(Autoria: Deputado Leandro Grass)
Requer informações ao Secretário de Estado de Agricultura e Abastecimento do Distrito Federal.
Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal,
Com amparo nos arts. 60, XXXIII, da Lei Orgânica do Distrito Federal combinado com o art. 15, inciso III, art. 39, § 2º inciso XII e art. 40 do Regimento Interno da Câmara Legislativa do DF, requeiro a Vossa Excelência, ouvida a Mesa Diretora, que sejam requeridos, ao Excelentíssimo Senhor Secretário de Estado de Agricultura e Abastecimento do Distrito Federal informações acerca da priorização para atender a demanda reprimida de cerca de 2 mil famílias rurais que ainda não possuem qualquer tipo de saneamento básico:
a) Envio de cópia dos contratos existentes para a implantação do saneamento básico nas propriedades rurais, preferencialmente em meio digital ou com acesso externo ao processo SEI.
b) Qual a quantidade já instalada e quantas famílias já foram beneficiadas com a instalação?
c) Quais os impedimentos para que não permita o avanço das instalações?
d) Existe algum treinamento para as famílias atendidas? Alguma espécie de capacitação atuando intersetorialmente com saúde, educação ambiental e agricultura familiar?
JUSTIFICAÇÃO
De acordo com a Cartilha Boas Práticas Agrícolas, da EMATER (2016), temos várias dimensões para tratar no ambiente rural do Distrito Federal, quais sejam:
Dimensão Humana:
- Bem estar da população rural;
- Melhores condições de trabalho e moradia ao agricultor, ao trabalhador rural e à sua família;
- Melhor saúde e qualidade de vida do agricultor, do trabalhador rural e de sua família;
- Maior acesso da população ao alimento sadio e com qualidade; Segurança alimentar e nutricional da população urbana e rural.
Dimensão Ambiental:
- Contribuição para sustentabilidade ambiental;
- Propriedade limpa e organizada;
- Uso de recursos naturais (água e solo) de forma adequada;
- Água, solo e produtos agrícolas sem contaminação química e biológica;
- Proteção aos animais (fauna) e a vegetação (flora) da localidade;
- Proteção e manutenção de áreas protegidas por lei.
Dimensão Econômica:
- Controle da propriedade;
- Acesso a novos mercados;
- Maior produtividade e lucratividade;
- Agregação de valor aos produtos agrícolas.
Entendo que é relevante diversificar nossa matriz econômica a partir do desenvolvimento rural sustentável. E, para tanto, é imprescindível fortalecer o papel da EMATER-DF e aprofundar o papel da EMBRAPA no apoio técnico à agricultura familiar.
Além disso, tenho lutado para zerar o déficit de saneamento, acesso à energia elétrica e regularização de terras rurais. No tocante ao saneamento, é relevante a ação de implantação de fossas sépticas nas residências rurais, para que os resíduos não poluam os córregos e rios vizinhos, evitando a contaminação dos mananciais, prevenindo doenças. Importante tripé: saneamento, educação e saúde. Nas áreas rurais, onde normalmente não há o acesso ao serviço público de saneamento, é essencial a construção da fossa séptica para melhoria das condições higiênicas da população.
Em razão dessas premissas, entendo ser importante obter as informações requeridas, até para os fins de avaliar a eficácia e a eficiência da política pública de saneamento rural.
Diante de todo o exposto, peço ao pares a aprovação da presente proposição.
Sala de Sessões, em .
DEPUTADO LEANDRO GRASS
REDE Sustentabilidade