Manifesta votos de louvor e congratulações aos diretores do Instituto Brasileiro de Educação em Direito e Fraternidade - IEDF, pelos relevantes serviços prestados à Distrito Federal e demais estados da federação.
Tema:
Cidadania
Cultura
Direitos Humanos
Educação
Autoria:
Deputado Claudio AbrantesParlamentar
Região Administrativa:
DISTRITO FEDERAL (INTEIRO)
Data da disponibilização:
03/11/2021
Situação
Apresentação
O projeto foi protocolado, lido, numerado, publicado e encaminhado às Comissões para análise
Comissões
As Comissões discutem o projeto e dão pareceres, que podem sugerir emendas ao texto original
Aguardando inclusão na Ordem do Dia
Os projetos que tiveram tramitação concluída nas comissões aguardam inclusão na Ordem do Dia
Plenário
No Plenário são apreciados os projetos que podem ser aprovados ou rejeitados
Redação Final
Após a aprovação pelo Plenário, o projeto é encaminhado para elaboração da Redação Final
Sanção, Veto ou Promulgação
São encaminhados ao Governador para transformá-los em lei ou vetá-los ou são promulgados e publicados pela CLDF
Manifesta votos de louvor e congratulações aos diretores do Instituto Brasileiro de Educação em Direito e Fraternidade - IEDF, pelos relevantes serviços prestados à Distrito Federal e demais estados da federação.
EXCELENTÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DA CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL
Com fundamento no art. 144, § 3º, do Regimento Interno, solicito que esta Casa de Leis manifeste votos de louvor e congratulações aos diretores do Instituto Brasileiro de Educação em Direito e Fraternidade - IEDF, pelos relevantes serviços prestados à Educação do Distrito Federal e demais estados da federação, conforme segue:
CARGO
NOME
Presidente
Empresária - Sandra Taya
Diretor Adjunto da Presidência
Juiz de Direito do TJDFT - Dr. Fábio Francisco Esteves
Diretor Adjunto da Presidência
Defensor Público do DF – Evenin Eustáquio de Ávila
Primeira Vice-Presidente
Advogado - Rafaela Silva Brito
Segundo Vice-Presidente
Secretário Judiciário do TSE - Fernando Maciel de Alencastro
Terceiro Vice-Presidente
Advogado - Rafael Thomaz Favetti
Consultora de Projetos
Danuse Silva de Queiroz
Secretário-Geral
Advogado - Braian Alves Prado
Diretor Financeiro
Contador - Francinaldo Kennedy Barbosa
Diretor de Comunicação Social
Jornalista - Emanoel Junio de Oliveira Santos – in memorian
Diretora Adjunta de Comunicação Social
Jornalista - Denise Margis
Diretora Adjunta de Comunicação Social
Jornalista - Mariana Figueredo
Diretor Acadêmico
Ministro do STJ – Dr. Reynaldo Soares da Fonseca.
Diretor Adjunto Acadêmico
Defensor Público do DF - Stefano Borges Pedroso
Diretor de Projetos e Ações Educacionais
Professor - Eli Carlos Sampaio
Diretora Adjunta de Projetos e Ações Educacionais
Juíza de Direito do TJDFT – Dra. Cynthia Silveira Carvalho
iretora Adjunta de Projetos e Ações Educacionais
Juíza de Direito do TJDFT – Dra.
Acácia Regina Soares de Sá
Diretora de Relações Públicas com a Juventude
Severina Eugênia da Silva
Diretor Adjunto de Relações Públicas com a Juventude
Advogado - Vitor Souza Sampaio
Diretor Jurídico
Advogado - Frederico Barbosa
Diretor Jurídico-Adjunto
Advogado - Dr. Huelder da Silva Alves
Conselheiro Fiscal
Defensor Público do DF - Vinicius Fernando dos Reis Santos
Conselheiro Fiscal
Advogado - Alberto Emanoel Albertin Malta
Conselheira Fiscal
Advogada - Elaine Ferreira Bastos
J U S T I F I C A Ç Ã O
A presente proposição tem por objetivo apresentar Votos de Louvor e Congratulações aos Diretores do Instituto Brasileiro de Educação em Direito e Fraternidade – IEDF que promove a cidadania, a justiça, o respeito e a inclusão, através da educação em direitos, buscando construir pontes que unam os jovens, as famílias e as escolas, como alicerce para uma sociedade mais livre, justa, sustentável e igualitária.
