Reconhece e manifesta votos de louvor aos Bombeiros e Bombeiras Militares do Distrito Federal, que participaram das ações de resgate e salvamento de duas crianças que se afogaram, sendo uma área próxima à DF-001, perto do Assentamento 26 de Setembro, e outra em Vicente Pires, ambas no dia 2 de março de 2022.
Reconhece e manifesta votos de louvor aos Bombeiros e Bombeiras Militares do Distrito Federal, que participaram das ações de resgate e salvamento de duas crianças que se afogaram no Distrito Federal, ambas no dia 2 de março de 2022.
Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal
Nos termos do artigo 144 do Regimento Interno desta Casa, tenho a honra de propor esta Moção para parabenizar e manifestar votos de louvor aos Bombeiros e Bombeiras Militares do Distrito Federal e uma médica do SAMU-DF, que participaram das ações de resgate e salvamento de duas crianças que se afogaram no Distrito Federal, sendo uma em área próxima à DF-001, perto do Assentamento 26 de Setembro, e a outra em Vicente Pires, ambas no dia 2 de março de 2022. São eles:
Ten-Cel. ANDERSON LINO DO NASCIMENTO, matr. 1400209;
A presente proposição tem por objetivo homenagear os bombeiros e bombeiras do Distrito Federal e uma médica do SAMU-DF, que participaram das ações de resgate e salvamento de duas crianças que se afogaram no Distrito Federal, sendo uma em área próxima à DF-001, perto do Assentamento 26 de Setembro, e a outra em Vicente Pires, no dia 2 de março de 2022.
No dia 2 de março de 2022, o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) foi acionado para atendimento de criança de 3 anos, que havia se afogado em uma área próxima à DF-001, perto doAssentamento 26 de Setembro.
(…) O tio da criança trabalhava no quintal da casa no momento do afogamento. Ao perceber a ausência da pequena, ele procurou nos arredores e no interior da casa e logo que saiu avistou o sobrinho no fundo da piscina.
A criança estava submersa a cerca de 1 metro e 20 centímetros de profundidade. O tio pulou na água, tirando-a da piscina. Logo em seguida, solicitou o socorro do CBMDF, pelo 193. (…)
Com a presteza e agilidade peculiar ao CBMDF, os militares mobilizaram socorro aéreo e terrestre, e após 45 minutos de intenso trabalho, a equipe de resgate conseguiu reverter a situação da criança, que apresentava um quadro de parada cardiorrespiratória (PCR). Finalizados os trabalhos locais, a criança foi transportada para o Hospital Regional de Taguatinga (HRT), onde recebeu avaliação e cuidados.
Fonte: CBMDF e https://www.metropoles.com/distrito-federal/crianca-de-3-anos-se-afoga-e-e-salva-por-bombeiros-no-df
Ademais, conforme informações do próprio CBMDF, na mesma quarta-feira de Cinzas, no período da tarde, outro garoto, com sete anos, se afogou na piscina de um vizinho. “Não fosse bastante apenas a carga emocional de socorrer uma criança afogada, e pela segunda vez no mesmo dia, a forte chuva que caia em todo o Distrito Federal impôs um risco a mais para a operação. Praticamente as mesmas equipes são deslocadas, com Motociclistas de Resgate e os condutores das outras viaturas fizeram a diferença no tempo resposta”.
Ainda segundo a corporação, avaliados todos os riscos e a necessidade de levar um médico até a ocorrência, a tripulação do RESGATE 04 opta por decolar, VOAR, PAIRAR E SALVAR. Mais uma vez, com o empenho de todos, após cerca de uma hora, o quadro de PCR por afogamento foi revertido
Busca-se com essa homenagem, valorizar o trabalho daquelas bombeiras, bombeiros e médica do SAMU-DF, que saem das suas casas, da sua cidade, apenas com a certeza de que vão dar o seu melhor para salvar as vidas de pessoas que nem conhecem, mesmo que para isso tenha que colocar em sacrifício a sua própria vida.
Destarte, diante da conduta ímpar desses briosos profissionais, esta Casa Legislativa não poderia se furtar do dever de enaltecer e estimular condutas como a praticada, visto que o poder público tem um só norte, servir e proteger a sociedade.
Este parlamentar como Presidente da Comissão de Segurança e sendo oriundo do Corpo d e Bombeiro Militar do Distrito Federal, conhecedor dos riscos e importância que envolvem a profissão, bem como do comprometimento dos profissionais de segurança pública em exercer com maestria suas funções, tem o dever e a honra em propor o reconhecimento pela brilhante contribuição dos bombeiros e das bombeiras mencionadas.
Documento assinado eletronicamente por ROOSEVELT VILELA PIRES - Matr. Nº 00141, Deputado(a) Distrital, em 07/03/2022, às 18:28:21 , conforme Ato do Vice-Presidente e da Terceira Secretária nº 02, de 2020, publicado no Diário da Câmara Legislativa do Distrito Federal nº 284, de 27 de novembo de 2020.
A autenticidade do documento pode ser conferida no site
Documento assinado eletronicamente por MANOEL ALVARO DA COSTA - Matr. Nº 15030, Secretário(a) Legislativo, em 23/03/2022, às 13:16:55 , conforme Ato do Vice-Presidente e da Terceira Secretária nº 02, de 2020, publicado no Diário da Câmara Legislativa do Distrito Federal nº 284, de 27 de novembo de 2020.
A autenticidade do documento pode ser conferida no site