(Do Senhor Deputado DELMASSO – REPUPLICANOS/DF )
Manifesta votos de louvor e parabeniza os profissionais que especifica lotados na Superintendência da Unidade de Atenção Pré-Hospitalar, pelos relevantes serviços prestados à população durante o momento da pandemia da COVID-19.
Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal:
Com base no art. 144, § 3° do Regimento Interno da Câmara Legislativa do Distrito Federal, solicito a manifestação da Câmara Legislativa do Distrito Federal, mediante a aprovação desta Moção, para parabenizar e manifestar votos de louvor aos profissionais que especifica lotados na Superintendência da Unidade de Atenção Pré-Hospitalar, pelos relevantes serviços prestados à população durante o momento da pandemia da COVID-19, a saber:
ADRIANA MODESTO MAGALHAES VIEIRA - SECRETÁRIA DA ORDEM I
ALLANDER MARQUES DE FREITAS - ANALISTA DE FATURAMENTO III
ENY FERNANDA ALVES DOS SANTOS - CHEFE DO NÚCLEO DE QUALIDADE E SEGURANÇA DO PACIENTE
ERIKA CRISTIANE MENEZES RIBEIRO - CONSULTOR III
FRANCISCO DE ARAUJO SOUSA NETO - CHEFE DO NUCLEO DE PATRIMÔNIO
IRENE FERREIRA DE LIMA - CHEFE DO NUCLEO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA
JANARAGANA NOGUEIRA VIANA GUERRA - ASSESSOR I
JEAN PEREIRA DA SILVA - CHEFE DO NÚCLEO DE PESSOAS
NADJA REGINA VIEIRA CAVALCANTE CARVALHO - SUPERINTENDENTE DE ATENÇÃO PRÉ-HOSPITALAR
PEDRO SILVA LOURENCO - CONSULTOR II
RODRIGO COSTA FERREIRA - ANALISTA DE GESTÃO DE PESSOAS I
TATIANE NUNES PINHEIRO CAVALCANTE MACHADO - SUPERINTENDENTE OPERACIONAL
WASHINGTON LUIZ DE LIMA EZAKI - COORDENADOR DE ORÇAMENTO, CUSTOS, FINANÇAS E COMPRAS
JUSTIFICAÇÃO
A presente proposição busca homenagear os profissionais da Superintendência da Unidade de Atenção Pré-Hospitalar que atuaram no combate ao Coronavírus no Distrito Federal.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em dezembro de 2019, após casos registrados na China. Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, em forma de coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
Dessa forma, devemos lembrar que a imprevisibilidade decorre da impossibilidade de antever o novo agente do Coronavírus, este descoberto ao final de 2019, após casos registrados na China, tendo a primeira ocorrência sido listada no Brasil ao fim de fevereiro do corrente ano. Assim sendo, não havia condições de se determinarem o aparecimento nem a gravidade do surto, bem como a situação de alastramento da doença pelo mundo. Então os grandes e valiosos servidores públicos e privados de todas as categorias, em especial da saúde, que enfrentam a causa com maestria, defendendo não só enfermos internados, mas também os que estão em quarentena em suas residências.
Vale lembrar que esses profissionais sempre estiveram prontos para atender os vários tipos de doenças existentes. Podemos dizer que nenhum sistema de saúde do mundo está preparado para uma crise tão grave quanto essa que estamos vivendo. De modo que salientamos ainda mais o protagonismo e o fato de esses bravos especialistas de diversas áreas, com destaque para a saúde, estarem na linha de frente, dando tudo de si para combater a pandemia do Coronavírus.
Ademais, não obstantes a rotina restrita de grande parte da população em tempos de isolamento voluntário e a preocupação por causa do Coronavírus, os profissionais de saúde estão entre aqueles que seguem na intensidade do combate aos malefícios do novo vírus.
Por fim, os brasileiros prestam homenagens aos profissionais de saúde. O reconhecimento ao trabalho desses bravos profissionais no combate ao COVID-19 levou muitos cidadãos às janelas de prédios, casas e praças públicas para ovações coletivas. Foram várias cidades, como Brasília, São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Rio de Janeiro que estiveram entre os Estados e Municípios que registraram manifestações de apoio ao árduo trabalho de médicos, enfermeiros, auxiliares, policiais militares, bombeiros militares e civis, policiais civis e federais, aeroportuários, SAMU, vigilantes, pessoal dos serviços gerais, entre outros.
Portanto, notória é a importância dos serviços prestados por esses profissionais, merecendo eles serem homenageados por esta Casa de leis.
Assim, rogo o apoio dos ilustres Parlamentares para a aprovação da presente Moção.
Sala das Sessões, em de de 2021.
(assinado eletronicamente)
DELMASSO
Deputado Distrital - Republicanos/DF