna, pautada pelos princípios da integridade, autonomia técnica, qualidade, melhoria contínua, comunicação eficaz, objetividade, competência técnica, imparcialidade e confidencialidade, busca contribuir para o alcance dos objetivos estratégicos e para o cumprimento da missão institucional da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

 

O PLANO ANUAL DE AUDITORIA INTERNA

O planejamento da Auditoria Interna constitui fase vital dos trabalhos de auditoria, o qual possui a finalidade de organizar as ações a serem executadas, acompanhar o desenvolvimento das atividades, e, por conseguinte, contribuir para o alcance dos objetivos estabelecidos pela CLDF.

Nesse contexto, o Plano Anual de Auditoria Interna (PAINT) é o instrumento que contém o conjunto das ações e a programação das atividades de auditoria interna para um exercício, atendendo ao estabelecido pelo Estatuto da Auditoria Interna.

São princípios orientadores desse documento a autonomia técnica, a objetividade e a harmonização com as estratégias, os objetivos e os riscos das Unidades Auditadas. Tais bases têm por objetivo precípuo fortalecer os processos de governança, os controles internos e o gerenciamento de riscos da CLDF.

Cumpre destacar que a elaboração do PAINT da CLDF para o exercício de 2025 baseou-se no que estabelece o artigo 10 do Estatuto de Auditoria Interna, utilizando, ainda, como fonte subsidiária e quanto aos padrões da prática de auditoria, o Manual de Orientações Técnicas da Atividade de Auditoria Interna Governamental do Poder Executivo Federal, conforme estabelece o artigo 21, §2º, do próprio Estatuto.

Diante disso, o presente PAINT discrimina a capacidade operacional da AUDIT, o seu rol de atividades, a metodologia de identificação, seleção e priorização dos objetos de auditoria e a alocação dos recursos disponíveis nas atividades a serem realizadas no exercício de 2025 no âmbito da CLDF.

 

Apuração dos dias úteis

Apuração da força de trabalho

Total de dias úteis do ano

(-) Estimativa de afastamentos habituais

 

= Dias úteis líquidos

Quantidade horas de servidores (8h)

(+) Quantidade horas de servidores (6h)

 

= Força de trabalho disponível

Apuração da Hora-Homem disponíveis

Capacidade Operacional (HH) = Dias úteis líquidos X Força de trabalho disponível

 

Assim, para o exercício de 2025, foram considerados 197 dias úteis. Desses 197 dias úteis devemos subtraímos 22 dias úteis por motivo de férias, 5 dias úteis referentes a abonos e 5 dias úteis referentes a uma média de Licença-Saúde por servidor, totalizando 165 dias úteis líquidos. Considerando ainda 62 horas de força de trabalho diária disponível referentes, chegamos a uma capacidade operacional de 10.230 Horas-Homem no ano de 2025.

rol de atividades DA aUDITORIA INTERNA

A Auditoria Interna desempenha sua função, na forma regulamentada pelo Estatuto da Auditoria Interna em seu art. 10, a partir de quatro dimensões de atuação: serviços de auditoria, ações internas, capacitação e reserva técnica.

Dimensão Serviços de Auditoria

A dimensão Serviços de Auditoria consiste, em sua essência, nas modalidades de avaliação e consultoria. Nessas atividades, a Auditoria Interna atua de forma independente e objetiva, buscando adicionar valor e melhorar as operações da CLDF, auxiliando-a a alcançar seus objetivos a partir da aplicação de uma abordagem sistemática e disciplinada, para avaliar e melhorar a eficácia dos processos de gerenciamento de riscos, controle e governança.

A modalidade de Avaliação compreende a análise objetiva de evidências, a fim de fornecer à Gestão da CLDF opiniões ou conclusões independentes a respeito de um objeto auditado, e abrangem auditoria de conformidade, auditoria operacional ou de desempenho e auditoria financeira.

Já a modalidade de Consultoria representa as atividades de assessoria e aconselhamento, realizadas a partir da solicitação específica dos gestores. A consultoria deve abordar assuntos estratégicos da gestão, como os processos de governança, de gerenciamento de riscos e de controles internos, podendo ser dos seguintes tipos: autoavaliação de controles, orientações, treinamentos, reuniões, palestras e workshops.

Conforme pesquisas realizadas por entidades de referência na área, vem se observando que a expectativa da alta administração de organizações públicas e privadas é de que a auditoria interna atue mais frequentemente como parceira da gestão, antecipando os problemas em potencial e os possíveis desvios que porventura venham a surgir, de modo a se caracterizar como um importante componente preventivo dos controles já existentes. 

Para isso, a Auditoria Interna, tanto nos trabalhos de avaliação, quanto nos de consultoria, se coloca como uma aliada da Administração da Casa e de suas diversas áreas, substituindo gradativamente atividades típicas de fiscalização por aquelas que, de maneira preventiva, efetivamente contribuem e geram valor para a Câmara Legislativa, numa soma de esforços para a busca de soluções visando o atingimento dos objetivos estratégicos e da Missão da Câmara.

