(Autoria: Deputado Fábio Felix)
Manifesta votos de louvor às pessoas que especifica pelo relevante trabalho desenvolvido no Programa Justiça Comunitária do TJDFT
Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal:
Com base no art. 144 do Regimento Interno desta Casa, proponho aos nobres pares parabenizar e manifestar votos de louvor às pessoas que especifica pelo relevante trabalho desenvolvido no Programa Justiça Comunitária do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios.
JUSTIFICAÇÃO
O Programa Justiça Comunitária do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) é reconhecido nacionalmente por sua atuação inovadora na promoção do acesso à justiça, mediação de conflitos e fortalecimento da cidadania nas comunidades do Distrito Federal. Esse reconhecimento foi consolidado com a conquista do Prêmio Innovare, em 2005, que destacou o programa como referência em boas práticas no sistema de justiça brasileiro.
As pessoas homenageadas por esta Moção de Louvor tiveram papel fundamental para o êxito do Programa Justiça Comunitária, dedicando-se com comprometimento, sensibilidade e espírito público à construção de uma cultura de paz e à promoção dos direitos humanos. Por meio de sua atuação exemplar, contribuíram para a aproximação do Poder Judiciário com a sociedade, o empoderamento das comunidades e a disseminação de práticas transformadoras de resolução de conflitos.
Ao desenvolverem atividades de educação para os direitos, mediação de conflitos e mobilização comunitária, essas pessoas contribuíram para transformar realidades locais, promover a cultura da paz e estimular o protagonismo social, tornando-se exemplos de cidadania ativa e engajamento comunitário.
Abaixo, são listados aqueles e aquelas a quem se pretende homenagear por meio da presente proposição:
1. Valdeci Pereira da Silva: Agente Comunitário de Justiça e Cidadania, há 25 anos dedica-se voluntariamente à promoção da justiça social no Distrito Federal, destacando-se como articulador de redes institucionais e profundo conhecedor das realidades de comunidades como Ceilândia, Sol Nascente e Taguatinga. Sua atuação no Programa Justiça Comunitária foi marcada por um olhar crítico e humanizado, transformando conflitos e violências estruturais em diálogos que fortalecem a dignidade coletiva. Reconhecido por sua habilidade em mediar desafios complexos e inspirar gerações de agentes sociais, Valdeci consolidou um legado de ética, escuta ativa e compromisso inabalável com os mais vulneráveis, provando que a verdadeira cidadania se constrói com empatia, coragem e amor à comunidade.
2. Vera Lúcia Soares: Ao longo de sua trajetória, Vera Lúcia que é Bacharel em Ciências Econômicas especializou-se em Gestão de Projetos, em mediação judicial e comunitária, comunicação não violenta, processos circulares e educação popular com base na metodologia de Paulo Freire. Atua como como supervisora administrativa do Programa Justiça Comunitária, sendo o alicerce da equipe multidisciplinar. É responsável pelo suporte administrativo, execução de contratos, articulação com órgãos externos e assessoria à coordenação do Programa Justiça Comunitária. Sua experiência inclui atendimentos diretos à comunidade, participação em projetos como o Projeto Fênix com catadores de material reciclável, e, mais recentemente, a condução de Círculos de Cultura de Paz juntamente com os Agentes comunitários em comunidades de Planaltina.
Diante do exposto, esta Moção de Louvor reconhece os esforços individuais e coletivos que fizeram do Programa Justiça Comunitária, um transformador de comunidades fragmentadas em espaços abertos para o desenvolvimento do diálogo, da autodeterminação, da solidariedade e da paz.
Desta forma, solicito aos nobres pares, membros distintos desta Casa Legislativa, que considerem e manifestem-se pela aprovação da presente Moção de Louvor.
Sala das Sessões, …
Deputado FÁBIO FELIX