Atas - Comissões 1/2024
DCL n° 061, de 26 de março de 2024
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ATA DA 1ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DA COMISSÃO DE TRANSPORTE E MOBILIDADE
URBANA, NA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA DA 9ª LEGISLATURA, EM 28/02/2024
No dia 28 de fevereiro de 2024, às 10 horas e 15 minutos, na Sala das Comissões, com quórum
regimental, o Deputado Max Maciel, declarou aberta a Primeira Reunião Extraordinária do ano de 2024,
presencialmente na Sala Pedro de Souza Duarte, da Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana, que
foi transmitida simultaneamente pela TV Câmara Distrital, e pelo canal do YouTube da TV Web CLDF.
Presencialmente compareceram, além do Presidente, os Deputados Martins Machado e Fábio Félix,
membros titulares da Comissão. O Deputado Max Maciel leu os seguintes Itens da Pauta: Item
1.1. Leitura e aprovação da Ata da 5ª Reunião Ordinária, realizada presencialmente na Sala
Pedro de Souza Duarte em 18 de outubro de 2023. O Presidente questionou se, considerando a
divulgação prévia, poderia ser dispensada a leitura da Ata ou se os demais membros preferiam a leitura
integral. O Presidente e os demais Deputados manifestaram-se pela dispensa da leitura e pela sua
aprovação. O Presidente reputou dispensada a leitura da Ata, dando-a como lida e aprovada
com 3 votos favoráveis e 2 ausências.
Passando às matérias para discussão e votação, o Presidente da Comissão questionou se os
parlamentares julgavam necessária a leitura integral das Indicações ou se poderiam votá-las em bloco,
uma vez que o conteúdo era de conhecimento de todos. Os parlamentares presentes concordaram pela
votação em bloco. Não havendo manifestação em contrário, o Deputado Max Maciel iniciou a apreciação
em bloco as Indicações constantes dos Itens nº 2.1 a 2.101 da Pauta. Não havendo quem quisesse
discutir, iniciou a votação. O Presidente e os demais parlamentares votaram favoravelmente. O
Deputado Max Maciel reputou, então, aprovadas as Indicações constantes dos Itens nº 2.1 a
2.101 da Pauta aprovadas, com 3 votos favoráveis e 2 ausências. O Presidente da Comissão
informou que as indicações constantes nos Itens nº 2.102 a 2.103 eram de sua autoria, e que era
relator dos projetos dos Itens nº 2.104 a 2.105. Por esse motivo, passou a presidência da reunião ao
Deputado Martins Machado. O Vice-Presidente da CTMU assumiu a condução da reunião e questionou
aos demais parlamentares se havia a necessidade de leitura integral das Indicações contidas nos itens
nº 2.102 e 2.103 da pauta ou se a votação poderia ser feita em bloco, uma vez que o conteúdo já havia
sido disponibilizado. Todos concordaram que a votação poderia ser feita em bloco. Iniciou-se a
discussão e, não havendo quem quisesse discutir, a votação. Todos os parlamentares presentes
manifestaram-se favoravelmente. O Deputado Martins Machado considerou as Indicações constantes
dos Itens nº 2.102 a 2.103 da Pauta aprovadas, com 3 votos favoráveis e 2 ausências. O
Vice-Presidente então passou ao Item nº 2.104 da Pauta, o Projeto de Lei nº 202/2023, de autoria da
deputada Paula Belmonte, que “Dispõe sobre a implementação da transparência nas informações sobre
os usuários beneficiários da gratuidade do transporte público coletivo do Distrito Federal, na forma que
especifica”. A Relatoria coube ao Deputado Max Maciel, que realizou a leitura do voto, favorável à
proposição. O Presidente em exercício iniciou a discussão. Não havendo quem quisesse discutir, e sendo
conhecido o voto do relator, abriu o processo de votação. Todos os parlamentares presentes votaram
pela aprovação. O Deputado Martins Machado reputou aprovado o parecer sobre o Item nº 2.104 da
Pauta aprovado, com 3 votos favoráveis e 2 ausências. O Deputado Martins Machado passou ao
Item nº 2.105 da Pauta, o Projeto de Lei nº 423/2023, de autoria do Deputado Iolando, que “Institui
medidas para promoção da segurança viária, redução de acidentes de trânsito e valorização da vida, por
meio do investimento em transporte público, mobilidade ativa, modais não poluentes e adequação da
infraestrutura viária”. O Presidente em exercício passou a palavra ao Relator do projeto, o Deputado