Para além dessa classificação anterior de Avaliação e Consultoria, determinados trabalhos, em face da existência de características comuns decorrentes de exigências normativas ou de necessidades específicas, são categorizados em serviço de auditoria específico. Como exemplo temos as avaliações mandatórias e as avaliações por demanda externa.

A modalidade de Avaliação Mandatória compreende um conjunto de avaliações, análises e emissão de relatórios que a auditoria interna deve fazer por força de comando legal, quando do exercício do papel de órgão do Sistema de Controle Interno. São exemplos de avaliações mandatórias as atividades de emissão de relatório e parecer sobre as contas anuais e extraordinárias que comporão o processo de prestação de contas da CLDF, a análise dos atos de admissão e concessão de aposentadoria e análises de despesas de exercícios anteriores.

A modalidade de Avaliação por Demanda Externa representa, em suma, a atividade de relacionamento com as entidades de fiscalização e controle, e com a auditoria externa. Seu objetivo é prestar apoio especializado no fornecimento de informações pelas áreas responsáveis pelos processos da Casa e no atendimento a demandas decorrentes de trabalhos de auditoria e fiscalização, contribuindo para a qualidade e tempestividade das interações. Contempla o acompanhamento do resultado das fiscalizações e da solução dos apontamentos identificados, gerando insumos para subsidiar os serviços de avaliação e consultoria internas. As constatações, recomendações e as ações propostas para correção dos apontamentos são registradas e acompanhadas pela Auditoria Interna, que verifica a superação das fragilidades apontadas.

Ademais, os trabalhos da dimensão Serviços de Auditoria previstos para 2025 foram detalhados no Anexo I deste documento, classificados por modalidade, levando-se em consideração a disponibilidade de aproximadamente 44,97% do total de HHs, correspondendo a 4.600 Hora-Homem.

Para o ano de 2025 estão previstas 4 ações da modalidade Avaliação, sendo 1 auditoria de desempenho, 2 auditorias de conformidade e 1 ação de fiscalização, 2 ações da modalidade Consultoria na CLDF, 4 ações da modalidade Avaliação Mandatória e 1 ação da modalidade Avaliação por Demanda Externa. No tocante às Avaliações Mandatórias e Avaliações por Demanda Externa não é possível antecipar o quantitativo do desdobramento dessas ações em termos individuais, portanto, decidiu-se pela alocação de modo aglutinador.

Dimensão Ação Internas

A dimensão Ações Internas tem como objetivo desenvolver e fortalecer a atuação da atividade de auditoria interna em relação aos processos de trabalho da CLDF, às relações institucionais internas, à normatização da atividade de auditoria interna e ao alinhamento aos padrões internacionais. Esta dimensão contempla o conjunto de ações que serão executadas no exercício e que estão vinculadas aos objetivos estratégicos da AUDIT e obrigações normativas quanto às atribuições próprias de gestão. Considera-se assim como ações internas as seguintes modalidades: Gestão, Supervisão, Monitoramento e Qualidade.

A modalidade de Gestão representa o ato de gerenciar de forma eficaz a atividade de auditoria interna, para garantir que agregue valor à organização.

A modalidade de Supervisão compreende as atividades para assegurar que os objetivos dos trabalhos de auditoria sejam atingidos, que a qualidade seja garantida e que a equipe seja desenvolvida.

A modalidade de Monitoramento compreende estabelecer e manter ações para monitorar a disposição dos resultados comunicados à Mesa Diretora de modo a assegurar que os planos de ação das unidades auditadas tenham sido efetivamente implantados ou que a Mesa Diretora tenha aceitado o risco de não tomar nenhuma ação. Em determinadas situações, podem haver diversos monitoramentos para uma auditoria, até a solução das recomendações.

A modalidade de Qualidade compreende desenvolver e manter um programa de avaliação da qualidade e melhoria que compreenda todos os aspectos da atividade de auditoria interna de modo a permitir uma avaliação da conformidade da atividade e de seus auditores. O programa também avalia a eficiência e a eficácia da atividade de auditoria interna e identifica oportunidades de melhoria. 

Os trabalhos de Ações Internas previstas para 2025 foram detalhados no Anexo II deste documento, classificados por modalidade, levando-se em consideração a disponibilidade de aproximadamente 38,91% do total de HHs, correspondendo a 3.980 Hora-Homem.

Nos trabalhos da dimensão Ações Internas para o ano de 2025 estão previstas 7 ações da modalidade de Gestão, sendo uma vinculada ao planejamento estratégico da Casa, 1 ação da modalidade Supervisão que compreende todos os trabalhos que requeiram essa ação, 1 ação de monitoramento também aqui posta de modo a aglutinar todas as atividades de monitoramento que serão realizadas no exercício e 1 ação da modalidade de Melhoria Contínua ligada diretamente ao planejamento estratégico da Casa e que trata da elaboração do Programa de Avaliação e Melhoria da Qualidade da Auditoria Interna.

