(Autoria: Deputado ROOSEVELT VILELA)
Reconhece e apresenta votos de louvor à Bombeira Militar, Soldado Danielli Milagre Neto Guimarães, que, mesmo grávida de seis meses, praticou ato de bravura durante ação em incêndio na 404 sul em Brasília -DF.
Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal
Nos termos do artigo 144 do Regimento Interno desta Casa, tenho a honra de propor esta Moção para parabenizar e apresentar votos de louvor à senhora bombeira militar, a Soldado Danielli Milagre. A bombeira estava de folga e, mesmo grávida, em um verdadeiro ato de bravura, reagiu de forma rápida e eficaz contra o incêndio que ocorria no apartamento vizinho na 404 sul. Enquanto o marido, o senhor Gabriel Costa, tratou de resgatar a senhora de 71 anos de idade no local de origem do sinistro, a Sra. Danielli Milagre Neto Guimarães, auxiliou na evacuação dos demais moradores do prédio, garantindo a segurança de todos do local.
JUSTIFICAÇÃO
A Soldado Danielli Milagre é uma exemplar bombeira militar do Grupamento de Busca e Salvamento - GBS. Na terça-feira, dia 25 de maio de 2021, a Solado Danielli estava em home office por ser gestante e integrar o grupo de risco à COVID-19. Quando, de repente, ela e o marido, o policial militar Gabriel Costa, foram surpreendidos com gritos de ajuda e desespero. A vizinha, uma senhora de 71 anos, começou a gritar por socorro no momento em que o incêndio se alastrou pelo apartamento. Aparentemente, segundo a senhora, o fogo começou quando óleo quente caiu sob um botijão de gás.
Enquanto o policial militar tentava apagar o fogo que havia se originado no apartamento da senhora, a bombeira começou o processo de evacuação em todo o prédio. Primeiramente, Danielli Milagre tentou acalmar a senhora, que insistia em retornar ao apartamento em chamas para resgatar seus objetos pessoais. Em seguida, passou a orientar todos os moradores para se retirarem do local, evitando, assim, uma tragédia ainda maior. As iniciativas louváveis desses dois profissionais da segurança pública foram decisivas para não só salvar a vida da senhora de 71 anos, mas também para garantir a segurança de todos os demais moradores do Bloco E.
Diante desse ato louvável, não nos resta outra alternativa a não ser reconhecer o trabalho de excelência dessa bombeira que, mesmo inalando muita fumaça e sem qualquer equipamento de segurança, conseguiu salvar seus vizinhos. O ato de bravura da Soldado e do marido foram imprescindíveis para o final feliz dessa história. Afinal, a ação do casal foi fundamental para evitar um desastre ainda pior até a chegada do Corpo de Bombeiros Militar.
Por todo o exposto, entendo que esta casa tem o dever de reconhecer essa brilhante profissional que não hesitou em ajudar e em exercer a sua profissão com excelência, mesmo podendo colocar em risco sua vida e de seu bebê.
Este parlamentar, como Presidente da Comissão de Segurança, e sendo oriundo do Corpo de Bombeiro Militar do Distrito Federal, conhecedor das particularidades do profissional de segurança pública, bem como do comprometimento dos profissionais em exercer com maestria suas funções, tem o dever e a honra em propor o reconhecimento da brilhante demonstração de humanidade e profissionalismo por parte da Soldado Danielli Milagre.
Sala das Sessões, em
roosevelt vilela
Deputado Distrital