Proposição
Proposicao - PLE
MO 1169/2024
Ementa:
Manifesta votos de louvor e aplausos às pessoas que especifica.
Tema:
Cultura
Autoria:
Região Administrativa:
DISTRITO FEDERAL (INTEIRO)
Data da disponibilização:
03/12/2024
Situação
Apresentação
O projeto foi protocolado, lido, numerado, publicado e encaminhado às Comissões para análise
Comissões
As Comissões discutem o projeto e dão pareceres, que podem sugerir emendas ao texto original
Aguardando inclusão na Ordem do Dia
Os projetos que tiveram tramitação concluída nas comissões aguardam inclusão na Ordem do Dia
Plenário
No Plenário são apreciados os projetos que podem ser aprovados ou rejeitados
Redação Final
Após a aprovação pelo Plenário, o projeto é encaminhado para elaboração da Redação Final
Sanção, Veto ou Promulgação
São encaminhados ao Governador para transformá-los em lei ou vetá-los ou são promulgados e publicados pela CLDF
Andamento
Acompanhar andamentoDocumentos
Resultados da pesquisa
3 documentos:
3 documentos:
Faceta personalizada
Faceta personalizada
Resultados da pesquisa
-
Moção - (279195)
CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL
Gabinete do Deputado Gabriel Magno - Gab 16
Moção Nº, DE 2024
(Autoria: Deputado Gabriel Magno)
Manifesta votos de louvor e aplausos às pessoas que especifica.
Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal:
Com base no art. 144 do Regimento Interno desta Casa, proponho aos nobres pares que manifestem Votos de Louvor e Aplausos às seguintes personalidades, instituições e organizações da sociedade civil organizada, fundamentais para a História, a Cultura e a Educação no Distrito Federal.
Alessandra Lucena possui graduação em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil (2014). Pós-graduação em Formação Docente em Ensino a Distância pela Escola Superior Aberta do Brasil (2019). É analista de atividades culturais - Pedagogia na Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF, com ênfase em projetos de educação patrimonial e preservação do patrimônio cultural.
Ana Carolina Lessa Dantas é doutoranda em Direito pela Universidade de Brasília, sub-linha Estudos de gênero e relações étnico-raciais. Mestra em Direito pela UnB, sublinha Etnografia e Bioética (2021). Graduada em Direito pela Universidade Federal do Ceará (2018). Membro do Cravinas - Clínica Jurídica em Direitos Sexuais e Reprodutivos (UnB). Desenvolve pesquisas nas áreas de direitos sexuais e reprodutivos, gênero, saúde e cuidado. Interessa-se, paralelamente, por tópicos associados a literatura, artes visuais, estudos sociais das ciências e patrimônio cultural. Entre 2019 e 2024, atuou como analista em patrimônio cultural no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan-DF), trabalhando, sobretudo, nos campos de patrimônio imaterial e educação patrimonial. Desde 2024, é técnica de planejamento e pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
Juliana Fonseca de Noronha Rocha possui graduação (Licenciatura e Bacharelado) em Artes Plásticas pela Universidade de Brasília - UnB (2013). É professora de Artes Plásticas da Educação Básica da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Integrante da Equipe Gestora do Nível Central responsável pela Política de Educação Patrimonial da SEEDF.
Karine Rocha Lemes Silva é mestre em Educação Comparada Internacional pela (FE/UnB) Faculdade de Educação da Universidade de Brasília; Especialista em Educação de Jovens e Adultos pela (UnB); Especialista em Formação Sócio Econômica do Brasil pela (UNIVERSO) Universidade Salgado de Oliveira; Licenciada em Filosofia, História e Sociologia pela (UCB) Universidade Católica de Brasília. Professora da SEDF, (Secretaria de Educação do Distrito Federal) desde 1996, professora voluntária da Universidade de Brasília pelo Centro de Estudos Multidisciplinares, desde 2018. Atuando hoje como mediadora pedagógica do Projeto Territórios Culturais no Memorial dos Povos Indígenas.
Leísa Sasso é doutora em Arte (UnB 2018) Estágio Doutoral (UBC – University of British Columbia – Vancouver -Canadá 2017). Mestre em Arte (UnB 2014). Especialização Gestão Escolar (UnB 2009). História da Arte (FADM 2005). Graduação Artes Visuais (UnB 2001). É professora da Secretaria de Estado de Educação do DF (SEEDF) em atuação na Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SECEC) responsável pelo Programa Educativo Territórios Culturais do Museu Nacional da República em Brasília. Pertence ao Grupo de Pesquisa em Mediação Cultural - GPeMC/UPM/CNPq coordenado pela Profª Dr. Mirian Celeste Martins da Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo. Diretora do Centro Educacional São Francisco - São Sebastião DF (2008 a 2015); Chefe da Unidade Regional de Educação Básica de São Sebastião (UNIEB/SEEDF-2019 -2020), Prêmio Arte na Escola (IOSHPE/Bradesco – 2006; Prêmio Cultura Viva (MINC 2007), Prêmio de Teses e Dissertações da Universidade de Brasília 2015. Consultora do MEC (Comissão Técnica do Plano Nacional do Livro Didático no Edital 2021).
Líbia Rany Oliveira Nascimento é historiadora formada pela Universidade de Brasília (2012) e mestra em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Paraná (2019 - 2021). Desde 2014, é professora de História na Secretaria de Educação do Distrito Federal. Interessa-se por estudos relacionados a Políticas Públicas, Educação, Gênero e Diversidade Étnico-racial na contemporaneidade, bem como por participar e acompanhar movimentos sociais ligados a tais questões. Integrante da Equipe Gestora do Nível Central responsável pela Política de Educação Patrimonial da SEEDF.