Dimensão Capacitação

A dimensão Capacitação diz respeito à proficiência e desenvolvimento profissional contínuo e tem como finalidade apresentar os planos de capacitação e desenvolvimento aos servidores lotados na Auditoria Interna, com o objetivo de que estes possuam o conhecimento, as habilidades e as competências necessárias ao desempenho de suas responsabilidades e o cumprimento da missão institucional da AUDIT. 

As atividades de auditoria interna exigem a observância de padrões, requisitos técnicos e metodológicos, nacionais e internacionais, de modo que a formação continuada de um auditor interno é indispensável.

As ações de capacitação previstas para 2025 foram detalhadas no Anexo III, contudo elas indicam apenas as intenções de desenvolvimento, porquanto a sua efetiva execução dependerá de avaliação pela gestão, atentando-se para a importância de se qualificar os auditores notadamente nos temas previstos neste Plano.

Reforça-se que os integrantes da Auditoria Interna estarão continuamente em busca de aprimoramento, com a finalidade de se manterem atualizados nas melhores técnicas e práticas aplicáveis, maximizando os resultados dos trabalhos realizados.

Dimensão Reserva Técnica

A dimensão Reserva Técnica diz respeito ao recebimento de demandas extraordinárias originárias da Alta da Administração e dos Órgãos de Controle Externo durante a execução deste Plano.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Anexo I

PARTE A - AVALIAÇÃO

 

CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL

ID da Ação

Dimensão

Objeto de Auditoria

Objetivo da Auditoria

Origem da Demanda

Observação/Justificativa

HH

AA01

Serviço de Auditoria

Auditoria de desempenho das Práticas e Políticas de Comunicação Interna.

Avaliar, sob o aspecto operacional, as práticas e processos de comunicação internos. Analisar se políticas de comunicação promovem uma circulação de informações ágil, clara e acessível entre setores e servidores, contribuindo para a transparência, alinhamento estratégico e efetividade do órgão.

Metodologia de priorização por julgamento profissional da equipe de Auditoria quanto à materialidade dos temas presentes no Universo de Auditoria.

Uma comunicação interna efetiva assegura que as informações estratégicas e operacionais fluam de maneira adequada, facilitando a coordenação e o alinhamento entre setores. 

 

900

AA02

Serviço de Auditoria

Auditoria de conformidade das demonstrações contábeis da CLDF/Fascal. 

Avaliar a conformidade das demonstrações contábeis da CLDF/Fascal aos normativos contábeis vigentes.

Metodologia de priorização por julgamento profissional da equipe de Auditoria quanto à materialidade dos temas presentes no Universo de Auditoria.

As demonstrações contábeis de um órgão público são uma das principais ferramentas de transparência e prestação de contas à sociedade e aos órgãos de controle. Em diversas ocasiões o Tribunal de Contas tem demonstrado uma maior preocupação com as contas em detrimentos de achados referente a processos e melhorias operacionais, conforme pode ser verificado nas recentes decisões das Tomadas de Contas Anuais.

900

AA03

Serviço de Auditoria

Auditoria de conformidade da folha de pagamentos dos servidores da CLDF.

Avaliar a conformidade da folha de pagamento dos servidores da CLDF, verificando o atendimento aos normativos vigentes que regulam os vencimentos e benefícios.

Metodologia de priorização por julgamento profissional da equipe de Auditoria quanto à materialidade dos temas presentes no Universo de Auditoria.

Assegurar que a remuneração dos servidores seja correta, justa e transparente, protegendo tanto o interesse público quanto o direito dos servidores. Analisar a legalidade, a responsabilidade fiscal e a transparência na administração pública, reforçando a confiança na gestão pública e contribuindo para uma administração mais justa e eficaz.

 

900

 

AÇÃO DE FISCALIZAÇÃO

ID da Ação

Dimensão

Objeto de Auditoria

Objetivo da Auditoria

Origem da Demanda

Observação/Justificativa

HH

AF01

Ação de Fiscalização

Avaliação dos demonstrativos trimestrais de gastos com publicidade da CLDF. 

Realizar a avaliação da conformidade dos demonstrativos trimestrais de despesas com publicidade da CLDF, assegurando o cumprimento do disposto no artigo 4º da Lei Distrital nº 3.184/2003.

Metodologia de priorização por julgamento profissional da equipe de Auditoria quanto à materialidade dos temas presentes no Universo de Auditoria.

O contrato de publicidade é a maior contratação da CLDF, sendo importante que sua execução seja transparente para o controle social. Sendo assim, faz-se importante realizar uma auditoria das publicações de gastos com publicidade para verificar se esses atendem ao Art. 4º da Lei distrital 3.184/2003.

400

 

 

PARTE B - CONSULTORIA

 

CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL

ID da Ação

Dimensão

Objeto de Auditoria

Objetivo da Auditoria

Origem da Demanda

Observação/Justificativa

HH

AC01

Serviço de Auditoria

 Conforme solicitação dos gestores

Fornecer orientações e recomendações para melhorar a governança, a gestão de riscos e os controles internos em caráter caráter preventivo e orientativo, sem poder decisório.

