Requer a realização de Sessão Solene em comemoração aos 55 anos do Banco de Brasília – BRB a realizar-se no dia 21 de setembro de 2021, às 19h, no Plenário desta Casa.
Requer a realização de Sessão Solene em comemoração aos 55 anos do Banco de Brasília – BRB a realizar-se no dia 21 de setembro de 2021, às 19h, no Plenário desta Casa.
Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal:
Nos termos do artigo 99, IV e 124, do Regimento Interno desta Casa, proponho aos pares a realização de Sessão Solene em comemoração aos 55 anos do Banco de Brasília – BRB, a realizar-se no dia 21 de setembro de 2021, às 19h, no Plenário desta Casa.
J U S T I F I C A T I V A
A presente proposição tem como objetivo homenagear os 55 anos do Banco de Brasília - BRB.
O BRB foi criado no dia 10 de dezembro de 1964, por meio da Lei federal nº 4.545. No entanto, a autorização para funcionar, concedida pelo Banco Central do Brasil, veio apenas em 1966. Desde o início, seu maior objetivo era conseguir possibilitar a captação de recursos para o desenvolvimento do Distrito Federal, o que ocorreu a partir de 1991, quando passou a atuar como agente financeiro e banco múltiplo, operando com as carteiras comerciais, câmbio, desenvolvimento e imobiliária.
Em setembro, o Banco de Brasília S/A (BRB) comemora seu aniversário de 55 anos com a substituição de todo o parque de máquinas de autoatendimento e a disponibilização, em breve, da nova versão do seu aplicativo Mobile. O banco desenvolveu também a campanha “A nossa história é a sua”, para lembrar à população brasiliense que sempre esteve perto e presente dos projetos da cidade e que cresceu com Brasília, fazendo parte do seu crescimento.
É imperioso destacar, que atualmente o BRB possui 125 pontos de atendimento e 225 lojas de conveniência, que cobrem toda a região do Distrito Federal e entorno, além de outras cinco capitais: Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Goiânia (GO), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). Essa rede inclui unidades administrativas do Governo Federal, como hospitais, quartéis da Polícia Militar, Bombeiros e Unidades da Administração das Secretarias.
Além disso, o banco consolidou a posição de financiador do agronegócio da agricultura familiar e do desenvolvimento da economia local, a partir de projetos como Crédito Rural, Crédito Agronegócio e o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Outros programas como Crédito Construção Civil e Crédito Reforma apoiam a construção de imóveis por todas as localidades do DF. O BRB também dá suporte a projetos de microcrédito e microfinanças, além de fornecer bolsas sociais como Jovem de Futuro, Bolsa Atleta, Fábrica Social, Mestres do Saber, Cartão Material Escolar, Bolsa Escola e Bolsa Social, Auxílio Vulnerabilidade e DF Alfabetizado; incentivando a inclusão social, e auxiliando na geração de empregos.[1]
Vale lembrar que uma das principais ações para combater os efeitos da pandemia foi o lançamento doSupera-DF, um programa que movimentou R$ 4,4 bilhões e atendeu 4,6 mil clientes Pessoa Jurídica (PJ) e 32 mil clientes Pessoa Física (PF). Destaca-se quea equipe do BRB ficou na linha de frente para a execução de políticas públicas e concessão de crédito àqueles que mais precisavam.[2]
O ano de 2020 foi marcado também pelaparceria negocial e estratégica com o Flamengo, clube de futebol detentor da maior torcida do mundo, para o lançamento do banco digital Nação BRB FLA. Ao fim de 2020, o Nação BRB FLA já possuía quase 100 mil contas, estando presente em mais da metade dos municípios brasileiros e em 25 países. A novidade contribuiu para a maior digitalizaçãodo BRB e ganhos de eficiência operacional.
A homenagem é mais que justa, uma vez que o Banco é um dos grandes agentes atuantes no desenvolvimento socioeconômico do Distrito Federal e entorno.
É de suma importância que o Distrito Federal, como acionista majoritário, mantenha constante atenção voltada a tão importante instituição financeira que presta excelentes serviços aos órgãos e servidores do GDF.
Além disso, o BRB é um banco atento às peculiaridades existentes em todo o Distrito Federal. Por essas razões, conclamo meus pares à aprovação do presente Requerimento.
A Mesa Diretora para publicação (RICL, art. 153) em seguida ao Gabinete do Secretário Executivo da Terceira Secretaria para as providências de que trata o Ato da Mesa Diretora nº 57/2000.
Documento assinado eletronicamente por ALDO RODRIGUES PEREIRA JUNIOR - Matr. Nº 13307, Servidor(a), em 18/01/2023, às 13:02:20 , conforme Ato do Vice-Presidente e da Terceira Secretária nº 02, de 2020, publicado no Diário da Câmara Legislativa do Distrito Federal nº 284, de 27 de novembo de 2020.
A autenticidade do documento pode ser conferida no site