Max Maciel, que se manifestou favoravelmente à proposição. O parecer foi colocado em discussão e,
logo após, em votação. Os demais parlamentares acompanharam o relator. O Presidente em exercício
reputou o parecer sobre o Item nº 2.105 da Pauta aprovado, com 3 votos favoráveis e 2
ausências. O Deputado Pepa chegou às 10h24. O Deputado Martins Machado devolveu a
presidência da comissão ao Deputado Max Maciel, que prosseguiu ao Item nº 2.106 da Pauta: discussão
e votação do parecer ao Projeto de Lei nº 258/2023, de autoria do Deputado Jorge Vianna, que
“Concede gratuidade no transporte público para participantes do Programa Mãe Nutriz, no âmbito da
rede pública de saúde do Distrito Federal”. Passou a palavra ao relator do projeto, Deputado Fábio Félix
que realizou a leitura de seu voto sobre a matéria. O relator opinou pela aprovação do projeto, na forma
do substitutivo que propôs. O parecer foi colocado em discussão e, em seguida, em votação. Os demais
Deputados presentes votaram com o relator. Assim, o Presidente concluiu pela aprovação, na forma
do substitutivo apresentado, do parecer sobre o Item nº 2.106 da Pauta, com 4 votos
favoráveis e 1 ausência. Passou-se então ao Item nº 2.107 da Pauta, o parecer ao Projeto de Lei nº
372/2023, de autoria do Deputado Thiago Manzoni, que “Institui o Estatuto de Defesa do Usuário dos
Órgãos de Trânsito do Distrito Federal”. A relatoria coube ao Deputado Martins Machado, que se
manifestou de forma favorável ao projeto. O Deputado Max Maciel iniciou a discussão e em seguida a
votação sobre o Item. Os demais Deputados presentes também votaram pela aprovação. Dessa forma,
o Presidente considerou aprovado o parecer sobre o Item nº 2.107 da Pauta, com 4 votos
favoráveis e 1 ausência. Passou-se então ao Item nº 2.108: discussão e votação do parecer ao
Projeto de Lei nº 546/2023, de autoria do Deputado Roosevelt Vilela, que “Institui o Programa “Elas no
trânsito”, destinado à promoção e fortalecimento de motoristas e usuárias mulheres no STIP/DF”. O
relator, Deputado Martins Machado, emitiu seu parecer, que foi favorável à matéria. O Presidente da
CTMU colocou a temática em discussão e, a seguir, em votação. Os Deputados presentes manifestaram-
se, também, pela aprovação do projeto. Logo, o Presidente da Comissão declarou o parecer do Item nº
2.108 aprovado, com 4 votos favoráveis e 1 ausência. Deu-se prosseguimento à pauta com o
Item nº 2.109: discussão e votação do parecer ao Projeto de Lei nº 679/2023, de autoria do Deputado
João Cardoso, que “Altera a Lei nº 5.323, de 17 de março de 2014, que “Dispõe sobre a prestação do
serviço de táxi no Distrito Federal e dá outras providências” para aumentar a idade máxima dos veículos
que podem ser usados no serviço de táxi”. A relatoria da matéria coube ao Deputado Martins Machado,
que emitiu parecer favorável. Iniciou-se a discussão e em seguida a votação do Item. Todos
manifestaram-se de maneira favorável. O Presidente da Comissão justificou seu voto afirmando que se
baseou na isonomia, pois os projetos de aplicativos já estabelecem 10 anos. Opinou que seria justo
também para os táxis e que era importante ressaltar que, no futuro, os táxis e todos os veículos de
aplicativo deverão estar com as manutenções regulares em dia, para evitar qualquer tipo de incidente. O
Presidente da Comissão declarou o parecer do Item nº 2.109 aprovado, com 4 votos favoráveis e
1 ausência. O parlamentar passou ao Item 2.110 da Pauta: discussão e votação do parecer ao Projeto
de Lei nº 715/2023, de autoria do Deputado Pastor Daniel de Castro, que “Dispõe sobre a
Regulamentação do Tempo de Permanência de Veículos de Carga nos Pátios de Fiscalização do Governo
do Distrito Federal”. A relatoria coube ao Deputado Martins Machado, cujo voto foi favorável ao projeto
de lei. O Presidente da Comissão iniciou a discussão e, em seguida, a votação. Todos os parlamentares
presentes acompanharam o relator. O Deputado Max Maciel declarou o parecer do Item nº 2.110
aprovado, com 4 votos favoráveis e 1 ausência. O Presidente procedeu ao exame do Item nº
2.111: discussão e votação do parecer ao Projeto de Lei nº 145/2019, de autoria do Deputado Roosevelt
Vilela, que “Acrescenta dispositivo à Lei nº 5.691 de 2 de agosto de 2016 que "Dispõe sobre a
regulamentação de prestação do Serviço de Transporte Individual Privado de Passageiros Baseado em