Solicitação da Gestão

Trabalhos de consultoria agregam valor ao apoiar a gestão na melhoria de processos, controles internos e governança, sem comprometer sua objetividade. Permite que a auditoria interna atue de forma preventiva, orientando gestores a adotar boas práticas e a corrigir potenciais falhas antes que se tornem problemas.

200

AC02

Serviço de Auditoria

Conforme solicitação dos gestores

Orientar, em caráter caráter preventivo e orientativo, o desenvolvimento e aprimoramento das práticas de gestão por competências no órgão, visando estabelecer um sistema que promova o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos alinhados aos objetivos institucionai.

Metodologia de priorização por julgamento profissional da equipe de Auditoria quanto à materialidade dos temas presentes no Universo de Auditoria.

Trabalhos de consultoria agregam valor ao apoiar a gestão na estruturação de práticas de gestão por competências, alinhando o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos dos servidores às necessidades estratégicas do órgão. Essa atuação permite que a auditoria interna contribua de forma preventiva, auxiliando a gestão na retenção e qualificação do capital humano e promovendo uma adaptação contínua às demandas institucionais, fortalecendo a eficiência organizacional e a valorização do capital humano

200

 

 

PARTE C - AVALIAÇÕES MANDATÓRIAS

 

ID da Ação

Dimensão

Objeto da Ação

Objetivo da Ação

Origem da Demanda

Observação/Justificativa

HH

AM01

Serviço de Auditoria

Análise dos Atos de Admissão e Concessão de Aposentadoria

Procedimentos em curso que permeiam o exame e a fiscalização dos atos sujeitos a registro, decorrentes da implantação do módulo Concessões do Sistema de Registro de Admissões e Concessões – SIRAC.

Obrigação Normativa

Obrigação prevista no Art. 80 da Lei Orgânica do Distrito Federal; Resolução nº 34, de 1991; Resolução TCDF nº 299, de 2016; e Art. 10, XIII do Estatuto da Auditoria Interna.

200

AM02

Serviço de Auditoria

Análises de Despesas de Exercícios Anteriores

Procedimentos em curso que permeiam o exame das despesas de exercícios anteriores (DEA), da CLDF e FASCAL, de caráter opinativo por objetivo subsidiar a avaliação do ordenador de despesa.

Obrigação Normativa

Obrigação prevista no Art. 80 da Lei Orgânica do Distrito Federal; Resolução nº 34, de 1991; e Ato da Mesa Diretora nº 105/2019.

300

AM03

Serviço de Auditoria

Processamento das Contas Anuais

Emitir relatório e certificado de auditoria de contas sobre a Tomada de Contas Anual da CLDF e FASCAL (TCA) – Exercício 2023.

Obrigação Normativa

Obrigação prevista na Instrução Normativa nº 02, de 2020; e Art. 10 XII do Estatuto da Auditoria Interna.

200

AM04

Serviço de Auditoria

Processamento de Tomadas de Contas Especiais

Emitir relatório e certificado sobre as Tomadas de Contas Especiais (TCE).

Obrigação Normativa

Obrigação prevista na Resolução nº 102, de 1998 TCDF; e Art. 10 XII do Estatuto da Auditoria Interna.

200

 

 

PARTE D - AVALIAÇÕES POR DEMANDA EXTERNA

 

ID da Ação

Dimensão

Ação

Objetivo da Ação

Origem da Demanda

Observação/Justificativa

HH

AE01

Serviço de Auditoria

Levantamento de Informações para Órgãos de Controle Interno ou Externo

Facilitar a interlocução entre os órgãos de controle (interno e externo) e as unidades da CLDF. Receber, encaminhar, orientar e acompanhar as demandas.

Obrigação Normativa

Obrigação prevista na Resolução nº 34, de 1991; e Art. 10, XX do Estatuto da Auditoria Interna.

200

 

anexo ii

Posto que as ações internas compreendem o desenvolvimento e consolidação da atuação da Auditoria Interna em relação aos processos de trabalho da CLDF, às relações institucionais internas, à normatização da própria atividade de auditoria e sua consequente conformidade com os padrões internacionais, tem-se as seguintes ações inclusas nas tabela abaixo identificadas por Ações de Gestão (AG), Ações de Supervisão (AS), Ações de Monitoramento (AM) e Ações de Qualidade (AQ).

 

PARTE A - GESTÃO

 

ID da Ação

Dimensão

Ação

Objetivo da Ação

Origem da Demanda

Observação/Justificativa

HH

AG01

Ação Interna

Gerenciamento da Atividade de Auditoria Interna

Garantir que a atividade de auditoria interna cumpra com o propósito e com a responsabilidade incluídos no Estatuto de Auditoria Interna, e que seus membros individuais estejam em conformidade com o Código de Ética e com as Normas. Estabelecer políticas e procedimentos para orientar a atividade de auditoria interna.

