(Do Senhor Deputado JOÃO CARDOSO)
Manifesta votos de louvor ao Papa Francisco por ocasião do aniversário de 150 anos da proclamação de São José como padroeiro da Igreja universal
Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal:
Com base no art. 144 do Regimento Interno da Câmara Legislativa, proponho que esta Casa de Leis manifeste votos de louvor ao Papa Francisco por ocasião do aniversário de 150 anos da proclamação de São José como padroeiro da Igreja universal.
JUSTIFICATIVA
A presente Moção tem por objetivo manifestar votos de louvor ao Papa Francisco que está comemorando, junto com toda a Igreja Católica Apostólica Romana, os 150 anos da proclamação de São José como padroeiro da Igreja universal.
Neste ano de 2021 a Igreja católica está vivendo um ano especial, dedicado a São José, e no dia 17 de novembro, o Papa Francisco iniciou um novo ciclo de catequeses, centradas na figura do Padroeiro da Igreja Universal, onde convoca os fiéis se deixarem iluminar pelo seu exemplo e testemunho.
Nesta catequese o Papa falava que o nome José significa em hebraico “Deus faça crescer”. Constitui uma bênção fundamentada na confiança na providência divina, e nos revela algo essencial da personalidade de José de Nazaré: é um homem cheio de fé em Deus e em sua providência.
Também as principais referências geográficas na vida de São José, Belém e Nazaré, têm um papel importante na compreensão da sua figura. São lugares periféricos, distantes dos centros de poder daquela época. A escolha destes dois vilarejos nos ensina que Deus tem uma especial predileção por aqueles que estão à margem, pelas periferias geográficas e existenciais.
A Igreja é chamada a anunciar a boa nova a partir das periferias. José, o carpinteiro de Nazaré, nos ensina a voltarmos o olhar para o que o mundo voluntariamente ignora, a dar importância ao que os outros consideram descartável, disse o Papa.
Desde que iniciei o serviço como parlamentar nesta Casa de Leis, tenho São José como padroeiro do Nosso Mandato, pois ele serviu no silêncio, sem fazer alarde, sem pedir nada em troca. Como cristão católico, vejo o quanto é preciso se empenhar cada vez mais para atender a população que se encontra nas periferias, à margem da sociedade.
Para finalizar, cito novamente o Papa Francisco: “Nunca como hoje, neste tempo marcado por uma crise global com diferentes componentes, ele pode ser apoio, conforto e orientação para nós”.
Assim sendo, conclamo os nobres pares a manifestarem votos de louvor ao Papa Francisco.
DEPUTADO JOÃO CARDOSO
Autor