Tecnologia de Comunicação em Rede no Distrito Federal e dá outras providências." O relator, Deputado
Pepa, emitiu parecer favorável sobre a matéria. O Presidente, Deputado Max Maciel, iniciou a discussão
sobre o projeto. O Deputado Martins Machado pediu a palavra, que lhe foi concedida. O parlamentar
parabenizou o autor do projeto, o Deputado Roosevelt, pois este está enxergando o futuro. Opinou o
parlamentar que é algo que futuramente vai acontecer, haverá um maior número de usuários de
bicicleta e que por isso, tem de haver acesso à tecnologia. O Presidente da Comissão agradeceu ao
Deputado Martins Machado e, não havendo mais quem quisesse discutir, prosseguiu à votação. Todos
os parlamentares presentes acompanharam o relator. O Deputado Max Maciel declarou o parecer
do Item nº 2.111 aprovado, com 4 votos favoráveis e 1 ausência. Passou então ao Item nº
2.112: discussão e votação do parecer ao Projeto de Lei nº 2.694/2022, de autoria do Deputado
Roosevelt Vilela, que “Dispõe sobre a obrigatoriedade de aceitação de convênios médicos e outras
formas de pagamento nos serviços prestados pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal –
DETRAN/DF, empresas e clínicas conveniadas, e dá outras providências”. O Deputado Pepa, a quem
competiu a relatoria, emitiu parecer favorável sobre a matéria. O Deputado Max Maciel parabenizou o
relator, iniciando a discussão e votação sobre o parecer ao Projeto de Lei nº 2.694/2022. Todos os
parlamentares presentes acompanharam o relator. O Deputado Max Maciel declarou o parecer do
Item nº 2.112 aprovado, com 4 votos favoráveis e 1 ausência. Passou-se então ao Item nº
2.113: discussão e votação do parecer ao Projeto de Lei nº 357/2023, de autoria do Deputado Roosevelt
Vilela, que “Dispõe sobre a obrigação de instalação de banheiros públicos nas estações da Companhia
do Metropolitano do Distrito Federal – Metrô-DF”. O Deputado Fábio Félix sinalizou ao Presidente uma
questão de ordem e afirmou que aquela era uma matéria um pouco mais complexa e que,
intuitivamente, todos são favoráveis à instalação de banheiros nas estações de metrô. Mas houve uma
série de problemas de segurança relacionados à instalação de banheiros; então, na construção de novas
estações, isso acabou não sendo feito, por conta de atentados terroristas, abandono de mochilas, uma
série de questões que aconteceram no mundo inteiro. Continuou o Deputado aduzindo que, obviamente,
o Brasil não é palco desse processo, mas existe todo um protocolo de segurança em relação a esse
tema. Então, intuitivamente, todos são favoráveis, e algumas estações de metrô no mundo, inclusive,
têm instalado banheiros na área externa do metrô, mas, existe hoje um protocolo de segurança
internacional que não recomenda a instalação dentro da estação. Opinou que essa é uma questão
controversa, e que a população demanda a instalação de banheiros internos nas estações de metrô, mas
é uma preocupação que se deve ter. Disse ainda que acha que valeria discutir o texto do relator para
abrir a possibilidade de que fosse instalado na área externa. O parlamentar pediu vistas do projeto de
lei, para que pudesse discutir tanto com o relator quanto com o autor da proposição, só para adequar
ao protocolo de segurança internacional, que já é adotado na malha metroviária. O Presidente da
Comissão então declarou que, de acordo com o pedido de vistas do Deputado Fábio Félix, retiraria de
pauta o Projeto de Lei nº 357/2023 e o colocaria em oportuna Ordem do Dia, em nova reunião
ordinária da comissão. O Deputado Pepa realizou uma retificação, informando que o Projeto de Lei nº
2.694 não é de 2023, mas de 2022. O Presidente informou que, considerando que o projeto de lei
listado no Item nº 2.114 trazia uma proposição de sua relatoria e de autoria do Vice-Presidente da
Comissão, Deputado Martins Machado, passaria a condução da reunião ao Deputado Fábio Félix. O
parlamentar assumiu a presidência da reunião e passou ao Item nº 2.114 da Pauta: discussão e votação
do parecer ao Projeto de Lei nº 2.048/2021, de autoria do Deputado Martins Machado, que “Cria o
programa de incentivo a utilização do Sistema de Transporte Público Coletivo do Distrito Federal –