Obrigação Normativa

Obrigação prevista na Resolução nº 34, de 1991. e Art. 14, do Estatuto da Auditoria Interna.

1000

AG02

Ação Interna

Suporte à gestão da Auditoria Interna

Prover suporte administrativo à atividade de auditoria interna adequado e tempestivo.

Obrigação Normativa

Obrigação prevista na Resolução nº 34, de 1991.

120

AG03

Ação Interna

Políticas e Procedimentos da  Auditoria Interna

Elaborar mapeamento dos processos internos, normativos internos, manuais e outros documentos que orientem os procedimentos internos da unidade de auditoria.

Planejamento Estratégico 

Resolução nº 34, de 1991; e AMD 66/2023 Ação Estratégica 8.3.10.

1000

AG04

Ação Interna

Políticas de Capacitação e Desenvolvimento de Competências da Auditoria Interna

Levantar as necessidades de capacitação dos servidores da Auditoria Interna (inclusive com afastamento), considerando o interesse institucional e a disponibilidade orçamentária. Elaborar proposta do Levantamento de Necessidades de Capacitação (LNC) e do Plano Anual de Capacitação da Auditoria Interna para 2025.

Obrigação Normativa

Obrigação prevista no AMD 79, 2020, Art. 11 e Art. 10 XI do Estatuto da Auditoria Interna

120

AG05

Ação Interna

Gerenciamento de Recursos da Auditoria Interna

Revisar o Universo de Auditoria; Metodologia de priorização dos objetos de auditoria; Selecionar os trabalhos com base nos fatores de risco, de forma que a AUDIT concentre seus trabalhos nos objetos de auditoria mais relevantes, com maior exposição a ameaças que possam afetar o alcance dos objetivos da CLDF e que apresentem maior oportunidade de melhoria.

Obrigação Normativa

Obrigação prevista na Resolução nº 34, de 1991 e Art. 10, I do Estatuto da Auditoria Interna.

240

AG06

Ação Interna

Planejamento da Unidade de Auditoria Interna

Elaborar o PAINT e submetê-lo à aprovação; Elaborar e acompanhar atividades do Plano Setorial.

Obrigação Normativa

Obrigação prevista na Resolução nº 34, de 1991 e Art. 10, I do Estatuto da Auditoria Interna.

120

AG07

Ação Interna

Comunicação dos Resultados da  Auditoria Interna

Apresentar, no Relatório Anual de Atividades da Auditoria Interna (RAINT), os resultados dos trabalhos realizados no exercício.

Obrigação Normativa

Obrigação prevista na Resolução nº 34, de 1991; e Art. 10, XIX do Estatuto da Auditoria Interna.

120

 

PARTE B - SUPERVISÃO

 

ID da Ação

Dimensão

Ação

Objetivo da Ação

Origem da Demanda

Observação/Justificativa

HH

AS01

Ação Interna

Supervisão do Trabalho de Auditoria

Supervisionar os serviços de avaliação e consultoria com a finalidade de assegurar a conclusão dos objetivos, a qualidade dos produtos e a consistência das opiniões emitidas.

Obrigação Normativa

Obrigação prevista na Resolução nº 34, de 1991; e Art. 13, II do Estatuto da Auditoria Interna.

240

 

PARTE C - MONITORAMENTO

 

ID da Ação

Dimensão

Ação

Objetivo da Ação

Origem da Demanda

Observação/Justificativa

HH

AI01

Ação Interna

Monitoramento das Recomendações Internas e Externas

Monitorar as recomendações e as determinações exaradas pela AUDIT e pelo TCDF e informar às unidades auditadas acerca dos procedimentos e prazos acordados.

Obrigação Normativa

Obrigação prevista na Resolução nº 34, de 1991; e Art. 10, VI do Estatuto da Auditoria Interna.

540

 

PARTE D - QUALIDADE

 

ID da Ação

Dimensão

Ação

Objetivo da Ação

Origem da Demanda

Observação/Justificativa

HH

AI01

Ação Interna

Avaliação e Melhoria da Qualidade da Auditoria Interna

Elaborar o Programa de Garantia de Qualidade e Melhoria (PGQM) de acordo com o Internal Audit Capability Model (IA-CM) do Instituto dos Auditores Internos (IIA).

Planejamento Estratégico

Resolução nº 34, de 1991; e AMD 66/2023 Ação Estratégica 8.3.10.

480

 

anexo III

Com a finalidade de desenvolver o mapeamento das competências profissionais dos servidores lotados na Auditoria Interna, bem como propiciar a melhoria na qualidade dos serviços prestados na área de auditoria interna, o Plano de Capacitação da Auditoria Interna (PCA) de 2025 adota como estrutura o Framework de Competências de Auditoria Interna do The IIA.

Segundo essa estrutura, as competências necessárias ao auditor interno são divididas em quatro trilhas distintas:

Profissionalismo: competências necessárias para demonstrar a autoridade, credibilidade e conduta ética essenciais a uma atividade de auditoria interna de valor.

Desempenho: competências necessárias para planejar e executar trabalhos de auditoria interna em conformidade com as Normas.