Maria Paz Josetti Fuenzalida possui bacharelado e licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília (2007) e é mestra em Sociologia (2018) na mesma instituição. Atualmente cursa doutorado em Museologia na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Trabalhou no programa educativo do Centro Cultural Três Poderes desenvolvendo atividades voltadas para educação patrimonial e museal. Tem experiência na área de sociologia da cultura, especificamente em patrimônio cultural, estatísticas culturais, métodos e técnicas de pesquisa, inventário nacional de referências culturais, educação museal e patrimonial. É professora de sociologia na rede básica de ensino do Distrito Federal, atuando junto à equipe de Educação Patrimonial na Gerência de Educação Ambiental, Patrimonial, Língua Estrangeira e Arte-Educação (GEAPLA) na Diretoria de Educação em Tempo Integral, (Deint) da Subsecretaria de Educação Inclusiva e Integral (Subin).
Michelle de Carvalho Cheibub é bacharel e licenciada em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília (UnB, 2012) e mestre em Preservação do Patrimônio Cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan, 2015). Professora de Sociologia da Educação Básica da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Atuando hoje como mediadora pedagógica do Projeto Territórios Culturais no Centro Cultural Três Poderes.
Ramon Ribeiro Barroncas é Bacharel (2010) e Licenciado (2011) e licenciado em História pela Universidade de Brasília (UnB) e mestre em História Cultural pelo Programa de Pós-Graduação em História da UnB (PPGHIS-UnB). É professor de educação básica da Secretaria de Estado de Educação do DF (SEEDF) desde 2014. Desde 2020 atua como mediador pedagógico do Projeto Territórios Culturais no Museu do Catetinho.
Vanessa Nascimento Freitas é doutora em Museologia pelo Departamento de Ciências e Técnicas do Patrimônio da Universidade do Porto, em Portugal (2018). Mestre em Artes (poéticas contemporâneas) pela Universidade de Brasília, UnB (2013). Possui graduação (Licenciatura e Bacharelado) em Artes Plásticas pela UnB (2009/2010). É professora de Artes Visuais da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal e desde 2019 integra a Equipe Gestora do Nível Central responsável pela Política de Educação Patrimonial da SEEDF. Desenvolve pesquisa nas áreas de educação em museus, mediação cultural, educação patrimonial, exposição da arte contemporânea ao ar livre e museu de arte contemporânea.
Vinicius Prado Januzzi é doutor em Antropologia Social (UnB) e antropólogo na Superintendência do Iphan no Distrito Federal. Trabalha com estudos urbanos, de expansão urbana e, mais especificamente, com camadas médias em Brasília. Formou-se em Ciência Política pela UnB no segundo semestre de 2013. Integra o Laboratório de Vivências e Reflexões Antropológicas: Direitos, Políticas e Estilos de Vida (LAVIVER/UnB) e o Grupo de Pesquisa Dimensões da Vida Urbana (CNPq).
Wélcio Silvério de Toledo é professor, pesquisador, poeta, atua em movimentos sociais e culturais da cidade. Militante da Museologia Social, trabalhou por mais de 5 anos no Programa Pontos de Memória do Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM. Professor de História da SEEDF. Integrante da Equipe Gestora do Nível Central responsável pela Política de Educação Patrimonial da SEEDF. É doutor em Literatura e Práticas Sociais pela UnB, além de ter mestrado em Gestão e Políticas Públicas da Educação.
JUSTIFICAÇÃO
Na esteira das celebrações do dia do Patrimônio Cultural, instituído pela Lei nº 5.080, de 2013, manifestamos esta homenagem imprescindível a essas pessoas que tão bem representam a importância da Educação, Cultura e História no Distrito Federal.
Ante o exposto, conclamo os nobres pares a aprovação da presente Moção.
Sala das Sessões, na data da assinatura eletrônica.
Deputado GABRIEL MAGNO
Praça Municipal, Quadra 2, Lote 5, 3º Andar, Gab 16 - CEP: 70094902 - Brasília - DF - Tel.: 613348-8162
www.cl.df.gov.br - dep.gabrielmagno@cl.df.gov.br
Documento assinado eletronicamente por GABRIEL MAGNO PEREIRA CRUZ - Matr. Nº 00166, Deputado(a) Distrital, em 29/11/2024, às 13:01:07 , conforme Ato do Vice-Presidente e da Terceira Secretária nº 02, de 2020, publicado no Diário da Câmara Legislativa do Distrito Federal nº 284, de 27 de novembro de 2020. A autenticidade do documento pode ser conferida no site
https://ple.cl.df.gov.br/#/autenticidade
Código Verificador: 279195, Código CRC: e46ba8d7
-
Despacho - 1 - SELEG - (285038)
CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL
Secretaria Legislativa
Despacho
À Coordenadoria de Cerimonial, para as devidas providências.
Brasília, 18 de fevereiro de 2025.
JONATHAS ALBUQUERQUE FERREIRA PINTO BANDEIRA
Consultor Técnico-legislativoPraça Municipal, Quadra 2, Lote 5, 5º Andar, Sala 5.10 - CEP: 70094902 - Brasília - DF - Tel.: (61)3348-8275
www.cl.df.gov.br - seleg@cl.df.gov.br
Documento assinado eletronicamente por JONATHAS ALBURQUERQUE FERREIRA PINTO BANDEIRA - Matr. Nº 23182, Consultor(a) Técnico - Legislativo, em 18/02/2025, às 08:46:07 , conforme Ato do Vice-Presidente e da Terceira Secretária nº 02, de 2020, publicado no Diário da Câmara Legislativa do Distrito Federal nº 284, de 27 de novembro de 2020. A autenticidade do documento pode ser conferida no site
https://ple.cl.df.gov.br/#/autenticidade
Código Verificador: 285038, Código CRC: 4568b374