STPC/DF e dá outras providências”. O Presidente em exercício solicitou ao relator, Deputado Max Maciel,
que emitisse parecer sobre a matéria. O parlamentar fez a leitura de seu voto, que foi favorável à
proposição. O Presidente iniciou a discussão e, em seguida, a votação. Todos os Deputados presentes
manifestaram-se favoravelmente. O Deputado Fábio Félix declarou o parecer sobre o Item nº 2.114
aprovado, com 4 votos favoráveis e 1 ausência. O parlamentar devolveu a presidência ao
Deputado Max Maciel, que prosseguiu ao Item nº 2.115 da Pauta: a proposta para aprovação do
calendário de reuniões ordinárias da comissão a serem realizadas no ano de 2024. Tendo em vista que a
referida proposta foi previamente disponibilizada para análise de todos, o Presidente perguntou se
estavam de acordo com o calendário anual de reuniões. Os demais parlamentares informaram estar de
acordo com a proposta e o Presidente reputou aprovado o calendário de reuniões de 2024,
com 4 votos favoráveis e 1 ausência. O Deputado informou, ainda, que o calendário tão logo estaria
disponível no site da Câmara Legislativa para que todos pudessem ter acesso. Passou então aos
comunicados e abriu espaço para os demais, caso tivessem comunicados a fazer. O Deputado Fábio
Félix solicitou o uso da palavra, que lhe foi concedido. O parlamentar opinou que, ao longo de 2023, a
comissão foi fundamental para vistorias, visitas e acompanhamento do sistema de transporte público
coletivo do Distrito Federal. Parabenizou o trabalho do Presidente e afirmou que está na segunda
legislatura, aprendendo em relação ao tema, e viu que a comissão deu um salto de qualidade muito
grande com a condução ao longo de 2023. O parlamentar sugeriu que, dada a gravidade e a urgência
do tema do aumento da tarifa do transporte no Entorno autorizada pela ANTT, com um cálculo que é
absolutamente desproporcional com respeito à dignidade humana, ao direito à mobilidade, ao direito ao
transporte, fosse marcada uma agenda da Comissão, demonstrando a preocupação do Distrito Federal
com o tema, na ANTT. O parlamentar opinou também que poderia ser uma agenda convidando outros
parlamentares, o Presidente da Câmara Legislativa, para que pudessem politicamente demonstrar a
insatisfação com a autorização desse aumento e com a forma como o cálculo é realizado. O Deputado
Max Maciel agradeceu ao Deputado Fábio Félix e afirmou que o sucesso da comissão não seria possível
sem a presença e a participação dos demais Deputados, que deram as condições de realizar tudo o que
foi possível no ano de 2023. O Deputado Pepa solicitou o uso da palavra, que lhe foi concedido. O
parlamentar disse que fazia suas as palavras do Deputado Fábio Félix em relação ao elogio à presidência
da comissão. Aduziu também que tem acompanhado o empenho e a dedicação do Presidente ao tema.
O mesmo parlamentar opinou que, quanto à questão das passagens de ônibus do Entorno, a ANTT
precisa ter um conhecimento um pouco maior sobre o Entorno do Distrito Federal, a pobreza do Entorno
do Distrito Federal, o que acontece no Entorno do Distrito Federal, a necessidade, a dependência de
emprego na capital. Questionou quantos não serão mais empregados no Distrito Federal devido ao
aumento de passagem. Disse que isso tudo tem que ser levado em conta, e que a comissão tem um
papel fundamental. Disse ainda que, apesar de o tema ser nacional, é preciso, de fato, marcar território,
mostrar a indignação quanto a esse aumento. Informou que no dia anterior tinha ido à rodoviária de
Planaltina de Goiás, justamente para ouvir opiniões, que não são boas; disse que a necessidade dessas
pessoas é alta, e que poucos vão usufruir do salário que recebem. O Presidente da Comissão então
concedeu a palavra ao Deputado Martins Machado. O parlamentar destacou, mais uma vez, a
importância da Comissão. Opinou que só os projetos que foram votados naquele dia já comprovavam
como a Comissão cresceu, tornou-se mais relevante, mais participativa. Disse que, embora não
participasse daquela Comissão outrora, eram muito raros os projetos de lei referentes à Comissão de
Transporte. Inferiu que isso é muito importante. Sobre o aumento das passagens no Entorno, informou
que a Paula, Secretária do Entorno, iria falar com ele. Disse que esta é uma Secretaria que tem que ter