Ambiente: competências necessárias para identificar e tratar os riscos específicos em que a organização opera.

Liderança e comunicação: competências necessárias para oferecer direção estratégica, comunicar-se com eficácia, manter relacionamentos e gerenciar a equipe e os processos de auditoria interna.

A partir de então essas trilhas são desdobradas em 22 áreas principais de conhecimento que são descritas pelos conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias à expressão da competência associada.

Por fim, a avaliação da proficiência de cada área de conhecimento se dá em três níveis: consciência geral, conhecimento aplicado e especialista.

As capacitações abaixo elencadas integram o Plano de Capacitação da Auditoria Interna Exercício de 2025 em seu Anexo I conforme documento SEI Nº 1423786.

 

TRILHA PROFISSIONALISMO

Área de Conhecimento

Ação de Capacitação

Nível de Proficiência

Instituição Promotora

Missão de auditoria interna

Novo IPPF - Conceito, prática e abordagem para implementação

Consciência geral

IIA

Estatuto da Auditoria Interna da Câmara Legislativa do Distrito Federal (AMD 122/2022)

Consciência geral

CLDF

Audi 1

Conhecimento aplicado

IIA

CIA - Parte 1: Princípios da Auditoria Interna

Especialista

IIA

Estatuto de auditoria interna

Novo IPPF - Conceito, prática e abordagem para implementação

Consciência geral

IIA

Estatuto da Auditoria Interna da Câmara Legislativa do Distrito Federal (AMD 122/2022)

Consciência geral

CLDF

Audi 1

Conhecimento aplicado

IIA

CIA - Parte 1: Princípios da Auditoria Interna

Especialista

IIA

Independência organizacional

Novo IPPF - Conceito, prática e abordagem para implementação

Consciência geral

IIA

Estatuto da Auditoria Interna da Câmara Legislativa do Distrito Federal (AMD 122/2022)

Consciência geral

CLDF

Audi 1

Conhecimento aplicado

IIA

CIA - Parte 1: Princípios da Auditoria Interna

Especialista

IIA

Objetividade individual

Novo IPPF - Conceito, prática e abordagem para implementação

Consciência geral

IIA

Estatuto da Auditoria Interna da Câmara Legislativa do Distrito Federal (AMD 122/2022)

Consciência geral

CLDF

Audi 1

Conhecimento aplicado

IIA

Ética e Serviço Público

Conhecimento aplicado

EVG

CIA - Parte 1: Princípios da Auditoria Interna

Especialista

IIA

Comportamento ético

Novo IPPF - Conceito, prática e abordagem para implementação

Consciência geral

IIA

Estatuto da Auditoria Interna da Câmara Legislativa do Distrito Federal (AMD 122/2022)

Consciência geral

CLDF

Código de Ética do The IIA (Guia de Implantação)

Consciência geral

IIA

Práticas de Compliance e Ética para Auditores

Consciência geral

IIA

Ética e Serviço Público

Conhecimento aplicado

EVG

Audi 1

Conhecimento aplicado

IIA

CIA - Parte 1: Princípios da Auditoria Interna

Especialista

IIA

Zelo profissional devido

Novo IPPF - Conceito, prática e abordagem para implementação

Consciência geral

IIA

Estatuto da Auditoria Interna da Câmara Legislativa do Distrito Federal (AMD 122/2022)

Consciência geral

CLDF

Produtividade

Consciência geral

Alura

Audi 1

Conhecimento aplicado

IIA

Habilidades de Resolução de Problemas

Conhecimento aplicado

EGV

CIA - Parte 1: Princípios da Auditoria Interna

Especialista

IIA

Desenvolvimento profissional

Novo IPPF - Conceito, prática e abordagem para implementação

Consciência geral

IIA

Estatuto da Auditoria Interna da Câmara Legislativa do Distrito Federal (AMD 122/2022)

Consciência geral

CLDF

Participação de Servidores no CONBRAI

Consciência geral

IIA

Autoconhecimento e Motivação

Consciência geral

EGV

Audi 1

Conhecimento aplicado

IIA

Especialização em Auditoria - Pós-graduação/MBA

Especialista

-

CIA - Parte 1: Princípios da Auditoria Interna

Especialista

IIA

 

