(Autoria: Deputado João Cardoso)
Requer a realização de Sessão Solene no dia 3 de junho de 2025, às 10 horas, no Plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal, para homenagear o Jubileu de 40 anos de fundação do Conselho Central Divino Espírito Santo da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP). .
Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal:
Requeiro, nos termos do art. 130 do Regimento Interno da Câmara Legislativa do Distrito Federal, a realização de Sessão Solene no dia 3 de junho de 2025, às 10 horas, no Plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal, para homenagear o Jubileu de 40 anos de fundação do Conselho Central Divino Espírito Santo da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP).
JUSTIFICAÇÃO
A Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) é uma instituição católica formada por voluntários leigos (crianças, jovens, adultos e casais), fundada na França em 1833 e presente no Brasil desde 1872, que atua no campo da caridade e da promoção humana, ajudando as pessoas carentes a superarem suas dificuldades sociais, emocionais, morais, materiais e espirituais.
No Distrito Federal, a Sociedade chegou em 1958, dois anos antes da fundação de Brasília, e desde então vem prestando inestimáveis serviços assistencial em todas as Regiões Administrativas, atendendo a mais de 3.000 famílias vulneráveis, especialmente nas localidades mais humildes e mais afastadas do centro da Capital.
Nesta estrutura de serviço, a SSVP atua por meio das Conferências (que são os grupos paroquiais), que se organizam por intermédio de Conselhos, que são instâncias administrativas: os Conselhos Particulares (geralmente, em nível de bairro), os Conselhos Centrais (em nível de cidade, ou envolvendo mais cidades) e os Conselhos Metropolitanos (geralmente, em nível de Estado ou mais Estados brasileiros), chegando ao Conselho Nacional (com sede no Rio de Janeiro).
No caso específico do Distrito Federal e Entorno, existem 10 Conselhos Centrais, tendo sido o Conselho Central Divino Espírito Santo, alvo desta homenagem, fundado em 8 de junho de 1985, portanto, há 40 anos, pelas mãos do querido confrade Roberto Pereira, um visionário da caridade.
A área de atuação do Conselho Central Divino Espírito Santo, atualmente, engloba as seguintes localidades: Asa Norte, Vila Planalto, Cruzeiro Novo, Cruzeiro Velho, SMU, Sudoeste, Noroeste, Sobradinho, Sobradinho II, Planaltina, Paranoá, Vale do Amanhecer, Itapoã, Estrutural, Lago Oeste, Fercal, Taquari, Colorado, Varjão e Lago Norte. Se compararmos com a divisão territorial utilizada pela Santa Igreja, a área do Conselho Central é equivalente ao Vicariato Norte da Arquidiocese de Brasília.
É uma região imensa, representando praticamente 3/5 da área geográfica do Distrito Federal. É um desafio enorme o trabalho que os vicentinos integrantes do Conselho Central Divino Espírito Santo estão desempenhando, com amor e dedicação, em todas essas áreas de atuação.
As estatísticas do referido Conselho Central são impressionantes: 8 Conselhos Particulares, 70 Conferências (como já mencionado, são os grupos paroquiais), 600 vicentinos (chamados de “confrades e consócias”) e 550 famílias assistidas, perfazendo 2.100 membros nestas famílias socorridas. No ano passado, só em termos de alimentos (sem contar medicamentos, roupas, calçados, material de construção, entre outros tipos de ajuda), foram distribuídas 150 toneladas de gêneros alimentícios.
O atual presidente do Conselho Central é o confrade Renato Lima de Oliveira, que escolheu como lema de gestão, que vai de 2025 a 2029, a seguinte passagem bíblica, extraída do Salmo 40, versículo 2: “Feliz quem se lembra do necessitado e do pobre”. O confrade Renato Lima orgulha a todos nós brasilienses por ter sido o primeiro brasileiro da história da Sociedade de São Vicente de Paulo a ocupar o posto de Presidente-geral Internacional, entre 2016 e 2023.
A realização de uma Sessão Solene na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) para homenagear os 40 anos de criação do Conselho Central Divino Espírito Santo da Sociedade de São Vicente de Paulo justifica-se pela relevância do serviço desinteressado e eficiente que os vicentinos exercem para o bem de toda a sociedade civil do Distrito Federal.
A CLDF, como representante da população do Distrito Federal, tem o papel primordial de promover a discussão de temas de interesse público, como é o caso da caridade e da ação social, ao incentivar a participação da sociedade na construção de um futuro melhor para as nossas cidades e, enfim, para todo o Distrito Federal.
A realização desta Sessão Solene é uma oportunidade de ouro para que a CLDF possa reconhecer o trabalho essencial exercido pelos Vicentinos na área do Vicariato Norte do DF. E assim poder incentivar que mais pessoas de bem se juntem a esse verdadeiro “exército de caridade”.
Além da homenagem, a solenidade será um momento de reconhecer as lideranças vicentinas que, nestes 40 anos, contribuíram para que o Conselho Central Divino Espírito Santo chegasse aonde chegou, com os resultados tão positivos aos quais alcançou, e pelos incontáveis benefícios espirituais e materiais que se tornaram realidade para centenas de famílias pobres.
Diante do exposto, sendo o tema de extrema relevância para a população do Distrito Federal, não só para os católicos e cristãos, conto com a colaboração dos nobres colegas para a aprovação deste Requerimento.
Sala das Sessões, …
Deputado JOÃO CARDOSO