Mais lidas Mais lidas

« Voltar

Embaixador da Polônia recebe título de Cidadão Honorário de Brasília

Embaixador da Polônia recebe título de Cidadão Honorário de Brasília

Qua, 22 Nov 2017 12:01

Embaixador da Polônia recebe título de Cidadão Honorário de Brasília

Embaixador da Polônia recebe título de Cidadão Honorário de Brasília

O embaixador da Polônia no Brasil, Andrzej Maria Braiter, recebe nesta quarta-feira (22), às 19h, em sessão solene no Plenário da Câmara Legislativa do DF, o título de Cidadão Honorário de Brasília. A iniciativa da homenagem partiu do deputado Joe Valle (PDT), presidente da CLDF, que justifica a outorga do título ao embaixador pela "grandeza e desprendimento com que trabalha, não só pela sociedade brasiliense, mas por toda a população brasileira".

Segundo Joe Valle, a homenagem a Andrzej Maria Braiter é justa e apropriada também em razão do explícito amor que nutre por Brasília e pelo Brasil. Ele nasceu em Varsóvia, capital da Polônia, em 13 de agosto de 1962. Aos 13 anos, mudou-se com a família para Brasília, em função da profissão do pai, comerciante. Morou aqui por nove anos e, em 1984, retornou para Varsóvia. Durante o tempo em que viveu na capital do Brasil, Andrzej – ou André – conta que adquiriu o jeito brasileiro de ser, mas sem perder as características que marcam a força, dedicação e persistência do povo polonês.

Trajetória - Nos nove anos que morou em Brasília, Andrzej lembra que viveu de forma "humilde" e batalhou muito por aqui. Estudou no antigo colégio Laser, localizado nas proximidades de onde morava, na altura da 706/906 Sul. Ele lembra, que no início, passou por constrangimento no colégio, pois na hora da chamada, sempre que ouvia o seu nome, levantava para responder - como é costume na Polônia - e os colegas de classe riam bastante da cena. Quando adulto, estudou e viveu na Universidade de Brasília (UnB). Vendeu quadros na torre de TV para aumentar a renda e fez bicos de segurança para ter acesso aos endereços mais badalados de Brasília.

Agora de volta à capital, depois de 30 anos, Andrzej conta que em dez anos conquistou uma carreira rápida e de sucesso em seu país, o que atribui também às habilidades naturais do povo brasileiro, que aprendeu enquanto viveu no Brasil. Entre as características do hoje embaixador polonês estão o diálogo fácil, sorriso no rosto e disposição constante para encontrar soluções conciliatórias e evitar conflitos. No entanto, o posto conquistado prova que Andrzei ainda guarda em si a essência do povo polonês, que é muito "dedicado e esforçado". Os poloneses são reconhecidos no mundo todo por nunca desistirem de suas metas e por serem experts no que fazem. Esse e outros aspectos da personalidade do embaixador, como a seriedade diante das formalidades, refletem a nacionalidade dele.

"O trabalho e a história de vida do embaixador da Polônia no Brasil são motivos de orgulho para nós brasilienses, que acreditamos na honestidade, no respeito ao ser humano e nos valores do trabalho, da solidariedade e da família, como elementos fundamentais para o progresso de uma nação e para o fortalecimento do caráter do seu povo", finalizou Joe Valle.

José Coury Neto - Coordenadoria de Comunicação Social