(Autoria: Deputado Roosevelt)
Reconhece e apresenta votos de louvor aos militares do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), Capitão Quintiliano e Cabo Pedro Sousa, pelo ato de bravura praticado no salvamento de uma mulher em tentativa de autoextermínio na Ponte JK.
Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal,
Com base no art. 141 do Regimento Interno desta Casa, proponho que esta Casa de Leis manifeste Votos de Louvor aos integrantes do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), CB Pedro Sousa e Capitão Quintiliano, pelo ato de bravura, profissionalismo e dedicação à vida humana demonstrado durante uma ocorrência de tentativa de autoextermínio, ocorrida no dia 10 de junho de 2025, na Ponte JK, no Distrito Federal.
TEXTO DA MOÇÃO
A CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL, por iniciativa do Deputado Roosevelt, tem a honra de apresentar votos de louvor aos militares do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), CB Pedro Sousa, lotado no 15º Grupamento de Bombeiro Militar, e ao Capitão Quintiliano, Oficial de Área 1, do 13º Grupamento de Bombeiro Militar, pela atuação heróica e eficiente na preservação da vida de uma cidadã em situação extrema.
No dia 10 de junho de 2025, ambos estavam de serviço quando receberam, via Central de Operações, um chamado emergencial relatando uma tentativa iminente de autoextermínio na Ponte JK, local de intenso fluxo de veículos e pedestres.
Naquele dia, não havia viatura disponível, e os militares, conscientes da urgência, optaram por realizar o deslocamento com prioridade máxima, mesmo enfrentando trânsito severamente comprometido pela paralisação dos professores, o que agravava ainda mais o tempo de resposta. Ainda assim, com destreza e agilidade, chegaram como primeira resposta ao local da ocorrência, sendo fundamentais para o desfecho exitoso da situação, com o salvamento da vítima — uma mulher — sem maiores consequências.
A atuação do CB Pedro Sousa e do Capitão Quintiliano demonstrou elevado grau de compromisso, coragem e preparo técnico, refletindo os valores mais nobres da missão do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, cujo lema é: “Vidas alheias, riquezas a salvar”.
Por todo o exposto, entendo que esta Casa tem o dever de consideração desses profissionais que cumprem o juramento ao ingressar no Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal: "Ao ingressar no Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, prometo regular minha conduta pelos preceitos da moral, cumprir rigorosamente as ordens das autoridades a que estejam subordinados e dedicados exclusivamente ao serviço militar, à manutenção da ordem pública e à segurança da comunidade, mesmo com o risco da própria vida".
Este parlamentar, oriundo do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal e conhecedor dos riscos, complexidade e importância que envolve a profissão do servidor de segurança pública, bem como o comprometimento dos profissionais em exercer com maestria suas funções, tem o dever e a honra em propor o reconhecimento do ato de bravura aos militares integrantes do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, CB Pedro Sousa e Capitão Quintiliano.
Sala das Sessões, …
Deputado ROOSEVELT
PL