(Autoria: ROOSEVELT VILELA)
Parabeniza e manifesta votos de louvor aos Policiais Militares do Distrito Federal, Sargento Roldão Torres Neto, Cabo Fernando Botelho de Araújo, Cabo Lucas Fernando de Melo Souza, Cabo Vinícius Costa Saraiva, pelo comprometimento e profissionalismo demonstrados ao salvar a vida de uma mulher que foi estuprada e vítima de tentativa homicídio em São Sebastião.
Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal
Nos termos do artigo 144 do Regimento Interno desta Casa, tenho a honra de propor esta Moção para parabenizar e manifestar votos de louvor aos Policiais Militares do Distrito Federal, 3° SGT QPPMC Roldão Torres Neto Mat.215.396-3, CB QPPMC Fernando Botelho de Araújo Mat. 731.742/5, CB QPPMC Lucas Fernando de Melo Souza Mat. 731.584-8, CB QPPMC Vinícius Costa Saraiva Mat. 732.077-9, pelo comprometimento e profissionalismo demonstrados ao salvar a vida de uma mulher que foi estuprada e vítima de tentativa homicídio em São Sebastião.
JUSTIFICAÇÃO
A presente proposição tem por objetivo homenagear os Policiais Militares do GTOP 41 que salvaram a vida de uma mulher que foi estuprada e vítima de tentativa homicídio em São Sebastião.
Um homem de 20 anos foi preso por tentativa de homicídio e estupro, por volta das 00h desta quinta-feira (9), no Núcleo Rural Morro da Cruz, em São Sebastião. A vítima, uma mulher de aproximadamente 25 anos, foi encontrada em estado grave, completamente sem roupas, desacordada e perdendo muito sangue. Se os polícias não a encontrassem, talvez teria perdido a vida.
Policiais militares do 21º BPM foram acionados por populares, que relataram sobre um casal dentro carro, numa região erma e sem asfaltamento. De acordo com a denúncia, a mulher encontrava-se desacordada, deitada com parte do corpo para fora do carro, enquanto o rapaz dirigia um Fiat Uno prata.
A equipe deslocou-se ao local indicado e visualizou o Uno, em movimento, vindo ao encontro da viatura. Foi dado o comando de parada, com os sinais luminosos e sonoros de praxe, bem como dada a ordem de desembarque.
Durante a revista pessoal, não foi encontrado nada de ilícito em posse do motorista, no entanto, foi observado que ele estava com as vestes sujas de terra e resquícios de sangue, além de algumas escoriações em seu braço, costas e rosto. O condutor apresentava fala arrastada, vermelhidão nos olhos e forte odor etílico.
Durante a revista veicular, foi identificado sangue e um possível pedaço de carne, aparentemente humana, no assoalho do veículo, em frente ao banco traseiro. A lateral do veículo também continha marcas de sangue.
O homem afirmou inicialmente para a equipe que estava ingerindo bebida alcoólica, desde a hora que saiu de seu trabalho, e teria pego o carro de seu amigo emprestado. Afirmou ainda que não estava com nenhuma mulher e não soube explicar os vestígios de sangue no veículo.
Os policiais iniciaram a busca no perímetro, sendo que cerca de 100m adiante identificaram naquela estrada de terra uma poça de sangue e um rastro, como se alguém tivesse sido arrastado.
Em um barranco próximo, encontraram uma mulher, inteiramente despida, desacordada, com respiração fraca e duas lacerações na parte superior do antebraço direito.
Imediatamente, após a localização da possível vítima, os policiais adotaram as medidas necessárias para assegurar a preservação da vida, além de tentar comunicação verbal com vítima para avaliar o nível de consciência. O homem foi preso e conduzido à 30ª DP.
Com a conduta ímpar dos policiais, esta Casa Legislativa não poderia se furtar do dever de enaltecer e estimular condutas como a praticada, visto que o poder público tem um só norte, servir e proteger a sociedade.
Este parlamentar como Presidente da Comissão de Segurança e sendo oriundo do Corpo de Bombeiro Militar do Distrito Federal, conhecedor dos riscos e importância que envolvem a profissão, bem como do comprometimento dos profissionais de segurança pública em exercer com maestria suas funções, tem o dever e a honra em propor o reconhecimento pela brilhante atuação dos policiais listados.
Sala das Sessões, em
ROOSEVELT VILELA
Deputado Distrital