(Autoria: Deputado Fábio Felix)
Requer informações ao Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal – CBMDF sobre a celebração de um Termo de Convênio com a Inframerica e, consequentemente, do Grupo de Trabalho constituído para estudar a viabilidade desta celebração.
Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal:
Requeiro, nos termos do art. 42, do Regimento Interno da Câmara Legislativa do Distrito Federal, que sejam solicitadas ao Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal - CBMDF, as seguintes informações:
Quais são os termos específicos do convênio entre o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) e a concessionária Inframérica para a prestação de serviços de emergência aeroportuária no Aeroporto de Brasília?
Qual a justificativa para a substituição dos bombeiros civis de aeródromo, que atuam há mais de 12 anos no Aeroporto de Brasília, por bombeiros militares, considerando a expertise e certificação exigidas para essa função?
Diante do atual déficit de efetivo no CBMDF, quais medidas estão sendo adotadas para garantir que a população do Distrito Federal não seja prejudicada pela alocação de militares no aeroporto?
Para quando está prevista a transferência efetiva dos serviços para o CMDF? Existe um cronograma para a implementação dessa mudança?
Qual será o destino dos profissionais atualmente responsáveis pelo serviço? Existe algum plano para a absorção desses profissionais em outras atividades ou programas de requalificação profissional?
JUSTIFICAÇÃO
A possível celebração de um convênio entre o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) e a concessionária Inframerica para a prestação de serviços de emergência aeroportuária no Aeroporto de Brasília levanta preocupações sobre o impacto dessa medida. Atualmente, cerca de 70 bombeiros civis de aeródromo exercem essa função, sendo profissionais treinados e certificados para atuar em emergências aeroportuárias. A substituição desse quadro por bombeiros militares pode resultar na demissão desses trabalhadores e na destinação de efetivo do CBMDF para uma atividade que, tradicionalmente, é de responsabilidade da administração aeroportuária.
Além disso, a alocação de bombeiros militares no aeroporto pode comprometer a disponibilidade desses profissionais para atender ocorrências no restante do Distrito Federal, especialmente diante do déficit de efetivo já existente.
Dessa forma, é essencial esclarecer os termos do convênio, a justificativa para a substituição dos bombeiros civis, os impactos para a população do DF e as medidas que serão adotadas para evitar demissões. O presente requerimento visa garantir a transparência dessa decisão e avaliar eventuais riscos operacionais, econômicos e sociais decorrentes dessa mudança.
Sala das Sessões, …
Deputado fábio felix
Praça Municipal, Quadra 2, Lote 5, 4º Andar, Gab 24 - CEP: 70094902 - Brasília - DF - Tel.: (61)3348-8242
www.cl.df.gov.br - dep.fabiofelix@cl.df.gov.br