relevância também, tem que ter sua importância. Informou que, assim que a Secretária viesse,
comunicaria dia e horário, para que todos pudessem falar com ela também. O Deputado Max Maciel
agradeceu aos Deputados Martins Machado e Pepa. Desejou um bom ano de trabalho na comissão e
agradeceu à equipe de 2023, Adriana e Olga; e à equipe de 2024, Fernanda e Rúbia, compondo o novo
quadro de assessoria da comissão, e Fernando, Odair e Thainá, que já estavam. Disse que sempre
agradece à assessoria, à parte técnica, pelo suporte ao trabalho. Disse que acolheria a proposta do
Deputado Fábio Félix, e que iria marcar novamente com a ANTT e também com o GT criado entre a
União e Goiás, pois acha importante o Estado de Goiás estar nesse debate também. Fechando os
comunicados, informou que, no dia 23 de janeiro deste ano, realizou uma visita à cidade de Luziânia,
para conhecer mais uma experiência de tarifa zero, e conversou com o superintendente municipal de
trânsito da cidade, Marcelo Lemos. Disse que o relatório já estava disponível no sistema, e que também
já havia sido compartilhado com os gabinetes dos demais parlamentares. Informou que, para quem
quisesse saber como foi a experiência da visita à Luziânia e como está sendo implementado o tarifa zero
lá, havia um pouco desse relato, do impacto, do custo e de como a cidade tem recebido. Informou o
parlamentar que, em 2024, já haviam emitido 38 ofícios, dentre eles, questionamentos à SEMOB sobre a
renovação de frotas das concessionárias de ônibus e sobre o Refis de 2023 promovido pelo DF,
especialmente acerca do elevado desconto concedido às empresas concessionárias. Foram 130 milhões
de reais de desconto para as empresas, que foi dado sobre o valor principal das multas e não sobre a
multa e os juros das multas. Foi essa a interpretação da Secretaria de Mobilidade e da Secretaria de
Economia. Agora, estavam solicitando que a Secretaria de Economia informasse o que balizou, de fato,
esse chamado “descontaço”. Comunicou também acerca da renovação de frotas, afirmando que é
importante dizer que a Marechal ainda não apresentou o calendário, cujo prazo é o mês de março.
Informou ainda que, depois de aprovado o calendário, havia o prazo de 6 meses para a empresa
apresentar o comprovante de compra e o prazo de mais 6 meses para os ônibus chegarem. Opinou que
isso é um absurdo, porque a empresa tinha 10 anos para renovar a frota e não renovou. Por mais 1
ano, a Marechal vai rodar com 70% da sua frota sem renovação. O Deputado disse que vistoriou e
acompanhou a empresa, que sabe das dificuldades da bacia, sobretudo do alto número de obras que
impactam a mobilidade e o acesso, mas a qualidade dos veículos é muito ruim, quebram muito – o que
faz com que as pessoas não tenham qualidade no sistema. Por isso, pede o mínimo estabelecido em
contrato: que a Marechal garanta a renovação da frota. Disse ainda que também questionou o Ministério
Público e o PROCON acerca do aumento das passagens na região do Entorno.
O Presidente agradeceu às intérpretes de Libras, Daniela e Patrícia; aos colaboradores da copa, da
limpeza, da TV Câmara Distrital, do Setor de Apoio ao Plenário, da Polícia Legislativa, à parte técnica da
comissão e a todos os demais colaboradores que contribuíram para o sucesso da reunião. Agradeceu,
também, às autoridades e aos demais convidados, aos Deputados, que honraram a Câmara Legislativa
do Distrito Federal com as suas presenças.
Havendo cumprido a pauta e nada mais havendo a tratar, o Presidente declarou encerrada a 1ª Reunião
Extraordinária da Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana às 10 horas e 58 minutos.
Eu, Fernanda Azevedo, Secretária da CTMU, lavro esta presente ata que, após lida e aprovada pelos
senhores membros, será assinada pelo Presidente, Deputado Max Maciel, e encaminhada para
publicação.
MAX MACIEL
Presidente da Comissão da Transporte e Mobilidade Urbana
Documento assinado eletronicamente por MAX MACIEL CAVALCANTI - Matr. 00168, Deputado(a)
Distrital, em 22/03/2024, às 16:49, conforme Art. 22, do Ato do Vice-Presidente n° 08, de 2019, publicado no
Diário da Câmara Legislativa do Distrito Federal nº 214, de 14 de outubro de 2019.
A autenticidade do documento pode ser conferida no site:
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