O Instituto Brasileiro de Educação em Direitos e Fraternidade (IEDF) é uma organização permanente, impessoal e independente, criada com propósitos definidos. Seu papel primordial reside no direito e garantia fundamental da educação, inserido no artigo 205 da Constituição Federal, pela qual, sem ela, sequer seria possível ter a compreensão do significado de cidadania, de liberdade, de igualdade e de fraternidade.
Nesse sentido, o instituto nasceu com finalidade inicial de coordenar o Projeto Falando Direito, com total isonomia, a fim de possibilitar, por meio de parcerias entre empresas públicas e privadas, a expansão padronizada e coordenada do ensino em direitos ao maior número possível de jovens de escolas públicas do DF e do Brasil, de forma presencial e online.
O “Falando Direito”, um dos projetos do Instituto é uma ação educacional em direitos para a cidadania e para a prática do princípio da fraternidade destinada aos jovens da rede pública de ensino, preferencialmente das últimas séries do Ensino Médio. A meta é capacitar alunos por meio da abordagem de temas jurídicos relacionados às fases do ciclo de vida humana.
Em 2016, com a intenção de remodelar a ação educacional “Conhecer Direito”, de 2010, constituiu-se o “Falando Direito”, que passou a ser executado nas dependências do Fórum do Núcleo Bandeirante, o que viabilizou maior proximidade com a comunidade. O relançamento do projeto foi fruto da parceria entre a Associação dos Magistrados do Distrito Federal (AMAGIS-DF), a Associação Nacional dos Defensores Públicos (ANADEP) e a produtora de videoaulas Aula Móvel. Atingiu, naquele ano, mais de 200 jovens estudantes do Ensino Médio, de escolas públicas do Núcleo Bandeirante, Candangolândia e Riacho Fundo I e II, com aulas presenciais.
Desde março de 2017, com o Instituto Brasileiro de Educação em Direitos e Fraternidade (IEDF) à frente do projeto, foi possível realizar a expansão padronizada e coordenada do ensino em direitos por meio do Falando Direito, com aulas presenciais e também online. A ação foi levada também para alunos da cidade do Rio de Janeiro, com o “Falando Direito Carioca”, apoiado pela OAB-RJ.
Em 2018 e 2019, foram realizados cursos presencias nas comunidades de grande risco social do DF em parceria com fóruns da cidade. Em 2020, mediante ao novo desafio, novas ações foram implementadas de modo a levar todo o projeto para a plataforma online. Graças a essa expansão realizada por meio da plataforma virtual, o projeto se tornou acessível para jovens de todo o Brasil, sendo realizadas 63 aulas virtuais e 4 webinários com professores voluntários. Já em 2021, foi realizado o lançamento da obra coletiva em dois volumes, em formato online, possibilitando o acesso de centenas de pessoas no mundo.
Por estes esclarecimentos, é que pugno aos nobres pares o apoio e aprovação da presente Moção.
Documento assinado eletronicamente por FRANCISCO CLAUDIO DE ABRANTES - Matr. Nº 00143, Deputado(a) Distrital, em 28/10/2021, às 18:12:02 , conforme Ato do Vice-Presidente e da Terceira Secretária nº 02, de 2020, publicado no Diário da Câmara Legislativa do Distrito Federal nº 284, de 27 de novembo de 2020.
A autenticidade do documento pode ser conferida no site
Documento assinado eletronicamente por MANOEL ALVARO DA COSTA - Matr. Nº 15030, Secretário(a) Legislativo, em 10/11/2021, às 15:19:43 , conforme Ato do Vice-Presidente e da Terceira Secretária nº 02, de 2020, publicado no Diário da Câmara Legislativa do Distrito Federal nº 284, de 27 de novembo de 2020.
A autenticidade do documento pode ser conferida no site