TRILHA DESEMPENHO

Área de Conhecimento

Ação de Capacitação

Nível de Proficiência

Instituição Promotora

Governança organizacional

Novo Modelo das Três Linhas

Consciência geral

IIA

Formação Governança Corporativa

Consciência geral

Alura

Auditoria e Controle Para Estatais

Consciência geral

EGV

Introdução à Gestão de Processos

Consciência geral

EGV

Introdução à Gestão de Projetos

Consciência geral

EGV

Auditoria Interna Assessorando os Órgãos de Governança

Conhecimento aplicado

IIA

Audi 1

Consciência aplicado

IIA

CIA - Parte 1: Princípios da Auditoria Interna

Especialista

IIA

Fraude

Fraudes em Licitações

Consciência geral

EGP

Admissibilidade Correcional

Consciência geral

EVG

Implantando o Programa de Integridade e Compliance no Setor Público

Conhecimento aplicado

IIA

PNPC - Prevenção à Corrupção. Controles Preventivos

Conhecimento aplicado

ISC-TCU

Audi 1

Conhecimento aplicado

IIA

FRAUD

Conhecimento aplicado

IIA

Investigação de Fraudes corporativas

Especialista

IIA

CIA - Parte 1: Princípios da Auditoria Interna

Especialista

IIA

Gerenciamento de riscos

COSO ERM

Consciência geral

IIA

Introdução à Gestão de Riscos

Consciência geral

EVG

Gestão de Riscos no Setor Público

Consciência geral

EVG

Gestão de Riscos em Processos de Trabalho

Consciência geral

EVG

Formação COBIT 2019

Consciência geral

Alura

Auditoria Baseada em Risco - Etapa II

Conhecimento aplicado

ISC-TCU

Audi 1

Conhecimento aplicado

IIA

Certificado COSO ERM

Especialista

IIA

CIA - Parte 1: Princípios da Auditoria Interna

Especialista

IIA

Controle interno

COSO ICIF

Consciência geral

IIA

Controles na Administração Pública

Consciência geral

EVG

Controle em 5 Dimensões

Consciência geral

EVG

Introdução ao Controle Interno

Consciência geral

Saberes

Autoavaliação de Controles AAC

Conhecimento aplicado

IIA

Controles na Administração Pública

Conhecimento aplicado

ISC-TCU

Audi 1

Conhecimento aplicado

IIA

CIA - Parte 1: Princípios da Auditoria Interna

Especialista

IIA

Planejamento do trabalho

Manual de orientações técnicas da atividade de auditoria interna governamental do poder executivo federal

Consciência geral

CGU

Audi 2

Conhecimento aplicado

IIA

Auditoria Operacional

Conhecimento aplicado

ISC-TCU

Auditoria Baseada em Risco - Etapa I

Conhecimento aplicado

ISC-TCU

Mapeamento de Processos de Trabalho com BPMN e Bizagi

Conhecimento aplicado

ISC-TCU

CIA - Parte 2: Prática de Auditoria Interna

Especialista

IIA

Trabalho de campo

Manual de orientações técnicas da atividade de auditoria interna governamental do poder executivo federal

Consciência geral

CGU

Audi 2

Consciência geral

IIA

Papéis de Trabalho em Auditoria Interna Governamental

Consciência geral

EGV

Técnicas de Auditoria Interna Governamental

Consciência geral

EGV

Auditoria Operacional

Conhecimento aplicado

ISC-TCU

Auditoria Baseada em Risco - Etapa I

Conhecimento aplicado

ISC-TCU

Consultoria em Auditoria

Conhecimento aplicado

3RCapacita

CIA - Parte 2: Prática de Auditoria Interna

Especialista

IIA

Resultados do trabalho

Manual de orientações técnicas da atividade de auditoria interna governamental do poder executivo federal

Consciência geral

CGU

Elaboração de Relatórios de Auditoria

Consciência geral

EGV

Auditoria Operacional

Conhecimento aplicado

ISC-TCU

Auditoria Baseada em Risco - Etapa I

Conhecimento aplicado

ISC-TCU

Audi 2

Conhecimento aplicado

IIA

CIA - Parte 2: Prática de Auditoria Interna

Especialista

IIA

 

TRILHA AMBIENTE

Área de Conhecimento

Ação de Capacitação

Nível de Proficiência

Instituição Promotora

Planejamento e gestão estratégicos organizacionais

Auditando a cultura organizacional

Conhecimento aplicado

IIA

Auditando a Gestão de Riscos Corporativos (GRC)

