Mais lidas Mais lidas

« Voltar

Parlamentar defende a livre prática religiosa

Parlamentar defende a livre prática religiosa

Ter, 24 Out 2017 16:43

Parlamentar defende a livre prática religiosa

Parlamentar defende a livre prática religiosa

A livre prática religiosa foi tema de pronunciamento do deputado Ricardo Vale (PT) na sessão ordinária desta terça-feira (24). O parlamentar leu, em plenário, um manifesto do Coletivo contra a intolerância religiosa e pela integridade dos terreiros no qual são denunciados perseguições e atos violentos, como incêndios, invasões e profanação dos templos.

"Apesar de a Constituição garantir as práticas, as religiões de matriz africana continuam a sofrerem preconceito", observou Vale, ao se colocar à disposição das comunidades religiosas. Com relação ao Distrito Federal, entre outros pontos, o coletivo observa que a Agefis cobra dos templos "o mesmo alvará que cobra dos bares e restaurantes".

Para o deputado Agaciel Maia (PTC), "é descabida a discriminação contra os terreiros". Ele defendeu respeito às religiões de origem africana, "que fazem parte da história do Brasil". O parlamentar atribuiu ao movimento da "extrema-direita" as ações contra os templos religiosos. "Para esse grupo, aqueles que são contrários devem ser destruídos pela violência", comentou.

Moradia – O deputado Wasny de Roure (PT) fez um apelo à Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab) para que transfira imediatamente cerca de 70 famílias que vivem em uma área próxima à rede de alta tensão de Furnas, na Expansão de Samambaia. "Com a proximidade das chuvas, é necessário dar celeridade à remoção, pois nesse período aumenta o risco de descargas elétricas naquela região", disse o parlamentar.

Marco Túlio Alencar