(Autoria: Deputado ROBÉRIO NEGREIROS)
Requer a realização de Sessão Solene em comemoração ao “Aniversário da Fercal”.
Exmo. Senhor Presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal:
Nos termos do artigo 145, inciso V do Regimento Interno desta Casa, requeiro a realização de Sessão Solene no dia 08 de setembro de 2022, às 10 horas, em local externo, em comemoração ao “Aniversário da Fercal”.
JUSTIFICATIVA
A Comunidade da Fercal nasceu em meados de 1956, mas foi em 1961, a partir da autorização do então Presidente do Brasil à época, Juscelino Kubitschek, para Manoel Demóstenes instalar uma mineradora, a Sociedade Fertilizantes Calcáreos Ltda. (Fercal), na então denominada Fazenda Sobradinho, pertencente ao município de Planaltina, em Goiás, (a Fazenda Sobradinho teve vários donos e já existia em 1854) que a região teve maior crescimento. Com a instalação dessa mineradora na região, teve-se a oferta de emprego como atrativo para pessoas que vinham de todas as regiões do país, principalmente da região nordeste, povoando-a e dando-lhe o nome da mineradora.
Atualmente, é a maior região geradora de impostos de todo o Distrito Federal, oriundos das grandes empresas produtoras de cimento, usinas de asfalto e derivados, instaladas em nossa região, e que priorizam a mão-de-obra dos moradores das comunidades da Grande Fercal, contribuindo para a diminuição do desemprego na Região.
Assim, a Fercal, é a 1ª Cidade Operária do Distrito Federal, considerando a sua existência em função das grandes e pequenas empresas instaladas.
A Fercal é formada por 14 comunidades habitacionais, sendo elas: Rua do Mato, Bananal, Engenho Velho, Alto Bela Vista, Fercal Leste, Fercal Oeste, Boa Vista, Caatingueiro, Ribeirão, Queima Lençol, Loberal, PA Contagem, Córrego do Ouro e Sonhém de Cima.
Segundo estudos realizados pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), em 2013, a região possuía uma população urbana de cerca de 8.536 habitantes. Tem como característica principal possuir moradores de longa data, onde a maioria dos habitantes conhecem uns aos outros. É também, um dos únicos lugares do Distrito Federal que mais da metade dos moradores trabalham na própria região.
A cidade tornou-se a 31ª Região Administrativa, por meio da Lei nº 4.745, de 29.01.2012 e completa, nesse ano de 2022, seus 10 anos de criação e seus 66 anos de existência.
Contamos, assim, com o apoio dos nobres Deputados para a aprovação deste requerimento, em reconhecimento ao tema ora tratado.
Sala das Sessões, de agosto de 2022.
deputado robério negreiros
PSD/DF