Conhecimento aplicado

IIA

CIA - Parte 3 - Conhecimento de negócios para a auditoria interna

Especialista

IIA

Processos comuns de negócios

LGPD à Luz da Auditoria Interna

Conhecimento aplicado

IIA

Auditoria nas Contas Anuais - Financeira Integrada com Conformidade

Conhecimento aplicado

ISC-TCU

Orientações sobre Instauração de Tomada de Contas Especial

Conhecimento aplicado

TCU-YouTube

Sistema Eletrônico de Informações - SEI! ADMINISTRAR

Conhecimento aplicado

EVG

Praticando a Compra Pública: ETP e TR

Conhecimento aplicado

Enap

Formação Executiva em Auditoria de Serviços e Sistemas de Saúde

Especialista

FGV

Responsabilidade social e sustentabilidade

Sustentabilidade na Administração Pública

Consciência geral

EVG

Auditoria de critérios ESG

Conhecimento aplicado

IIA

Tecnologia da informação

AUDI TI

Consciência geral

IIA

Auditoria 4.0

Consciência geral

IIA

Formação Data Science

Conhecimento aplicado

Alura

Data Analytics

Conhecimento aplicado

IIA

Python para análise de dados

Conhecimento aplicado

CNJ

FCY - Fundamentos de cibersegurança

Conhecimento aplicado

IIA

CIA - Parte 3 - Conhecimento de negócios para a auditoria interna

Especialista

IIA

Contabilidade e finanças

Conceitos básicos de contabilidade

Consciência geral

IIA

Contabilidade pública e conformidade na gestão

Consciência geral

EGV

Contabilidade com Foco na Gestão do Orçamento Público

Consciência geral

EGV

Contabilidade com foco na gestão da informação contábil

Consciência geral

EGV

Contabilidade com Foco na Gestão do Patrimônio Público

Consciência geral

EGV

Normas Internacionais de Auditoria Financeira – NIA

Consciência geral

EGV

AFA - Auditoria Financeira para Auditores Internos

Conhecimento aplicado

IIA

 

TRILHA LIDERANÇA E COMUNICAÇÃO

Área de Conhecimento

Ação de Capacitação

Nível de Proficiência

Instituição Promotora

Planejamento e gestão estratégicos da auditoria interna

Management 3.0

Consciência geral

Alura

Liderança e Gestão de Equipes

Consciência geral

EGV

Ferramentas para Gerente de Auditoria

Conhecimento aplicado

IIA

CIA - Parte 3 - Conhecimento de negócios para a auditoria interna

Especialista

IIA

Planejamento de auditoria e coordenação de esforços de avaliação

Feedback

Consciência geral

Alura

Orientações para supervisão de Auditoria

Consciência geral

TCU

Ferramentas para Gerente de Auditoria

Conhecimento aplicado

IIA

Ágil para auditoria interna

Conhecimento aplicado

IIA

Planejamento de Auditoria Baseado em Riscos

Conhecimento aplicado

TCU

Programa de Avaliação e Melhoria da Qualidade

Curso Auditoria Interna na Perspectiva Governamental e a Ferramenta de Maturidade IA-CM

Conhecimento aplicado

EAD/CGU

IA-CM - ONLINE

Especialista

IIA

Comunicação

Comunicação Escrita

Conhecimento aplicado

EGV

Ferramentas para Gerente de Auditoria

Conhecimento aplicado

IIA

Report

Conhecimento aplicado

IIA

 

 

ANEXO Iv

RESUMO EXECUTIVO POR MODALIDADE DE AÇÃO

Atividades Plano Anual de Auditoria Interna

Horas Programadas

Avaliação

3100

1

Desempenho das Práticas e Polítias de Comunicação Interna

900

2

Conformidade das demonstrações contábeis da CLDF/Fascal

900

3

Conformidade da folha de pagamentos dos servidores da CLDF

900

4

Avaliação dos demonstrativos trimestrais de gastos com publicidade da CLDF

400

Consultoria

400

5

Implantação da Gestão de Riscos Estratégicos

200

6

Implantação da Gestão por Competências

200

Avaliação Mandatória

900

7

Análise dos Atos de Admissão e Concessão de Aposentadoria

200

8

Análises de Despesas de Exercícios Anteriores

300

9

Processamento das Contas Anuais

200

10

Processamento de Tomadas de Contas Especiais

200

Avaliação por Demanda Externa

200

11

Levantamento de Informações Para Órgãos de Controle Interno ou Externo

200

Gestão

2720

12

Gerenciamento da Atividade de Auditoria Interna

1000

13

Suporte à gestão da Auditoria Interna

120

14

Políticas e Procedimentos da Auditoria Interna

1000

15

Políticas de Capacitação e Desenvolvimento de Competências da Auditoria Interna

120

16

Gerenciamento de Recursos da Auditoria Interna

240

17

Planejamento da Unidade de Auditoria Interna

120

18

Comunicação dos Resultados da Auditoria Interna

120

Supervisão

240

19

Supervisão do Trabalho de Auditoria

240

Monitoramento

540

20

Monitoramento das Recomendações Internas e Externas

540

Qualidade

480

21

Avaliação e Melhoria da Qualidade da Auditoria Interna

480

Capacitação

360

22

Proficiência e Desenvolvimento Profissional Contínuo

360

Demandas Extraordinárias 

1290

23

Reserva Técnica

1290

TOTAL

10.230 HORAS

 

Na tabela a seguir, encontram-se demonstrados os percentuais de alocação das Horas-Homem (HH) para cada dimensão de atuação:

 

Dimensões

 

% de HH alocado

Quantitativo de HH alocado

Serviços de Auditoria

44,97%

4.600

Ações Internas

38,91%

3.980

Capacitação

3,52%

360

Reserva Técnica

12,61%

1.290

 


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Documento assinado eletronicamente por ANTONIO VICTOR SCHRAMM FONSECA - Matr. 23401, Chefe do Núcleo de Planejamento e Qualidade da Auditoria Interna, em 08/08/2025, às 16:47, conforme Art. 30, do Ato da Mesa Diretora n° 51, de 2025, publicado no Diário da Câmara Legislativa do Distrito Federal nº 62, de 27 de março de 2025.


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