(Autoria: Deputada Jaqueline Silva)
Requer a realização de Audiência Pública para discutir sobre "Ações de Fomento aos setores econômicos do DF: turismo náutico, malharias e produtos de cultivo de valor agregado voltados ao mercado gourmet”, a realizar-se no dia 05 de setembro de 2022, às 19h, no Plenário.
Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal,
Nos termos do art. 124, inciso IV combinado com o art. 145, inciso V, do Regimento Interno desta Casa Legislativa, requeiro a Vossa Excelência, a realização de Audiência Pública Ações de fomento aos setores econômicos do DF: turismo náutico, malharias e produtos de cultivo de valor agregado voltados ao mercado gourmet para dialogar e reconhecer a estrutura de cada aglomerado, visando a construção de medidas que estimulem a integração entre médios e pequenos produtores ao dinamismo econômico local, ao fomento do desenvolvimento local, gerando emprego e renda, a realizar-se no dia 05 de setembro de 2022, às 19h, no Plenário.
JUSTIFICAÇÃO
A presente ação reconhece a necessidade de somar esforços em busca do desenvolvimento econômico do DF, a partir da articulação entre órgãos do governo e sociedade civil , com vistas à elaboração de uma estratégia de atuação conjunta, que vise conhecer e promovem um diálogo com os atores que compõem os setores do turismo náutico, malharias e produtos de cultivo de valor agregado voltados ao mercado gourmet. A ação busca contribuir para o aumento da integração e competitividade dos pequenos e médios empreendimentos, o incremento da produtividade destes nas regiões administrativas e o aperfeiçoamento de políticas públicas de apoio para o setor.
O setor de malharias foi selecionado a partir da análise que apontou o comportamento do setor de vestuário do Distrito Federal, que apesar de registrar crescimento, demonstrou com base estudos realizados pela Codeplan (2019), que a produtividade industrial do DF está abaixo da média nacional. Registra-se, ainda, um número elevado de compras do GDF de artigos de vestuário em outros estados, elementos esses que validam o desenvolvimento deste projeto.
No setor de turismo náutico, destaca-se que Brasília tem a quarta maior frota náutica do país, com cerca de 55 mil embarcações registradas na Capitania Fluvial Brasília, e mais de 7 mil empregos diretos e outros 14 mil empregos indiretos, conforme dados do SindLazer. Todavia, a grandiosidade dos números não repercute em políticas públicas que possam contribuir com o desenvolvimento, estruturação e reconhecimento do segmento. Compreendendo o elevado potencial do setor náutico, torna-se possível desenvolver uma visão orientada para gerar resultados que contribuam para a definição de fomento ao setor.
O terceiro e último setor refere-se aos produtos de cultivo de valor agregado voltados ao mercado gourmet, que se configura como um setor recente, ainda pouco estruturado, mas muito promissor, com grandes indicativos de valor econômico e potencial de expansão. Os produtos de cultivos gourmets são capazes de atender a um público de maior poder aquisitivo e que apreciam novidades, inclusive chefs de cozinha, restaurantes, hotéis e buffets.
Nessa direção, será possível desenvolver uma visão orientada para gerar resultados para o conjunto de empreendimentos que integram esses setores, que contribuam para a ampliação do fomento e o desenvolvimento territorial sustentável.
A iniciativa pretende contribuir para a promoção de uma estruturação econômica, considerando seu fator determinante para a transformação, com foco competitivo, integrado e voltado para a qualidade de setores econômicos do DF, considerando as dificuldades enfrentadas no atual cenário ocasionado pela pandemia.
Com a presente proposição objetivamos discutir "Ações de Fomento aos setores econômicos do DF: turismo náutico, malharias e produtos de cultivo de valor agregado voltados ao mercado gourmet”. Diante do exposto, conclamamos aos nobres pares à aprovação da presente preposição.
JAQUELINE SILVA
Deputada Distrital